Connect with us

CIDADES

Sinop terá no sábado evento para fortalecer agricultura orgânica e agroecológica

Publicado em

O Primeiro Sinop Sustentável, evento que integra o Projeto Sinop Orgânico, será no próximo sábado (11), das 14 às 18 horas, no Parque Natural Municipal Florestal. O projeto é uma iniciativa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Prefeitura e outras instituições. A ação é aberta à população e não há necessidade de inscrição.

“Vai ser um espaço de discussão, com palestras, feira agroecológica, feira de troca de sementes, de troca de saberes, então, é um espaço que reunirá agricultores, extensionistas, estudantes, pessoas que tem a agricultura orgânica e agroecológica como interesse”, destacou o zootecnista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, João Batista dos Santos Júnior.

O objetivo do Sinop Sustentável é fortalecer a atividade da agricultura orgânica e agroecológica no município. Quem participar, poderá, por exemplo, levar sementes e mudas para troca. Ainda haverá exposição de produtos agroecológicos, bem como orientações em políticas públicas, dentre outras ações.

Projeto Sinop Orgânico

O Projeto Sinop Orgânico tem como objetivo capacitar 50 produtores para uma agricultura agroecológica e de base orgânica, que prevê a realização de diversas ações no decorrer do ano, dentre elas, o Sinop Sustentável.

“Esse Projeto tem uma visão holística, não entende apenas o produtor do ponto de vista produtivo, técnico, mas também olha para a parte social, econômica do produtor, como ele responde, então ele atende a múltiplas variáveis”, pontuou João.

O Projeto iniciou em julho de 2022 e após realização da seleção das propriedades e cadastramento das mesmas, deu-se início ao processo de capacitação continuada em produção orgânica, através da transição agroecológica das propriedades.

A iniciativa conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Tecnologia de Sinop-MT (FASTECH), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop (SECITECI), Câmara Municipal de Vereadores de Sinop e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook

CIDADES

28,6% dos municípios afirmaram que atrasariam o pagamento do 13º salário

Published

on

Mais de 28,6% dos Municípios afirmaram que atrasariam o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos funcionários, que deveria ocorrer até esta quinta-feira, 30 de novembro. Isso representa 1.246 administrações municipais que participaram da pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

AMM – O tradicional estudo elaborado pela entidade municipalista ouviu 4.456 prefeituras, ou seja, 80% do total de 5.568 Municípios do país, entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro. Além do pagamento do benefício, a entidade identificou que 27,2% das prefeituras acreditam que encerrarão o ano no vermelho, ou seja, 1.214 dos entrevistados. 

Ao serem questionados sobre as expectativas para 2024, 47,6%, ou 2.121 prefeituras possuem expectativa de melhora nas finanças municipais para o próximo ano. Outras 2.083 prefeituras, ou 46,7% do total, informaram que não acreditam em um cenário positivo. A pesquisa da Confederação identificou ainda que 2,7%, ou seja, em 119 prefeituras a folha de pagamento não está em dia. Em 96%, 4.278 Municípios, entretanto o pagamento está em dia. Sobre o pagamento dos fornecedores, 44,2% dos gestores municipais responderam que estão em atraso; outros 53,3% afirmaram que o pagamento dos prestadores de serviço está em dia. 

A CNM também questionou os gestores sobre a forma de pagamento do 13º salário, se seria parcela única ou parcelado. Em relação à primeira parcela, 28,6%, ou 1.246, dos Municípios afirmaram que vão atrasar o pagamento. Por outro lado, o pagamento da primeira parcela já foi efetuado por 54,6%, ou 2.382 Municípios. Quanto à segunda parcela, 9,4%, ou 229 Municípios informaram que devem atrasar o pagamento. Outros 87,7%, ou 2.135 Municípios deverão pagar até o dia 20 de dezembro. 

“Há 3 meses, mais de 52% dos Municípios já estavam no vermelho e os últimos dados mostram um cenário preocupante no âmbito da gestão local. Agora, no final do ano, esse aumento das despesas, principalmente de pessoal, com o pagamento do 13º salário, reforça que é urgente o debate e a implementação de medidas estruturantes”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. 

Adicional de dezembro 
Para 92,9%, ou seja, 4.138 prefeituras, o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que será creditado nos cofres municipais contribuirá para o pagamento do 13º salário dos servidores. O adicional foi uma conquista da CNM no ano de 2007 e, desde dezembro de 2008, as prefeituras passaram a receber de forma integral o 1% adicional do FPM, sempre no mês de dezembro. A parcela de 2023 – a 16ª da história – será paga em 7 de dezembro.

Pesquisa 
O escopo da pesquisa é diagnosticar a situação fiscal dos Municípios em relação ao pagamento do 13º salário diante do atual cenário de crise enfrentado pelos gestores. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2021, os Municípios possuem mais de 6,2 milhões de servidores municipais. O impacto financeiro apenas desse benefício salarial ao funcionalismo nos Municípios é R$ 25,667 bilhões, montante que deverá aquecer a economia nos Municípios no final do ano.

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Governo de MT entrega nova unidade escolar em Porto dos Gaúchos

Published

on

O Governo de Mato Grosso entregou neste domingo (03.12) a obra de construção e readequação da Escola Estadual José Alves Bezerra, em Porto dos Gaúchos. A construção conta com investimentos de R$ 3,7 milhões, e foi realizada em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a prefeitura do município.

A escola possui 11 salas de aula, refeitório, cozinha, laborátório, dependências administrativas e sala multiuso com biblioteca e sala de informática.

O governador em exercício Otaviano Pivetta realizou a entrega da nova unidade e destacou a importância da obra.

“Eu vejo um semblante de dedicação e amor nesses profissionais envolvidos na educação dos nossos jovens estudantes. Através do nosso trabalho, liderado pela Seduc, nós vamos realizar essa revolução na educação em Mato Grosso. Estamos entregando essa unidade escolar que representa o dever do nosso Estado com a sociedade”, declarou.

Já o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explicou que a unidade possuía o projeto de reforma desde 2017, mas que foi somente na gestão atual que a ação foi efetivada.

“Essa é uma obra muito aguardada pelo município de Porto dos Gaúchos, e que vai possibilitar que mais estudantes tenham acesso a uma infraestrutura de qualidade, salas climatizadas, equipamentos tecnológicos e os materiais do Sistema Estruturado de Ensino. Mais uma ação que vai contribuir com a nossa meta de colocar a educação de Mato Grosso entre as melhores do país”, afirmou.

A deputada estadual Janaína Riva, que prestigiou a inauguração, ressaltou a parceria para a construção da primeira escola do Vale do Arinos. “Uma referência da gestão do governador Mauro Mendes”, disse a representante do Legislativo.

O prefeito de Porto dos Gaúchos, Valderlei Antônio de Abreu, indicou o regime de colaboração entre Estado e Município, como ferramenta fundamental de avanço na educação.

“Essa obra tem um significado muito importante para todos nós. Representa o caminho que a Educação em Porto dos Gaúchos está seguindo. Isso só é possível pelo olhar do governador, Mauro Mendes e as demais parcerias através do regime de colaboração”, pontuou.

A ação faz parte das políticas públicas de avanço na Educação do Plano Educação 10 anos, que tem como objetivo investir em infraestrutura de qualidade para estudantes, professores e demais profissionais da Rede Estadual de Ensino.

Para a diretora da escola, Eliane Schwab, que trabalha na unidade desde 2009, a entrega representa o compromisso com a educação.

“Era um sonho da nossa comunidade há muitos anos a conclusão dessa obra. Os estudantes merecem um espaço novo, equipado e pronto para ser utilizado. É uma emoção fazer parte disso tudo”, disse.

Para a estudante, Rafaela Rutzen, do 1° ano do Ensino Médio, a transformação da escola demonstra a importância da comunidade estudantil. “A escola foi completamente renovada, com novos espaços e ambientes. Com o chromebook em sala de aula, temos a possibilidade interagir em e realizar pesquisas em tempo real”, contou.

Já para Ana Júlia do Prado, também do 1 ano B, a nova estrutura complementa as ações que contribuem no desenvolvimento dos estudantes.

“A estrutura da unidade é apenas um dos pontos que constroem a educação. Oferecer um ambiente completo como este, é uma forma de incentivar a nossa dedicação. A escola vai permanecer, para que outros estudantes também utilizem esse espaço, e possam sentir o mesmo entusiasmo quando chegarem para estudar”, explicou.

Também participaram da entrega da escola, o vice-prefeito de Porto dos Gaúchos, Mauro Ferreira, o secretário municipal de Educação, Carlos Alberto e o presidente da câmara de vereadores do município, Leandro Budke.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana