Connect with us

Mato Grosso

Uso de cigarros eletrônicos agora é proibido em ambientes coletivos

Publicado em

O uso de cigarros eletrônicos passa a integrar o rol de itens proibidos de serem utilizados em ambientes coletivos, públicos ou privados, conforme preconiza a lei n° 9.256/2009. A inclusão foi confirmada com a sanção da lei n° 12.302/2023, apresentada e aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A proposta foi apresentada pela então deputada estadual Sheila Klener (PSDB) durante sua passagem pelo parlamento no segundo semestre. De acordo com parlamentar, o objetivo foi atualizar o instrumento legislativo, que já estava falho com o surgimento dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), ou cigarros eletrônicos, como são conhecidos.

“Os cigarros eletrônicos são totalmente nocivos à saúde e seu uso indiscriminado é um caso de saúde pública. Um dos grupos sociais que mais são afetados com esse dispositivo é o de adolescentes, que para se sentirem pertencentes a um grupo, ou até mesmo como status, acabam usando e rapidamente se viciando nesses cigarros. Um cigarro eletrônico equivale a 20 cigarros comuns”, explica Sheila Klener.

A chamada lei antifumo mato-grossense, a lei n° 9.256/2009, estabelece normas de proteção à saúde e de responsabilidade por dano ao consumidor, nos termos do Art. 24, incisos V, VIII e XII, da Constituição Federal, para criação de ambientes de uso coletivo livres de produtos fumígenos. De acordo com a lei, cabem aos responsáveis pelos recintos de uso coletivo informar e advertir os usuários sobre a proibição, bem como tomar providência caso o infrator persista no ato.

Sendo assim, a fiscalização sobre o cumprimento da lei é realizada pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) e pela Vigilância Sanitária, que fiscalizam se os estabelecimentos estão cumprindo a obrigação advertir sobre a lei por meio de placas e orientar os usuários do local, caso descumpram a lei.

De acordo com o coordenador de fiscalização, controle e monitoramento de mercado, Ivo Vinícius Firmo, a fiscalização sobre o cumprimento da lei n° 9.256/2009 ocorre de três formas, após denúncias, por meio de ações integradas com outros órgãos ou da escala de fiscalização programada. Sendo em Cuiabá e Várzea Grande realizadas pelo Procon-MT e no interior por meio do Procon municipal.

“A primeira coisa que fiscalizamos é a advertência por meio de placas, ou seja, se o local possui avisos para informar o cidadão sobre a proibição do fumo no local. Caso algum usuário fume, a orientação é que o estabelecimento o advirta e, caso insista, peça que se retire do local. Somente quando a pessoa se recusa a parar de fumar ou sair do local, é que as forças de segurança são chamadas para que a lei seja cumprida”, explica Ivo Vinícius.

Ainda de acordo com o coordenador, desde 2011 o Procon incluiu os dispositivos eletrônicos para fumar entre os itens proibidos pela lei n° 9.256/2009 e que a atualização legislativa traz mais legitimidade para os órgãos de fiscalização.

O médico pneumologista Arlan Azevedo acredita que a medida ajuda na prevenção. “O regramento oficial dá apoio para coibir o uso de dispositivos poluentes e extremamente maléficos para a saúde, como é o cigarro eletrônico. É uma forma de proteger as pessoas de exposição à fumaça agressiva para a saúde do pulmão e outros órgãos das pessoas. O embasamento legal que desencoraja a “venda” de um produto “socialmente aceito”, o que não é para ocorrer”, defendeu o médico.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Projeto Caminhos do Morro promove 3ª edição do Dia Especial Turismo Rural

Published

on

O Projeto Caminhos do Morro promove a terceira edição do Dia Especial Turismo Rural, no próximo sábado (09.12), na Comunidade Morrinho, em Santo Antônio de Leverger. A iniciativa é coordenada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho (Aprumo), com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Com assistência técnica da Empaer, o evento terá uma programação diversificada, incluindo passeio a cavalo.

Os participantes sairão da sede da Aprumo para o percurso ao redor do morro de Santo Antônio.

O evento é gratuito, com abertura programada para as 7h, com café da manhã e apresentação cultural. Durante todo o dia irão acontecer as feiras da agricultura familiar e gastronômica, além da exposição de carros antigos e a novidade, a corrida “Desafio no morro – 5 km.

Sobre o projeto

A iniciativa nasceu em 2020 com o objetivo de inserir a Comunidade Morrinho na cadeia produtiva do turismo rural. Foi observada pela equipe da Empaer a potencialidade da região, de acordo com o que cada propriedade tinha a oferecer.

De resultado, algumas iniciativas foram consolidadas com geração de emprego e renda e melhora a qualidade de vida com a promoção do desenvolvimento sustentável.

No decorrer do projeto, foram promovidos encontros, cursos de capacitação, visitas técnicas e dias de campo.

Serviço
Dia Especial Turismo Rural
Onde: Comunidade Morrinho, Santo Antônio do Leverger
Quando: Sábado (08.12)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Setasc sorteia ingressos para crianças com espectro autista verem último jogo do Cuiabá em 2023

Published

on

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc) abre nesta segunda-feira (04.12) inscrições para sorteio que leva pessoas com Transtorno do Espectro Autista ao camarote da Arena Pantanal, para acompanhar o Cuiabá Esporte Clube na partida contra o Athletico Paranaense.

O último jogo do Dourado no Brasileirão de 2023 está marcado para esta quarta-feira (06), às 20h30, e é válido pela 38ª rodada da Série A.

A ação executada pela Setasc por meio do programa SER Família Inclusivo foi idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, em parceria com o Dourado e a senadora Margareth Buzetti.

A inscrição para o sorteio é direcionada a portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) e pode ser feita através do formulário disponibilizado pela Setasc. Para preenchê-lo, basta acessar aqui.

O formulário ficará disponível até a manhã desta terça-feira (05) e o sorteio será realizado no mesmo dia.

A Setasc disponibiliza apenas o ingresso aos sorteados, não se responsabilizando pelo transporte de cada contemplado. Portanto, a orientação é que apenas quem realmente tiver interesse e disponibilidade para estar presente no camarote da Arena no dia do jogo (caso sorteado) deve preencher o formulário.

Como o camarote é disponibilizado pelo Cuiabá Esporte Clube, não é permitida a entrada de pessoas vestindo camisetas de outros times ou seleções.

Carteira de Identificação do Autista

A Setasc emite a CIA de forma gratuita. No documento constará informações específicas e qualificadas da pessoa com o espectro autista, além de contato de emergência e dados referentes ao representante legal/ cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo é de 30 dias.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080/ (65) 3613-5711 ou no site da Setasc.

*Sob supervisão de Daniele Danchura

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana