Connect with us

ELEIÇÕES

Vereadores reeleitos são 40% dos escolhidos para câmaras municipais

Publicado em

Os vereadores que se reelegeram nas eleições de 2024 representam um total de 40,79% das candidaturas vitoriosas na busca por uma vaga nas câmaras municipais. 

Os resultados da apuração divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, dos 58.400 vereadores eleitos pelos brasileiros, 23.823 já tinham mandato e iniciarão mais quatro anos em 2025.

ABr – As informações foram sistematizadas pela equipe de tecnologia da EBC a partir dos dados oficiais do TSE. Os números ainda podem ser alterados por decisões judiciais em candidaturas que estão sub-judice

O número de vereadores reeleitos representa 58,39% daqueles que tentavam a reeleição. Segundo o TSE, enquanto esses 23 mil conseguiram prolongar seus mandatos, 16.976 (41,61%) buscaram a reeleição e não conseguiram.

A taxa de sucesso na reeleição foi maior entre os candidatos de municípios do Rio Grande do Norte, onde 70,05% dos 1.249 vereadores que tentavam se reeleger conseguiram mais quatro anos de mandato.

Já o Acre teve o menor percentual, com 45,18% candidaturas bem sucedidas o que, em números absolutos, são 61 vereadores reeleitos entre 135 que tentavam se reeleger.

Confira o percentual de vereadores que tiveram sucesso na busca pela eleição no seu estado:

AC – 45,18%

AL – 68,10%

AM – 54,05%

AP – 52,80%

BA – 63,28%

CE – 63,49%

ES – 49,49%

GO – 54,27%

MA – 60,43%

MG – 55,12%

MS – 53,97%

MT – 50,85%

PA – 51,65%

PB – 69,29%

PE – 63,93%

PI – 67,56%

PR – 52,72%

RJ – 59,23%

RN – 70,05%

RO – 51,90%

RR – 46,96%

RS – 59,91%

SC – 55,33%

SE – 60,03%

SP – 54,99%

TO – 58,10%

Comentários Facebook

ELEIÇÕES

Abílio Brunini derrota Lúdio Cabral e é eleito o próximo prefeito de Cuiabá

Published

on

Em primeira entrevista coletiva como prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) falou de superação pessoal ao comentar sobre a vitória nas urnas. O novo prefeito afirmou que, além de derrotar seu adversário político, sentiu que “venceu ele mesmo”, em uma referência à sua evolução desde a última disputa municipal em 2020, quando foi derrotado no segundo turno.

“Eu venci eu mesmo em 2020, porque me tornei mais maduro e mostrei que podia ser uma pessoa diferente”, disse Abílio, refletindo sobre sua trajetória política nos últimos anos. Ele ressaltou que sua evolução pessoal e política o preparou para a nova fase. “O bem sempre vence o mal”, afirmou.

Com a responsabilidade de administrar uma cidade marcada por operações policiais, Brunini também pediu a ajuda da população cuiabana para “resgatar” Cuiabá. “Peço a Deus sabedoria para saber lidar com tudo nessas circunstâncias, e que o povo de Cuiabá nos ajude a conseguir resgatar nossa cidade”, declarou.

Em tom de gratidão e emoção, Abílio comentou sobre o momento que vive ao lado da família. “Estou orando a Deus o tempo todo, agradecendo por essa vitória. Ainda é um momento de muita gratidão. Eu abracei e dei um beijo na minha esposa, estava sozinho com meus filhos e minha esposa, e ainda não sei como me expressar”, disse ele.

Abílio Brunini também afirmou que, a partir de agora, a equipe vai começar a traçar os próximos passos de seu mandato. “Vou conversar com nossa equipe e planejar o que vamos fazer daqui para frente”, concluiu.

Da assessoria

Comentários Facebook
Continue Reading

ELEIÇÕES

Corpo de Bombeiros intensifica ações de prevenção no 2º turno das eleições em Cuiabá

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensifica as ações de prevenção realizadas neste domingo (27.10), durante o segundo turno das eleições municipais em Cuiabá, com a mobilização extraordinária de 86 militares, além do efetivo que já está em serviço regular na Capital, para a “Operação Eleições 2024 – 2º Turno”.

O objetivo é garantir serviços de prevenção e combate a incêndios, além de salvamento e atendimento pré-hospitalar nos locais de votação, para minimizar qualquer situação de risco que possa envolver os eleitores.

Ao todo, 445.070 pessoas estão aptas a votar neste segundo turno, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nas quatro Zonas Eleitorais na Capital que abrangem 158 locais de votação e 1.363 seções eleitorais. A eleição acontece das 7h às 16h, mas a operação começou às 6h e seguirá até o término da apuração dos votos.

Segundo o tenente-coronel Heitor Fernandes Luz, comandante da operação e do 1° Comando Regional Bombeiro Militar (1° CRBM), a meta é seguir o mesmo padrão de atendimento ao cidadão observado no primeiro turno e garantir um processo eleitoral tranquilo e sem incidentes.

Para isso, os bombeiros estão posicionados nos principais locais de votação, que reúnem os maiores contingentes de eleitores, como a Arena Pantanal, a Escola Estadual Dom Pedro II Presidente Médici, a Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, a Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi e entre outros.

As equipes se revezarão durante os períodos matutino e vespertino, assegurando uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação de emergência. Após a apuração dos votos, os militares serão deslocados para áreas com grande movimentação de público.

“Com essa atuação reforçada, o Corpo de Bombeiros Militar reafirma seu compromisso de promover um ambiente seguro e tranquilo, para que a população possa exercer seu direito ao voto com confiança e tranquilidade”, afirmou o tenente-coronel.

Além dos bombeiros militares, a operação de segurança das eleições conta com a participação das Polícias Federal, Militar e Judiciária Civil, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, do Ministério Público e da Defesa Civil Estadual.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262