conecte-se conosco


Cuiabá

Símbolo de respeito e ocupação histórica: Beco do Candeeiro recebe bênçãos da Lavagem do Rosário e São Benedito

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

“Na beira da praia, Ogum Sete Ondas, Ogum Beira Mar” foi o que se escutou as margens da Prainha, no Beco do Beco do Candeeiro, na noite da última sexta-feira (11). O projeto Afro Sagrado, executado pela Associação Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito realizou a benção dos candeeiros para celebrar a presença ancestral africana. Logo depois, o grupo musical Raízes do Samba se apresentou com repertório nacional. No local, também foi comercializado comidas típicas regionais. Os eventos realizados no Beco são promovidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, gratuitamente e seguem todas as medidas de biossegurança.

“É preciso respeitar as raízes do povo cuiabano, respeitar a fé tão diversa da nossa gente. A gestão Emanuel Pinheiro restaurou o Beco do Candeeiro para ser lugar de encontro, de exaltação da arte, da cultura, das tradições e vamos cada vez mais, promover a paz e união neste lugar tão simbólico da nossa Capital”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Do agogô, instrumento Yoruba que se assemelha a um sino, veio o primeiro som. Daí por diante a cadência foi sendo construída. Das cabaças dos afoxés o som balançava até se fundir com a vibração dos atabaques. O ritmo se encorpava para que a bandeira da Paz dançasse no salão do Museu da Imagem e do Som (MISC). Ainda era só ensaio para o que viria a ser apresentado em instantes na rua 27 de Dezembro.

Às 19h, Ogum Beira Mar inundou o Beco do Candeeiro com seu exército branco. Chegou para abençoar, ocupar espaço de direito, por uma cultura de paz e tolerância. Eram os integrantes da Associação da Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito adentrando a primeira rua iluminada de Cuiabá com seu axé.

“Hoje para nós é um momentos especial, é quando a Prefeitura de Cuiabá nos reconhece como movimento cultural da Capital. Quero agradecer a todos que estão aqui, todos somos Lavagem e todos buscamos um espaço dentro do contexto histórico dessa cidade. Estar dentro do Beco do Candeeiro, um local restaurado para nós povo afro brasileiro é muito importante para nós”, disse Lindsey Catarina, presidente da Associação da Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito.

 Enquanto a Lavagem passava, o coração pulsava no ritmo dos dedos que tocavam o atabaque. O som reverberava nas pedras cangas que pareciam recordar os passos que retornavam para casa. O retorno das raízes afro brasileiras, da capoeira, do siriri e cururu, velhas conhecidas do Beco do Candeeiro.

“Quero dizer que é um prazer e uma emoção muito grande estar perto de um povo de fé. Quem conhece minha família sabe que a minha casa sempre esteve aberta para todos. Eu tenho muito orgulho de estar aqui e peço que me vejam e sintam sempre como uma irmã de vocês. Que Deus e Oxalá abençoem todos nós, muito axé para todo mundo”, disse a secretária Carlina Rabello Leite Jacob, que participou de toda a procissão pelo Beco e também esteve ao lado da presidente da Lavagem, Lindsey Catarina e do padre Hugo no momento simbólico de soltura de uma pomba branca pela paz. O secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo também esteve presente no local.

Dos jarros com flores segurados pelas baianas vieram a água de cheiro que lavou a rua e os que assistiam e participavam do ritual. “Senhora do Rosário foi quem me trouxe aqui. Senhor do Rosário, foi quem me trouxe aqui. A água do mar é santa, eu vi, eu vi, eu vi”, cantava o exército branco, enquanto ramos de flores encharcados atiravam água perfumada e abençoada pelo ar.

“Eu tinha a fama de ser o padre mais macumbeiro da minha cidade, Campo Grande. Estou aqui como Igreja e digo que temos muito a que pedir perdão. Peço perdão a todo povo negro que teve que esconder seus orixás atrás de imagens de santo. Esse é o momento de pedir perdão, momento de que nossos ancestrais nos perdoem. Este momento é de abençoar este lugar que também já foi de sofrimento. Que nossos orixás nos abençoem, abram nossos caminhos e os purifiquem, axé”, disse padre Hugo, que representou a Paróquia Anglicana da Virgem Maria, no bairro Jardim El Dorado durante a benção.

A Associação da Lavagem dedicou o ritual em homenagem ao já falecido maestro Edinaldo Ferreira. No início da celebração foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento da jornalista cultural, ex-assessora de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, Alessandra Barbosa, falecida na sexta-feira (11).

Toda a programação no Beco do Candeeiro é realizada com entrada franca e limitada a 70 pessoas, respeitando as medidas de biossegurança em decorrência da pandemia da COVID-19.

Leia mais:  (Cancelada) Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro concede entrevista coletiva

Comentários Facebook

Cuiabá

Vereador apresenta balanço das indicações realizadas no primeiro semestre

Publicado


Secom Câmara

Vereador apresenta o resultado dos trabalhos realizados no primeiro semestre deste ano.

Até o momento, segundo Dídimo Vovô, já foram apresentadas cerca de 600 indicações

O vereador Dídimo Vovô (PSB) fez balanço das indicações realizadas por meio de seu gabinete e direcionadas aos mais 350 bairros existentes na capital. Até o momento foram confeccionados cerca de 593 indicações, endereçadas a todas as secretarias que compõe a&nbsp gestão municipal.
Segundo o vereador, é satisfatório o índice de respostas positivas dadas por intermédio das secretarias e que em boa parte dos casos, os atendimento ocorrem em curto período de tempo, no entanto, o mesmo ressalva que alguns apontamentos levantados têm sofrido morosidade no atendimento, mas compreende que em algumas demandas existem números altos de pedidos o que acaba sobrecarregando setores da gestão pública.&nbsp
“Fui eleito para representar a população cuiabana e no meu entendimento tenho que corresponder o mais eficiente possível em respaldo aos suplícios vividos diariamente por nosso povo”, declarou Dídimo Vovô.
Já em relação a sua linha de atuação, o vereador enfatizou que ver as necessidades em sua amplitude e que todas as pastas possuem carências em seus serviços ofertados a população e que busca por meio de suas ações atendê-las, para garantir mais qualidade de vida ao cidadãos.

Esmael Marcellus/Ascom Vereador Dídimo Vovô

Leia mais:  Assentamento Conquista é atendido por força-tarefa de enfrentamento ao frio da Prefeitura de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Curso vai orientar profissionais da rede pública municipal de ensino que estejam gestantes ou no puerpério

Publicado


Agosto é o mês dedicado ao aleitamento materno. Pensando na saúde e bem estar das profissionais gestantes ou puérperas da rede pública municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Promoção de Pessoas, realizará no próximo dia 11 de agosto, às 14h, uma palestra sobre o tema. O evento, ‘Amamenta Educação’ é direcionado as servidoras da Educação e será realizado totalmente online, transmitido pelo Google Meet, com o objetivo de contribuir para que as servidoras gestantes tenham uma gravidez saudável.

A coordenadora de Gestão de Pessoas, a psicóloga Gabriela Ticianel Schrader explicou que a partir deste semestre, a Equipe do setor Psicossocial/Saúde do Trabalhador, está realizando uma série de ações que englobam palestras online e informativos sobre as atividades do setor e cuidados que todos devem ter visando a saúde e uma vida saudável. 

Palestra

O curso promovido pela Coordenadoria de Promoção de Pessoas é uma alusão ao Agosto Dourado e visa incentivar e estimular a amamentação.

Leia mais:  Secretaria de Obras inicia construção de travessia de concreto na região do Distrito do Aguaçu

Para participar da palestra as interessadas devem acessar o link, https://forms.gle/2fK2dq8FggNenaLy6 e fazer suas inscrições.

Durante o evento, os técnicos da equipe do setor Psicossocial/Saúde do Trabalhador abordarão temas como a Amamentação – posição, pega, ordenha, cuidados com a mama, problemas na amamentação, mitos e verdades; Alimentação Saudável; Exercícios pós parto e cuidados com os Recém Nascidos; Licença Maternidade e Aspectos emocionais do puerpério.

Agosto Dourado

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada normalmente entre os dias 1º a 7 de agosto, tem como tema este ano, “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. A temática foi definida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA). De acordo com a entidade, o aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido por todos.

Segundo especialistas o aleitamento materno é a melhor forma de alimentação para o bebê. Além disso, o ato de amamentar vai além da questão alimentar, mas envolve também fatores afetivos, psicológicos, de desenvolvimento e sociabilidade da criança.

Serviço:

Curso para Gestantes e Puérperas – Amamenta Educação

Leia mais:  Vereador apresenta balanço das indicações realizadas no primeiro semestre

Público alvo: profissionais gestantes ou puérperas da Secretaria Municipal de Educação que estejam grávidas ou puérperas

DATA: 11/08

HORA: 14h às 17:30h

LOCAL: Transmissão pelo Google Meet

INSCRIÇÕEShttps://forms.gle/2fK2dq8FggNenaLy6

Vagas: 50 servidoras

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262