Connect with us

Cuiabá

Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Published

on

EMILY MAGALHÃES – O Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando nesta sexta-feira (05), 531 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

As oportunidades são para os cargos de açougueiro, analista de recursos humanos, atendente de lanchonete, carpinteiro de obras, mecânico de automóvel, operador de tratores diversos, polidor de automóveis, técnico em segurança do trabalho, vendedor pracista, vigia, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto, a van do Sine da Gente que integra o programa Pra Frente Cuiabá, atenderá a população do bairro Araés. A equipe se posiciona na quadra poliesportiva ao lado do Centro Comunitário, localizado na Rua Manoel Leopoldino, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano).  A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.

MARIA BARBANT – A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.

Leia mais:  Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, TNE e ASG

De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.

A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes.  “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”

Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Xavantes participam de jogo de futebol solidário

Published

on

O evento, que está na quarta edição, irá homenagear o líder indígena Roque Xavante

No dia 14 de agosto (domingo) às 8h00 a comunidade Recanto do Sol, em Cuiabá, receberá os indígenas da etnia Xavante, da aldeia de Sangradouro, de Primavera do Leste, para a quarta edição do amistoso de futebol society beneficente.

©ECOSS

Por Thiago “Zina” Crepaldi – Esse projeto social, organizado desde 2014 pelo José Conrado, morador da comunidade Recanto do Sol e colaborador do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), busca promover a solidariedade com a arrecadação de alimentos para indígenas. Neste ano, o evento vai homenagear o líder indígena Xavante Roque Teromnhi Eiwe, sua esposa Juliana, vítimas da Covid-19 em 2021, e o filho do casal Gilson, que faleceu por complicações da diabete no mesmo ano.

Conrado relembra com carinho da participação de Roque e de sua família nas atividades do Museu de História Natural de Mato Grosso e do envolvimento do indígena desde o primeiro jogo beneficente organizado pelo Instituto ECOSS. “Foi por causa dele que a gente começou a fazer esses amistosos. Ele era nosso parceiro, nosso amigo. E (Roque) estava sempre disponível para fazer acontecer”, conta emocionado. Além dos alimentos, a organização espera receber doações de roupas e brinquedos para as crianças indígenas.

Leia mais:  Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, TNE e ASG

Elivelton Tsibupa, da etnia Xavante, artilheiro da segunda edição do jogo beneficente, explica que esse amistoso é muito aguardado pelos indígenas. “Jogar futebol já se tornou um sonho entre as crianças indígenas. E o ambiente de integração com a comunidade não indígena é muito importante. Nós aprendemos com eles, e eles também aprendem com a gente”, disse Elivelton, que já chegou perto de atuar no esporte profissional, na equipe do Santos, em São Paulo.

No balanço das últimas três edições do jogo beneficente a solidariedade venceu. Nesse ano a organização espera continuar com o legado do líder indígena Roque Xavante, que era movido pelo companheirismo e união.

Antes da partida, às 8h, os indígenas farão uma pajelança, ritual de homenagem ao Roque e sua família. O jogo terá início às 10h e é aberto a toda comunidade.

Serviço

Jogo Society beneficente Comunidade Recanto do Sol (Cuiabá – MT) x Indígenas da etnia Xavantes, da aldeia de Sangradouro (Primavera do Leste – MT)

Data: 14/08

Horário: Das 8h às 10h (Pajelança) e das 10h às 11h (Amistoso)

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Local: Rua Peru, Quadra 3, Lote 1 – Bairro Recanto do Sol (ponto de referência: atrás do Centro de Treinamento do Cuiabá) – Como chegar, clique aqui!

Público: Aberto a todos

Entrada: 1kg de alimento não perecível, exceto sal.

Pontos de coleta de donativos: Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) e no local da partida.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Ele está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT). Funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana