Connect with us

CIDADES

“Viaturas vão possibilitar que municípios levem mais segurança para a população”, afirma prefeita

Publicado em

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a entrega de uma nova viatura para apoiar as ações da Defesa Civil Municipal vai garantir mais segurança para os moradores da região oeste do Estado.

Ela foi uma dos 60 prefeitos a receberem, do Governo de Mato Grosso, as chaves dos veículos nessa sexta-feira (11.4), em solenidade na Arena Pantanal, em Cuiabá. As viaturas somam o investimento de R$ 6,7 milhões, fruto de parceria entre o Governo do Estado e o senador Jayme Campos.

“Isso representa muito para nós. A viatura é um equipamento muito importante para a nossa Defesa Civil e que vai ajudar a nossa equipe a fazer um trabalho de qualidade lá na ponta, levando segurança e melhorias para a nossa população”, afirmou.

A prefeita lembrou que Cáceres sofreu com enchentes e alagamentos no período de chuvas em 2024, e enfrentou crise hídrica no período de estiagem severa, e que o apoio do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), foi importante para atender às necessidades da população.

“Cáceres tem sido muito olhada pelo Governo do Estado e eu fico muito feliz pela atenção da primeira-dama Virginia Mendes e dos secretários, que destinaram cestas de alimentos, filtros de água e cobertores. A presença e o apoio do Governo junto à nossa Defesa Civil sempre foi muito importante para nós”, acrescentou.


O secretário adjunto de Defesa Civil do Estado, coronel BM César Brum, avaliou que a entrega das viaturas vai fortalecer a rede de Proteção e Defesa Civil.

“Toda ação voltada a equipar a Defesa Civil e os órgãos que atendem a eventuais desastres é de suma importância, porque estamos dando meios para que a população mais exposta possa ser atendida. O Estado não consegue fazer tudo sozinho, então, essa é uma ação que está levando uma importante ferramenta para os municípios”, afirmou.

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, também recebeu as chaves de uma viatura para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Segundo ele, o veículo vai gerar não apenas economia para a Prefeitura, mas desempenhar um papel fundamental nas ações de proteção e resposta a desastres.

Prefeito Adilson Gonçalves

“Essa viatura representa uma economia para a Prefeitura, porque hoje a Defesa Civil atua com veículo locado. Além disso, vai nos ajudar nas ações de mapeamento de áreas de risco e no suporte para as ações da assistência social”, afirmou.

Em Tangará da Serra, a nova viatura vai aumentar a capacidade operacional da Defesa Civil Municipal.

“É um veículo muito importante, que vai dar condições melhores para que a nossa equipe possa atuar na área da Defesa Civil. Lá em Tangará temos tido problemas como falta de água, queimadas, entre outros. Por isso, esse veículo é fundamental para darmos um suporte melhor e estarmos mais preparados para resolução e busca de alternativas para os eventuais problemas”, afirmou o prefeito Vander Masson.

defesa civil_viaturas_-3

Entregas

As viaturas foram distribuídas para os municípios: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Arenápolis, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Cáceres, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Claudia, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Diamantino, Dom Aquino, Glória D’Oeste, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Jaciara, Jauru, Juara, Juscimeira, Juína, Juruena, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Rio Branco, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

CIDADES

SES capacita profissionais da Regional de Cáceres para manejo de arboviroses

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza uma capacitação para o correto manejo clínico dos casos de arboviroses no Escritório Regional de Saúde de Cáceres, nesta quinta e sexta-feira (24 e 25.4). Além da capacitação, a equipe da Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde realiza atividades específicas de epidemiologia no município.

As ações fazem parte do enfrentamento ao aumento de casos e óbitos por dengue e chikungunya em Mato Grosso e foram solicitadas pelo município de Cáceres, em uma das reuniões do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por Arboviroses e Vírus Respiratórios (COE-ArboVR), coordenado pela SES.

Segundo o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, representam um grande desafio para a saúde pública no Brasil, principalmente para Mato Grosso, onde a sazonalidade e o aumento de casos exigem respostas rápidas e eficazes.

“Um manejo clínico eficaz é decisivo para reduzir as taxas de mortalidade e promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes. A identificação precoce dos sinais de alerta, a garantia de uma hidratação adequada e o monitoramento contínuo são ações chave para prevenir complicações sérias e óbitos”.

Na quinta-feira, será realizada uma visita técnica aos postos de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Regional de Cáceres para verificar o funcionamento e a rotina dos serviços prestados à população.

Além disso, o enfermeiro Gustavo de Souza, da Coordenadoria de Atenção Secundária da SES, dará uma capacitação para a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres.

“Vamos analisar questões relacionadas à organização dos serviços, tanto o espaço físico quanto os materiais, manejo clínico, classificação de risco, fluxo dos pacientes nos diferentes níveis de atenção. Basicamente, conhecer a realidade do serviço para que a capacitação seja efetiva e dentro da realidade daqueles profissionais”, acrescentou.

Já na sexta-feira, haverá outra capacitação, que será voltada aos médicos e enfermeiros dos municípios da Região de Saúde: Araputanga, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

As capacitações vão abordar as notas técnicas produzidas pela SES em parceria com o Ministério da Saúde, que contêm as recomendações para a organização do processo de trabalho na atenção primária e secundária para o enfrentamento às arboviroses em Mato Grosso. A expectativa é de capacitar cerca de 30 profissionais em cada uma das turmas.

Três representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso (Cievs-MT) viajaram para Cáceres para realizar as atividades, que contam ainda com o apoio do Escritório Regional de Saúde de Cáceres.

De acordo com o Painel de Arboviroses da SES (http://sieges.saude.mt.gov.br/dashboard/51), Mato Grosso registrou 25.225 casos e 43 óbitos confirmados por chikungunya em 2025, além de 14.760 casos e 12 óbitos para dengue. Em Cáceres, foram registrados 979 casos por chikungunya e 1.344 casos e dois óbitos confirmados por dengue neste ano.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Bombeiros combatem incêndio em comércio de Alto Araguaia

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, no fim da tarde de segunda-feira (22.4), um incêndio em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Major Carlos Hugueney no município de Alto Araguaia (a 418,2 km de Cuiabá).

A equipe do 1º Núcleo de Bombeiros Militar (1º NBM) foi acionada por volta das 18h20 e se deslocou rapidamente até o local. Ao chegarem, os militares constataram que o fogo estava concentrado em um cômodo nos fundos do imóvel. De acordo com os proprietários, o ambiente era decorado com palha, o que contribuiu para a rápida propagação das chamas.

Para acessar o local, foi necessário arrombar uma das portas. O combate ao fogo teve início imediatamente, com a utilização de água para resfriamento e abafamento do cômodo. Após a extinção do fogo, os bombeiros militares realizaram o rescaldo para evitar a reignição das chamas.

Além dos bombeiros militares, a Polícia Militar apoiou a operação realizando o isolamento da área e o controle do perímetro. Não houve registro de vítimas, e os danos foram apenas materiais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262