Connect with us

Cuiabá

Espaço de Acolhimento da Mulher registra dois atendimentos em 48 horas

Publicado em

A segunda unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher, recém-inaugurada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, registrou o número de dois atendimentos nas primeiras 48 horas de implantação. O funcionamento do segundo Espaço de Acolhimento foi realizado na terça-feira (30) pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, as duas mulheres que foram acolhidas chegaram ao espaço em caráter emergencial (1) e de maneira encaminhada (1).

Nas primeiras 24 horas, foi registrado o acolhimento de J.M.F., de 45 anos, que chegou à UPA Verdão vítima de violência doméstica familiar. Assim que a vítima chegou à unidade, foi realizado o chamado primeiro atendimento no qual é feito o acolhimento psicossocial.

“A mulher passa pela equipe especializada, uma assistente social e uma psicóloga, onde são avaliadas as necessidades dela. Se precisa de uma orientação jurídica, encaminhamento social, encaminhamento à delegacia, além do atendimento médico especializado”, contou Clariane Rodrigues, coordenadora do Espaço de Acolhimento da Mulher.

Já a vítima H.E.S.S., de 17 anos, foi designada pela Vara Especializada de Violência Doméstica do Fórum de Cuiabá para o acompanhamento psicológico e, em caso de necessidade clínica, psiquiátrica.

O acesso ao espaço acontece de três formas: Emergencial – quando a vítima chega violentada na unidade de saúde/espaço. Encaminhada – quando a vítima é designada via delegacia especializada ou pelo Poder Judiciário e, por último, de forma espontânea quando a vítima busca denunciar o agressor ou outro serviço de maneira voluntária.

Lei Nacional

O espaço da UPA Verdão segue a diretriz da Lei Nacional 221/23, sancionada pelo presidente Lula, que garante no Sistema Único de Saúde, salas especializadas e exclusivas para o atendimento de vítimas de violência de gênero e familiar.

A lei foi baseada na iniciativa criada em Cuiabá, em 2020, pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que criou o primeiro espaço voltado para a Mulher no Brasil dentro de uma unidade pública de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama lamentam falecimento da professora Josiane Magalhães

Published

on

O prefeito Emanuel Pinheiro, a primeira-dama Márcia Pinheiro e a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado lamentam o falecimento da professora aposentada Josiane Magalhães, na manhã desta quinta-feira (16). Josiane tratava um câncer desde 2022 quando se afastou da rede pública municipal.

Servidora efetiva, a professora Josiane atuou por vários anos em unidades da Regional Leste a última delas, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jescelino José Reiners, localizada no bairro Planalto.

De 2020 a 2022 a profissional passou a integrar a equipe do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), do Ensino Fundamental.

Profissional competente e comprometida, colegas que conviveram com ela enalteceram sua dedicação à Educação de Cuiabá.

“Minhas condolências à família e amigos da professora Josiane, uma guerreira e profissional ímpar. Que Deus a receba em bom lugar e conforte a todos nesse momento dificil, de dorl”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O corpo de Josiane Magalhães foi sepultado no início da tarde de hoje, no Cemitério Bom Jesus de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura apresenta negociação para Sindicato dos Servidores Públicos de Cuiabá e garante mudança no PCCS até 31 de maio 

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Governo e Gestão, apresentou ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (SISPUMC), na manhã desta quinta-feira (16), uma proposta de negociação que visa alterações no Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) dos servidores da área finalística da Saúde e da Assistência Social de Cuiabá. Caso seja aceita pela categoria, as mudanças devem ser encaminhadas para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal até 31 de maio.

Entre as principais alterações, está o tempo de progressão de carreira dos servidores, que passaria a ser de 2 em 2 anos, logo após um estágio probatório de 3 anos. Com a novidade, os profissionais poderão atingir o nível máximo da carreira em 11 anos, tempo que equivale a ⅓ do que é vigorado atualmente no serviço público municipal, de 33 anos. Além disso, mudanças no tempo de serviço, plantões e férias também foram discutidos.

Conforme o secretário de Governo, Júnior Leite, apesar de ainda ser necessário o aval da Procuradoria-Geral do Município, está nas mãos da categoria aceitar ou não as mudanças propostas. A expectativa é de que até segunda-feira (20), o procurador-geral Benedicto Calix Filho, dê provimento à negociação.

A secretária de Gestão de Cuiabá, Ellaine Mendes, ainda acrescentou que além da redução ser significativa, diminuiria o desgaste no serviço público municipal.

De acordo com o presidente do Sindicato, vereador Adevair Cabral, a expectativa é de que a proposta seja amplamente aceita pela categoria. Apesar disso, a decisão ainda será formalizada em Assembleia Geral, marcada para acontecer na manhã desta sexta-feira (17).

Segundo o farmacêutico e servidor da área finalística Renaudt F. Tedesco, a discussão atendeu todas as solicitações da categoria e, a projeção é que além de aprovada, a medida satisfaça boa parte dos servidores.

“Foi excelente a reunião. O governo veio com várias propostas com relação ao que a gente solicitou, o nosso pleito, vários esclarecimentos. A maioria das propostas já foram aceitas e vão ter encaminhamentos. Se a gente aprovar isso em Assembleia, o compromisso do governo é mandar isso pra Câmara até dia 31. Então a gente sente como uma postura resolutiva. Da minha parte, acho que dos demais que estiveram na reunião, ficamos bem contentes e satisfeitos com o resultado da reunião”, reiterou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana