Connect with us

Cuiabá

Contrato do gabinete de intervenção com a Medtrauma possui indícios de sobrepreço de até 3000%, aponta CGM

Publicado em

O contrato firmado pelo gabinete de intervenção do Estado com a empresa Medtrauma possui indícios de sobrepreço de até 3000%, de acordo com o relatório de auditoria elaborado pela Controladoria Geral do Município (CGM). O levantamento das informações foi realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM), da Prefeitura de Cuiabá, em cumprimento ao Decreto 1.058/2024.

O relatório preliminar de auditoria número 02/2024, referente ao contrato 014-2023, celebrado entre a Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a empresa MEDTrauma durante o período de intervenção foi entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro na última terça-feira (30).

De acordo com o documento, muitos itens entregues pela Medtrauma são listados na no Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (Tabela Sigtap), mas não possuíam preços sequer próximos da tabela. Entre os itens, o de maior sobrepreço foi o agilon parafuso rosca esponjosa de ângulo, com possível sobrepreço de 3047%.

Outro exemplo em que a equipe da CGM constatou um sobrepreço significativo foi para o item Insert Acetabular Implacross PE 10ª Crosslinked. Fornecido no valor de R$ 5.780 e nas
pesquisas de preço realizadas encontrou-se nos valores de até R$ 1.500,00, com um possível sobrepreço na ordem de 285%.

A CGM também identificou fragilidade na fiscalização se os serviços prestados foram realizados ou não. Isso se deve, segundo a auditoria, pelo fato de que em alguns procedimentos cirúrgicos não existiam comprovação das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) que teriam sido utilizadas.

A auditoria também encontrou falhas no processo de cotação dos produtos, com a apresentação de orçamentos apenas de fornecedores das OPMEs, sem apresentar preços públicos que pudessem criar parâmetro para as aquisições. Em alguns casos, apenas três orçamentos eram apresentados, o que para a CGM poderia acarretar em manipulação de preços.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretário se reúne com administradores regionais para discutir principais demandas comunitárias

Published

on

O secretário de Governo, Júnior Leite, se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) com os administradores das regionais de Cuiabá. O encontro tratou das principais demandas e reivindicações apresentadas pelos líderes comunitários. A iniciativa visa assegurar uma aproximação com o movimento comunitário, estabelecendo uma conexão entre o governo e o cidadão. O secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Ricardo Lobo, e o chefe de gabinete, Carlos Miranda, participaram da ação.

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a gente se reunisse com os regionais para entender quais são as principais demandas das regiões norte, sul, leste e oeste e também das comunidades rurais, inclusive o Distrito da Guia, para que possamos dar prioridade para essas demandas e dar mais agilidade e fluxo às ações, fazendo o despacho diretamente com os secretários das pastas, para dar mais agilidade e atender a população naquilo que eles mais precisam”, pontuou Júnior Leite.

A reunião teve o intuito de alinhar as ações do Poder Público com os administradores regionais. “Estamos com previsões de intensificar os trabalhos em Cuiabá, com as operações de tapa-buraco, mutirões de limpeza dos bairros, iluminação e outros serviços. Então, estamos fazendo um trabalho estratégico para chegar a todas as regiões e atender todas as demandas que estão reprimidas”, explicou o secretário-adjunto, Ricardo Lobo.

A atividade é incentivada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que considera fundamental a parceria entre a Prefeitura e os representantes das comunidades para entregar um atendimento humanizado e eficiente à população.

“O secretário Júnior Leite solicitou essa reunião para que possamos expressar nossas maiores dificuldades em cada região. Com isso, podemos nos aproximar e trabalhar para garantir qualidade para os moradores de Cuiabá!”, enfatizou Aldo Galvão, representante da regional norte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Mobilização popular marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cuiabá

Published

on

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é celebrado no dia 18 de maio, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizaram um ato de panfletagem na Avenida do CPA, nas proximidades do Shopping Pantanal, na manhã desta sexta-feira (17). Com faixas para chamar a atenção dos motoristas e pedestres, os servidores planfetaram materiais informativos sobre o combate à exploração sexual infantil. A campanha, denominada “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, é anual e realizada com base em chamado nacional.

“Essas panfletagens tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre essa temática, que apesar de ser uma data simbólica, onde as atenções são voltadas para o dia 18 de maio, o assunto violência sexual contra crianças e adolescentes é trabalhado o ano todo nas unidades dos Cras, Creas, Casas Lares e Unidades de Acolhimento. Queremos aproximar a população para que nos ajude a identificar os casos e em casos de suspeita fazerem a denúncia”, disse a coordenadora técnica de Gestão e Políticas Sociais, Failse Cidele.

Ao passar pelo ato, Leonor Ourives recebeu o kit informativo entregue pela equipe da assistência social e parabenizou a ação da Prefeitura de Cuiabá. “Acredito que essa ação é um trabalho de formiguinha. A partir do momento que uma pessoa tem alguma informação, e por ventura, vivencie ou fique sabendo de algum caso de violência ou exploração sexual, essas informações que são repassadas ajudam e muito. Essa é uma ação que deve ser reconhecida e valorizada. Temos que saber o que está acontecendo ao nosso redor”, disse.

Fique atento

Aqueles que suspeitarem, souberem ou presenciarem qualquer tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, podem apresentar um denúncia anônima através dos nossos canais de atendimento, sendo eles: o Disque Denúncia 100 ou o telefone do Conselho Tutelar de Plantão de Cuiabá (65) 99206-6741. Além, das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e das Delegacias Especializadas já conhecidas. Para casos de crimes na internet, o canal de acesso é o news.safernet.org.br/denuncie.

“Quando crianças e adolescentes confiam em você é mais fácil identificar situações de violência nas quais eles estão inseridos. Fique atento aos sinais. A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes. Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana