O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) concluiu as ações de enfrentamento, vigilância e educação sanitária em Acorizal, após a confirmação, na última semana, da presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência.
O encerramento das atividades foi realizado na tarde desta sexta-feira (22.1), na Escola Municipal Amâncio Ramos, espaço que abrigou, por seis dias, a coordenação das equipes, onde eram realizadas as reuniões de alinhamento e definição dos trabalhos. Na reunião de conclusão dos trabalhos, foram apresentados os resultados das ações de contenção ao vírus. No total, foram sanitariamente sacrificadas 339 aves, e 282 ovos foram destruídos.
Um total de 314 propriedades rurais localizadas em um raio de 10 km de distância da área do foco da gripe aviária receberam a visita dos servidores do Indea, onde foram inspecionadas 7.253 aves.
“Nessas visitas às propriedades, que chamamos de vigilância ativa, realizamos a educação sanitária para orientar o produtor a estar atento aos sinais de mortandade de aves e a nos procurar caso desconfie da presença do vírus da Influenza Aviária nas aves domésticas. Além disso, inspecionamos as aves do local para verificar se alguma apresentava sintomas da doença”, explica o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Néspoli.
A propriedade rural em que foi confirmado o foco de gripe aviária passou por limpeza e desinfecção. A barreira sanitária montada na entrada da propriedade já foi desmontada. Atualmente, a área entrou em vazio sanitário por 45 dias, período em que fica impedida de abrigar aves.
Os trabalhos de contenção até a finalização do evento sanitário contaram com 10 equipes atuando na vigilância, uma na barreira sanitária, uma na atuação direta no foco e uma equipe na coordenação. Juntas, as equipes somaram a presença de 31 servidores do Indea, sendo 15 médicos-veterinários e 16 agentes fiscais. Além disso, houve o apoio de dois médicos-veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de policiais militares.
Durante os seis dias de trabalhos ininterruptos, foram acionados servidores das unidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Bugres.
Ação efetiva
A agilidade no encerramento dos trabalhos da equipe do Indea em Acorizal, em que o tempo de ação e controle foi de seis dias, aponta que Mato Grosso está preparado tecnicamente para o enfrentamento da doença.
Assim que o Mapa declara o diagnóstico da doença, pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), pertencente ao órgão federal e referência para análise laboratorial das amostras colhidas de aves doentes, os governos estaduais precisam agir rapidamente para conter a propagação do vírus.
O Mapa emite um alerta ao Estado sobre a presença da doença, para que ações emergenciais sejam adotadas, e avisa a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) da existência da doença no território nacional.
Após esse aviso, fica a cargo do órgão de defesa sanitária estadual a aplicação e, posteriormente, o encerramento das ações.
Aves silvestres
Todos os três casos (Campinápolis, Cuiabá e Acorizal) de gripe aviária em aves de subsistência, registrados nos últimos seis meses em Mato Grosso, tiveram a mesma introdução: aves silvestres, especialmente patos selvagens conhecidos como paturis. Em todos os casos, havia lagoas e áreas alagadas que serviam de parada para as aves doentes, que, em contato com aves das propriedades, introduziram o vírus.
Policiais militares do Grupo de Apoio (GAP) do 28º Batalhão prenderam dois homens, de 32 e 20 anos, pelo crime de contrabando, na noite desta sexta-feira (23.1), em Jaciara. Na ação, a PM apreendeu 397 cigarros eletrônicos que eram vendidos na cidade.
A equipe do GAP recebeu denúncia anônima sobre um depósito clandestino de cigarros eletrônicos e sobre um suspeito que faria a distribuição dos produtos para usuários no modo delivery, por meio de uma motocicleta.
Com as informações recebidas, os policiais iniciaram diligências na cidade e localizaram a motocicleta, com as mesmas características relatadas na denúncia. Eles realizaram a abordagem ao condutor, encontrando três cigarros eletrônicos e uma máquina de cartão bancário.
Questionado sobre a procedência dos produtos, o suspeito confirmou que fazia a entrega do material e que havia outras quantidades guardadas em uma residência, que pertencia ao dono do comércio ilegal.
Os militares seguiram com o suspeito até a residência informada e encontraram o segundo homem, que também foi detido. Na verificação da residência dele, foram localizados os demais cigarros eletrônicos, em um dos quartos da casa.
Diante do flagrante dos produtos, que são proibidos de serem comercializados no Brasil, a PM deu voz de prisão aos suspeitos, que foram conduzidos à delegacia da cidade para o registro da ocorrência e as demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
¿Policiais militares do 6º Batalhão prenderam uma mulher, de 40 anos, por tráfico ilícito de drogas, na manhã deste sábado (24.1), no distrito de Caramujo, em Cáceres. Com a suspeita, a PM apreendeu cinco quilos de substância análoga à pasta base de cocaína.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 6º BPM estava em patrulhamento pelo distrito e, ao passar próxima a um posto de combustível, viu uma mulher em atitude suspeita, que apresentou nervosismo com a aproximação da PM.
Diante da situação, os policiais iniciaram o procedimento de abordagem à mulher, que estava com uma mochila e afirmou estar indo em direção a Cuiabá. Os militares verificaram a mochila da suspeita e localizaram cinco tabletes de pasta base de cocaína.
Questionada sobre o material ilícito, a mulher afirmou que recolheu os entorpecentes por meio de um homem que conheceu em uma rede social. A suspeita ainda disse que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte da droga.
A mulher recebeu voz de prisão pela PM e foi conduzida, com as drogas apreendidas, para a delegacia de Cáceres para o registro da ocorrência e entregue à Polícia Judiciária Civil para as demais providências.