conecte-se conosco


Cuiabá

Vereador apresenta projeto de combate ao abandono e evasão escolar

Publicado


Secom Câmara

Aproveitando o ensejo do retorno das aulas presenciais, o vereador Marcus Brito Junior (PV) apresentou nesta semana um projeto de lei que visa combater o abandono e a evasão escolar em Cuiabá. A proposta visa garantir a implementação de diretrizes e ações de políticas públicas que atuarão no sentido de prevenir que crianças e adolescentes parem ou desistam de frequentar a escola.

Neste sentido, a matéria prevê o desenvolvimento de ações e conexões entre órgãos públicos, sociedade civil e organizações sem fins lucrativos, que visem o desenvolvimento de competências socioemocionais do aluno durante todo o ano letivo.

Também estabelece que o município promova atividades que aproximem os alunos e estreitem seus vínculos com a unidade de ensino, e ainda construa currículos complementares voltados para integração educacional-tecnológica e as necessidades pedagógicas dos tempos modernos.

O parlamentar ainda sugere no projeto de lei a implementação de ações que visem estimular a integração entre alunos e a construção do ambiente escolar democrático, como por exemplo a formação de grêmios, grupos esportivos e de estudos, conferindo o máximo de autonomia possível aos alunos para a condução de seus trabalhos.

Leia mais:  Defesa Civil alerta população para o risco de chuvas intensas nesta terça-feira (30)

Para ele, a realização de palestras e rodas de conversas de conscientização e combate ao bullying também é fundamental, assim como palestras e rodas de conversas de conscientização e combate a gravidez precoce.

“A necessidade de auxiliar financeiramente na renda familiar, a falta de interesse pelo ambiente escolar, a dificuldade no aprendizado, a dificuldade de acesso à escola, a gravidez precoce, o bullying e a falta de incentivo dos pais e responsáveis são fatores que influenciam na desistência do aluno. Trata-se de um processo lento de desengajamento do estudante, isto é, ele leva um tempo até deixar de ver sentido em estar frequentando aquele ambiente, não é uma decisão que se toma de um dia para o outro” relator o vereador.

Segundo ele, essa proposta vem no sentido de fortalecer o vínculo das crianças e adolescentes com a educação.

“Uma carga horária mais extensa, produtiva e interessante prepara o aluno cognitiva e emocionalmente para a vida e torna o período acadêmico atraente e vantajoso, diminuindo as chances de abandono. Além de passarem por todo processo cognitivo e preparatório profissional, é de suma importância que nessas horas usufruindo do período integral os estudantes também desenvolvam um conjunto de competências socioemocionais essenciais nos dias atuais: empatia, foco, curiosidade e interações sociais”, finalizou.

Leia mais:  Vereador destaca Dia do Evangélico e argumenta sobre viagem à Brasília na última semana

Kamila Arruda/Gabinete Vereador Marcus Brito Junior

Comentários Facebook

Cuiabá

UBS Pedra 90 V e VI retoma vacinação nesta quarta-feira (1º)

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o problema de abastecimento de água na unidade básica de saúde do Pedra 90 V e VI já foi solucionado e que a aplicação de todas as vacinas de rotina e as contra o coronavírus no local será retomada nesta quarta-feira (1º).

Além desta unidade, a SMS disponibiliza vários outros pontos de vacinação contra a covid-19. São eles: 

– Senai Porto, das 8h às 17h, tendo que chegar até 16h30

– Assembleia Legislativa,  das 8h às 16h, tendo que chegar até 15h30

– Drive-thru da UFMT e do Sesi Papa,  das 9h às 17h, tendo que chegar até 16h30

–  A população também pode procurar a segunda dose e dose de reforço de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h nos seguintes locais: UBS Jardim União/Jardim Florianópolis e UBS Três Barras, na região Norte; UBS Jockey Clube, na região Sul; UBS Terra Nova, UBS Pedregal e UBS Dr. Fábio, na região Leste e UBS Novo Colorado, UBS Santa Amália e UBS Novo Terceiro, na região Oeste. 

Leia mais:  Prefeito assina TAC para combater nepotismo e disponibiliza canal para que cidadão denuncie casos

– Além dessas unidades, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h no Centro de Saúde do Tijucal, Clínica da Família (CPA 1), Parque Ohara e Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Vereador destaca Dia do Evangélico e argumenta sobre viagem à Brasília na última semana

Publicado


Secom

O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara nesta quarta-feira (30) para lembrar-se de uma data importante para os Cristãos, o Dia do Evangélico, celebrado em 30 de novembro, conforme Lei Federal n° 12.328.&nbsp

“Meus cumprimentos a toda a bancada evangélica dessa Casa de Leis, que possamos sempre ter o temor e a confiança no Senhor. Em nome do pastor Eduardo Magalhães, líder do meu partido, grande representante do segmento evangélico, quero cumprimentar cada um de vocês e a toda população cuiabana evangélica”, saudou.

O parlamentar também lembrou a importância da viagem que fez à Brasília, na última quarta-feira (24), juntamente com a comitiva do então prefeito interino, José Roberto Stopa, e a secretária de Saúde, Suelen Danielen Alliend – para cumprimento de uma agenda com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Como presidente da Comissão de Saúde desta Casa de Leis, quero agradecer mais uma vez, o convite para acompanhar a comitiva da prefeitura, na última semana, em Brasília”, declarou o vereador ao informar que o grupo cumpriu extensa agenda e que essa comunicação entre os Poderes é de fundamental importância para o desenvolvimento de Cuiabá.&nbsp

“Nos reunimos com a bancada dos nossos deputados federais, estivemos no Senado conversando o senador Carlos Fávaro. Fomos muito bem recebidos na Câmara Federal pelos deputados Emanuelzinho e Neri Gueller”, informou ao complementar que a comitiva ainda esteve levando reivindicações na Casa Civil e no Ministério da Saúde.

“Sempre que necessário estaremos em Brasília, cobrando dos nossos representantes de Mato Grosso para que eles se comprometam com a saúde do nosso município”, garantiu.

Márcia Martins/Gabinete Vereador Dr Luiz Fernando

Leia mais:  Prefeito assina TAC para combater nepotismo e disponibiliza canal para que cidadão denuncie casos

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262