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Saúde

Servidores do HMC participam das ações voltadas à Campanha Outubro Rosa

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O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, promoveu durante todo o mês de outubro várias ações voltadas à Campanha Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. As ações aconteceram nos dias 17, 18 e 25.

A programação contou com diversas atividades voltadas ao autocuidado e à autoestima, fundamentais para a saúde das mulheres. No dia 17, a equipe da RINOD esteve presente pela manhã, oferecendo um espaço de autocuidado com massagens relaxantes e exposição de produtos de perfumaria e skincare. Os colaboradores do hospital e visitantes puderam experimentar os produtos e aprender sobre a importância da autoimagem na promoção da saúde. No período da tarde, a equipe da Mary Kay ocupou o corredor central do hospital, continuando as atividades de autocuidado. Os profissionais estavam disponíveis para oferecer massagens e promover o uso de produtos voltados para o bem-estar, enfatizando a importância de se cuidar tanto fisicamente quanto emocionalmente.

A programação da campanha não para por aí. No dia 25 de outubro, o HMC recebeu uma equipe do Hospital do Câncer, que ministrou uma palestra sobre cuidados e prevenção do câncer de mama. Durante a palestra, o médico palestrante destacou a importância da prevenção: “A detecção precoce é a chave para o sucesso no tratamento do câncer de mama. Incentivar o autoexame e a mamografia regular pode salvar vidas. Não podemos subestimar o poder da informação e do cuidado, que são fundamentais para enfrentar essa doença.”

Conforme o diretor geral do HMC, Paulo Ponce, ações como essas são importantes, pois servem como um convite à reflexão sobre a saúde da mulher e a importância do autocuidado. “Através dessas ações, o hospital reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, proporcionando informações e experiências que podem fazer a diferença na vida das mulheres”, frisou o gestor.

A palestra contou com a importante presença da enfermeira técnica administrativa Kátia Regina Araújo Paelo, que enfrentou o câncer de mama e venceu a doença graças ao diagnóstico precoce. Ela conta que, durante um exame de rotina, acabou descobrindo um nódulo em uma das mamas. “Quando eu recebi a notícia, foi muito difícil; foi um processo muito doloroso. Mas, com muita fé em Deus, eu consegui vencer. Por isso, deixo um alerta: não descuidem de vocês. Apesar de nossa rotina geralmente corrida, é fundamental frisar a importância do autocuidado”, contou Kátia, bastante emocionada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Saúde

Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação em Saúde Mental para equipes de Atenção Primária

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A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá realiza, na próxima semana, uma capacitação em saúde mental voltada aos profissionais que atuam na Atenção Primária. O evento busca fortalecer o cuidado em saúde mental na rede básica, promovendo a qualificação de equipes multidisciplinares para acolhimento e manejo dos usuários.

A capacitação ocorrerá nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro, no Auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), localizado no Centro Político Administrativo. As atividades acontecerão em período integral, das 7h30 às 17h, com programação diversificada.

O evento contará com palestras que abordarão temas fundamentais para a prática no dia a dia das unidades de saúde. Entre os destaques estão:

– Introdução à Saúde Mental: Apresentação inicial sobre conceitos e práticas em saúde mental.

– Transtornos Mentais Comuns: Discussão sobre condições frequentes no contexto da Atenção Primária.

– Atuação da equipe EMULTI: Enfoque na importância do trabalho interdisciplinar para suporte à saúde mental.

– Apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Contextualização da rede de atendimento psicossocial do município de Cuiabá.

A capacitação é aberta a todos os servidores da Atenção Primária, incluindo unidades básicas de saúde, Consultórios de Rua e integrantes do Projeto Amor. Para melhor organização, as atividades serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro para as equipes que atuam nas regiões Norte e Leste, uma equipe do Consultório de Rua e uma do Projeto Amor, enquanto os servidores das regiões Sul, Oeste e Rural, a outra equipe do Consultório de Rua e do Projeto Amor participarão nos dias 11 e 12 de dezembro. 

Os interessados devem realizar a inscrição por meio do formulário disponível neste link .

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Saúde

TCE-MT aprova solução para reduzir judicialização na saúde e agilizar atendimento ao usuário do SUS

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Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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A solução foi debatida em mesa técnica concluída nesta quinta-feira. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluiu, nesta quinta-feira (5), mesa técnica que buscava apontar solução para reduzir a judicialização na saúde e garantir celeridade às demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de mais controle sobre os recursos públicos. Após mais de um ano de debate, foi  aprovada a criação de um fluxo aprimorado para as Representações Pré-Processuais (RPPs) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde Pública (CEJUSC). 

Conduzida pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), presidida pelo conselheiro Valter Albano, a mesa técnica foi solicitada pelo presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Mário Kono, e também deve evitar bloqueios judiciais de recursos, otimizando os gastos da gestão pública com essas demandas. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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A mesa foi conduzida pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), presidida pelo conselheiro Valter Albano.

Na ocasião, Valter Albano chamou a atenção para a complexidade do trabalho e classificou a medida como “o marco zero” no assunto. “Esse é um regramento inicial que será ajustado ao longo do tempo, sempre com o objetivo de melhor atender o cidadão e garantir que cada órgão e poder público cumpra o seu papel”, declarou.

Para tanto, o processamento das RPPs será realizado em conjunto pelo Poder Judiciário, pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE/MT). O trabalho será acompanhado pela Comissão Multissetorial de Apoio e Gerenciamento dos Resultados da Mesa Técnica, sob liderança do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que relatou a mesa técnica.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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Relator da mesa técnica, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que também preside a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, Maluf destacou que a solução aumenta o potencial de investimentos no setor. “O principal objetivo é diminuir as filas de espera para procedimentos eletivos sem a necessidade de judicialização. Além disso, ao evitar bloqueios judiciais, o Estado poderá aplicar recursos com mais eficiência, economizando e beneficiando os cidadãos”, afirmou. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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A mesa técnica foi solicitada pelo presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT, desembargador Mário Kono.

Para o desembargador Mário Kono, a medida também trará previsibilidade aos usuários do sistema. “O paciente poderá saber, de forma mais clara, quando será atendido. A solução elimina trâmites burocráticos, garantindo agilidade e eficiência na prestação de serviços. É um avanço que une esforços de diferentes instituições para beneficiar diretamente o usuário do SUS”, afirmou. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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Secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo acredita que a iniciativa vai servir de modelo para outros estados.

A expectativa é que a iniciativa sirva de modelo para outros estados, consolidando Mato Grosso como referência na gestão eficiente de demandas de saúde pública. “Essa mesa técnica amplamente discutida e trabalhada reflete um esforço coletivo de pensar no cidadão, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à saúde pública”, pontuou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.  

De acordo com o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, a medida atende a uma necessidade urgente do Estado. “O excesso de demandas judiciais e os bloqueios de recursos financeiros impactavam diretamente o orçamento estadual. Com essa solução, ganhamos em eficiência, gastando melhor e ordenadamente, sempre pensando na qualidade do atendimento à população”, explicou. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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O procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, também participou ativamente da busca pela solução técnico-jurídica aprovada nesta quinta-feira.

Entre os resultados da mesa técnica também estão a criação de uma tabela de referência para parametrizar valores de procedimentos médicos e a definição de regras mais rigorosas para a cotação de preços e contratos. Soma-se a isso a adoção das melhores práticas e normas do SUS, o que vai assegurar uma análise mais objetiva na resolução dos conflitos recebidos pelo CEJUSC.  

O titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Cidadania (Saúde), promotor Milton Mattos, enfatizou a rapidez que o novo fluxo trará ao trabalho. “O cidadão terá uma resposta sobre sua demanda em até cinco dias. Isso respeita a fila de procedimentos eletivos e cria uma base de dados importante para nortear políticas públicas, ajudando o Estado a identificar falhas no sistema de saúde”, concluiu.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

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