Connect with us

SEGURANÇA

Delegada reforça atuação da Polícia Civil no enfrentamento aos feminicídios na Região Metropolitana de Cuiabá

Publicado em

Com foco na ampliação e na qualificação das investigações de crimes de feminicídio na Região Metropolitana de Cuiabá, a Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso designou a delegada Jéssica Cristina de Assis para atuar na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), especialmente nesta frente.

A delegada chega à DHPP como mais um dos delegados adjuntos, assumindo todas as investigações de feminicídio em Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento, sem prejuízo do atendimento e das investigações de outros homicídios que ocorrerem durante a escala de plantão.

Jéssica já é conhecida pela atuação no combate à violência contra a mulher na Polícia Civil de Mato Grosso. Ao ingressar na instituição em 2021, ela atuou no Núcleo de Atendimento à Mulher, Criança, Adolescente, Idoso e Minorias da Delegacia de Sorriso, de agosto de 2022 a abril de 2025, assumindo também a titularidade da unidade em dezembro de 2023.

Antes de ser lotada na DHPP, a delegada atuava na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, onde ficou de abril a dezembro de 2025.

O diretor metropolitano, Wagner Bassi Júnior, explica que a decisão de lotar a delegada na unidade tem a finalidade de intensificar as ações de enfrentamento ao crime.

“Neste sentido, a diretoria escolheu a delegada, extremamente qualificada, para concentrar todas as investigações de feminicídio da região metropolitana, com o fim de buscar o resultado mais ágil e efetivo possível para a conclusão dos inquéritos. Não permitiremos que nenhum feminicida fique solto ou que deixe de responder pelos seus crimes. O foco da Polícia Civil é o esclarecimento de 100% dos feminicídios”, disse o diretor.

O delegado titular da DHPP, Caio Fernando Alvares de Albuquerque, destacou a necessidade da presença de uma delegada, diante da temática de feminicídios, especialmente com conhecimento prévio sobre o tema e também com foco no atendimento mais humanizado às vítimas indiretas, uma vez que só chega a ocorrência na DHPP quando o crime já foi consumado.

“É um grande reforço para a DHPP, uma vez que a delegada já vinha desempenhando um trabalho no interior do estado e, atualmente, na região metropolitana, com expertise na temática de violência doméstica e creio que, com sua chegada à unidade, contribuirá muito, tanto com os homicídios usuais quanto, principalmente, com os feminicídios”, disse o delegado.

Jéssica destacou que a apuração dos crimes de feminicídio exige uma atuação técnica, sensível e rigorosa, necessariamente orientada por uma perspectiva de gênero, conforme estabelecem as diretrizes do Protocolo Nacional de Investigação e Perícia nos Crimes de Feminicídio.

A delegada explica que, nesse sentido, a abordagem reconhece que a violência letal contra mulheres não ocorre de forma isolada ou fortuita, mas está inserida em um contexto estrutural de desigualdades históricas de gênero, frequentemente atravessadas por fatores como raça, classe social, orientação sexual, identidade de gênero e outras vulnerabilidades.

“Recebo com profundo senso de responsabilidade e genuíno entusiasmo a missão de atuar à frente das investigações de feminicídios ocorridos nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. O exercício da função de delegada de polícia, especialmente nesse contexto, representa não apenas o cumprimento de um dever legal, mas um compromisso ético com a proteção da vida das mulheres e com a efetivação dos direitos humanos”, destacou a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

SEGURANÇA

Polícia Militar prende dupla por contrabando e apreende 397 cigarros eletrônicos em Jaciara

Published

on

Policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 28º Batalhão prenderam dois homens, de 32 e 20 anos, pelo crime de contrabando, na noite desta sexta-feira (23.1), em Jaciara. Na ação, a PM apreendeu 397 cigarros eletrônicos que eram vendidos na cidade.

A equipe do GAP recebeu denúncia anônima sobre um depósito clandestino de cigarros eletrônicos e sobre um suspeito que faria a distribuição dos produtos para usuários no modo delivery, por meio de uma motocicleta.

Com as informações recebidas, os policiais iniciaram diligências na cidade e localizaram a motocicleta, com as mesmas características relatadas na denúncia. Eles realizaram a abordagem ao condutor, encontrando três cigarros eletrônicos e uma máquina de cartão bancário.

Questionado sobre a procedência dos produtos, o suspeito confirmou que fazia a entrega do material e que havia outras quantidades guardadas em uma residência, que pertencia ao dono do comércio ilegal.

Os militares seguiram com o suspeito até a residência informada e encontraram o segundo homem, que também foi detido. Na verificação da residência dele, foram localizados os demais cigarros eletrônicos, em um dos quartos da casa.

Diante do flagrante dos produtos, que são proibidos de serem comercializados no Brasil, a PM deu voz de prisão aos suspeitos, que foram conduzidos à delegacia da cidade para o registro da ocorrência e as demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

SEGURANÇA

Polícia Militar prende mulher com cinco quilos de pasta base de cocaína em Cáceres

Published

on

¿Policiais militares do 6º Batalhão prenderam uma mulher, de 40 anos, por tráfico ilícito de drogas, na manhã deste sábado (24.1), no distrito de Caramujo, em Cáceres. Com a suspeita, a PM apreendeu cinco quilos de substância análoga à pasta base de cocaína.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 6º BPM estava em patrulhamento pelo distrito e, ao passar próxima a um posto de combustível, viu uma mulher em atitude suspeita, que apresentou nervosismo com a aproximação da PM.

Diante da situação, os policiais iniciaram o procedimento de abordagem à mulher, que estava com uma mochila e afirmou estar indo em direção a Cuiabá. Os militares verificaram a mochila da suspeita e localizaram cinco tabletes de pasta base de cocaína.

Questionada sobre o material ilícito, a mulher afirmou que recolheu os entorpecentes por meio de um homem que conheceu em uma rede social. A suspeita ainda disse que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte da droga.

A mulher recebeu voz de prisão pela PM e foi conduzida, com as drogas apreendidas, para a delegacia de Cáceres para o registro da ocorrência e entregue à Polícia Judiciária Civil para as demais providências.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262