Connect with us

MATO GROSSO

Conferência nacional debate implantação da rastreabilidade bovina obrigatória até 2032

Publicado em

A partir do ano que vem começa a ser implementado em todo País o ‘Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB)’. Esse novo processo obriga que em até cinco anos (2027 a 2032) os pecuaristas brasileiros precisam individualizar cada animal através do uso elementos de identificação individual (brinco e botton), que reúnam informações como a idade do animal, estabelecimento onde nasceu, localização atual e a sua movimentação.

Mato Grosso, maior detentor de rebanho bovino do País, se prepara para se adequar a essa nova regra e para isso irá tratar sobre esse assunto na 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o evento começa amanhã (16.06) às 9h com a realização de sete encontros nacionais do segmento de defesa agropecuária e a tarde com as palestras técnicas, que seguirão até o ultimo dia de evento, no dia 18/06.

O local será no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, onde são aguardados cerca de 1,5 mil participantes, entre produtores rurais, profissionais e entidades ligadas ao agronegócio de todo o Brasil.

O diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, explica que a 9ª CNDA terá, além de temas como a rastreabilidade, outros assuntos tão necessários e em evidência como o uso de bioinsumos na agricultura, pauta essa que vem crescendo nos últimos anos e que tornam o cultivo de lavouras mais sustentáveis e menos dependentes de químicos sintéticos, como agrotóxicos.

“Lá teremos também a apresentação de um projeto piloto inédito no País, realizado em Sapezal, e que trata sobre o processamento de embalagens vazias de agrotóxicos na própria propriedade, ao invés de ser como é atualmente, em que o produtor rural reúne as embalagens e leva até o ponto de recolhimento”, acrescenta o diretor do Indea.

A 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA) é um evento nacional realizado a cada dois anos. Começa terça às 8h e segue até quinta-feira (18.06) às 18h, com abordagem de 28 eixos temáticos em 201 palestras técnicas. Nos três dias de evento serão realizados encontros nacionais de Saúde Animal (Ensan), Inspeção Animal (Enimal), Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa), Sanidade Vegetal (Ensave), Educação Sanitária (Enesa), Inspeção Vegetal (Enive) e Encontro Nacional de Sementes e Mudas (Enasem).

Amanhã às 18hs haverá a abertura oficial com a presença do governador Otaviano Pivetta, e logo em seguida será apresentada a palestra ‘Potencialidades e desafios da agropecuária brasileira’ pelo procurador do Estado e ex-secretário estadual de Fazenda, Rogério Luiz Gallo.

Confira aqui a programação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

PM prende homem por importunação sexual dentro de ônibus de transporte coletivo

Published

on

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu em flagrante um homem, de 41 anos, pelo crime de importunação sexual, na manhã desta segunda-feira (15.6), em Cuiabá. O suspeito foi detido em um ônibus de transporte público municipal após assediar uma jovem, de 24 anos, dentro do veículo.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da 21ª Cia Independente foi acionada para verificar a situação de um homem detido por importunação sexual, na Praça Ipiranga. No local, os militares encontraram o suspeito trancado dentro de um ônibus de transporte coletivo e foi detido pela PM.

No atendimento da ocorrência, a vítima se aproximou dos policiais e relatou que, ao embarcar no ônibus, o suspeito sentou-se no banco atrás dela e começou a tocar sua perna por meio de um vão entre as poltronas. A mulher disse ainda que se levantou assustada e comunicou os presentes do ônibus.

A vítima e outras testemunhas também afirmaram aos policiais que o suspeito seria conhecido por importunar verbalmente demais mulheres que frequentavam a mesma linha de ônibus.

Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Central de Flagrantes de Cuiabá e entregue à Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndios em vegetação de dois terrenos baldios em Confresa

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, no domingo (14.6), dois incêndios em terrenos baldios em diferentes pontos de Confresa (a 1.058 km de Cuiabá). As ocorrências foram atendidas por equipes do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) e não deixaram vítimas.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 17h31, em um terreno baldio localizado na Rua 19, no bairro Triunfo. A equipe foi acionada por telefone após a informação de que havia fogo em uma área com vegetação seca.

Prontamente, a equipe se deslocou ao local e, ao chegar, os bombeiros realizaram o combate direto às chamas, conseguindo controlar e extinguir o incêndio. Em seguida, foi realizado o rescaldo da área para eliminar possíveis focos remanescentes.

A segunda ocorrência foi registrada por volta das 20h10, em um lote baldio localizado na região da usina de asfalto, em uma área rural de Confresa. Após receber o chamado informando a presença de fogo em uma área com vegetação seca, a equipe se deslocou até o local e iniciou o combate às chamas.

Após controlar e extinguir o incêndio, os bombeiros realizaram o rescaldo da área para eliminar possíveis focos remanescentes.

Em ambas as ocorrências, não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262