Connect with us

Saúde

Sexta-feira (29): Mato Grosso registra 733.611 casos e 14.896 óbitos por Covid-19

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (29.04), 733.611 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.896 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 196 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 733.611 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 139 estão em isolamento domiciliar e 718.047 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 29 internações em UTIs públicas e 27 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 21,92% para UTIs adulto e em 6% para enfermaria adulta.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (131.654), Várzea Grande (52.869), Rondonópolis (44.236), Sinop (33.800), Tangará da Serra (23.270), Sorriso (23.045), Lucas do Rio Verde (22.651), Primavera do Leste (21.814), Cáceres (16.804) e Alta Floresta (15.750).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Cenário Nacional

Na quinta-feira (28.04), o Governo Federal confirmou o total de 30.418.920 casos da Covid-19 no Brasil e 663.225 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta sexta-feira (29.04).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: link

Comentários Facebook

Saúde

Secretaria de Saúde promove “Dia D” de vacinação contra Influenza neste sábado (20)

Published

on

No próximo sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “Dia D” de Vacinação contra a Influenza. Esta iniciativa é parte da campanha, que teve início em 25 de março na capital e tem como objetivo imunizar diversos grupos prioritários, garantindo a proteção contra a gripe.

O público-alvo do “Dia D” abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas,  professores do Ensino Básico e Superior, indígenas, quilombolas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada pelo Governo Federal devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o país, o que ressalta a importância da imunização para a prevenção de doenças.  A vacina utilizada é trivalente, oferecendo proteção contra as principais cepas de vírus em circulação no Brasil.

É importante ressaltar que todas as pessoas que forem se vacinar devem levar o cartão de vacinação, para que as equipes possam fazer a verificação da situação vacinal e garantir uma cobertura efetiva. No “Dia D”, todas as unidades básicas de saúde da capital estarão abertas das 8h às 16h30, sem interrupção, facilitando o acesso à vacinação para toda a população.

SERVIÇO:

O que: “Dia D” de vacinação contra a Influenza

Quando: Sábado (20), das 8h às 16h30

Onde: Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Saúde

Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) realiza treinamento técnico para atendimento a pacientes

Published

on

O Centro de Tratamento de Epilepsia do Hospital Municipal de Cuiabá Leony Palma de Carvalho (HMC) realizou nesta quinta-feira (18) treinamento inédito para a equipe multidisciplinar de profissionais que trabalha diariamente na avaliação, tratamento e na realização de cirurgias em pacientes portadores de epilepsia. 

“Esta é a primeira reunião do centro como um grupo multidisciplinar , após termos o primeiro paciente operado, sendo fruto do bom desempenho da equipe, marcando a efetividade dos processos iniciado em 2023”, afirmou o médico neurologista e especialista em epilepsia Bruno Gumiero. 

Criado em 2023, o Centro de Tratamento de Epilepsia realizou treinamento no ano anterior após a implantação do Vídeo Eletroencefalograma (Vídeo-EEG) na unidade, que permitiu a criação do centro especializado. 

Naquele momento, o treinamento foi dividido em quatro etapas durante um mês, visando orientar toda equipe: enfermeiros, médicos de plantão e outros profissionais da equipe. 

“Essa reunião inaugural demonstra para toda equipe do HMC como o centro foi estruturado, deixando todos a parte do seu funcionamento, trazendo toda a equipe para participar dos processos. Nas próximas reunioes, mensais, o objetivo e discutir condutas dos pacientes com epilepsia refrataria”, afirmou Bruno Gumiero. 

A neuropsicóloga Ana Carla Freire da Silva explicou durante o treinamento a função da neuropsicologia no tratamento da epilepsia. O acompanhamento faz parte de um dos serviços realizados pelo Centro de Tratamento. 

“O paciente chega até mim com o CID de epilepsia não identificada e nós fazemos um acompanhamento neuropsicológico porque conforme o paciente tem essas crises ele pode ter declínios cognitivos de linguagem e de memória, por exemplo”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana