Várzea Grande
Campanha nacional vai até dia 30 e Saúde de Várzea Grande segue busca ativa no grupo prioritário
Publicado em
28/05/2026por
Da RedaçãoA Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2026 está entrando na reta final, vai até o dia 30 de maio com foco em pessoas que integram o chamado ‘grupo prioritário’. Em Várzea Grande, as doses estão disponíveis em todas as 25 Unidades Básicas de Saúde, localizadas em pontos estratégicos da cidade. Além da oferta dos imunizantes na rotina das unidades, a secretaria municipal de Saúde segue com frentes de busca ativa, indo até órgãos públicos, bem como, via atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que estão diretamente envolvidos com as comunidades e reforçam a importância da prevenção junto às pessoas elegíveis dessa etapa. Dentro da iniciativa da busca ativa, na semana passada, as equipes da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica levaram as doses contra influenza para servidores públicos do grupo prioritário que trabalham na Câmara Municipal, na sede da Secretaria de Saúde, no 2º Comando Regional, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e no Centro de Convivência Vovô Zeid. Nestes locais, foram aplicadas 155 doses contra influenza.
Como as equipes sempre checam a carteira de vacinação, houve necessidade de outras doses para atualização do documento. Na Câmara de Vereadores foram aplicadas, 33 doses de dupla bacteriana (Dt) e 30 doses de hepatite B.
Conforme o Ministério da Saúde, integram os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e pessoas em situação de rua.
Como reforça a secretária de Saúde, Valéria Nogueira, a ação segue determinação do Ministério da Saúde, que prioriza a primeira etapa da campanha para pessoas consideradas de maior risco. “Tão logo haja determinação do Ministério da Saúde para liberar a vacinação para todos os públicos, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande estará ampliando a oferta nas unidades. Eu sempre destaco que a vacina é totalmente gratuita e é a melhor forma de prevenção. Nossa maior preocupação é com relação às crianças na primeira infância e os idosos, públicos-alvo da campanha e que está mais suscetível às complicações da influenza. O vírus está circulante e temos de adotar medidas para evitar a contaminação e a superlotação nas unidades de urgência e emergência”.
Várzea Grande
Várzea Grande inicia elaboração de Plano de Contingência para Situações de Risco e Desastres
Published
4 horas atráson
28/05/2026By
Da RedaçãoA Prefeitura de Várzea Grande realizou a primeira reunião para discutir a elaboração do Plano de Contingência para Situações de Risco e Desastres (Plancon), iniciativa pioneira que visa preparar o município para enfrentar desastres naturais e situações de emergência.
O plano deverá abranger ocorrências como alagamentos, incêndios florestais e criminosos, desastres aéreos e acidentes químicos. Durante o encontro, o Município e a Defesa Civil de Mato Grosso também discutiram os possíveis impactos do fenômeno El Niño em Várzea Grande e no Estado.
Conforme a prefeita Flávia Moretti, Várzea Grande sofre há décadas com problemas de alagamentos, mas, com ações efetivas e a criação do Comitê Contra Alagamentos, o Município tem trabalhado de forma preventiva e antecipada.
“Com essas ações, em parceria com as Defesas Civis Municipal e Estadual e demais órgãos envolvidos, vamos ampliar ainda mais o planejamento para garantir a segurança dos nossos munícipes”, destacou a prefeita.
O coordenador da Defesa Civil de Várzea Grande, Jovanil Flores, ressaltou que o Plancon é um documento estratégico que estabelece os procedimentos a serem adotados em casos de queimadas, enchentes, inundações e outros eventos adversos.
“A principal função é antecipar cenários de risco e preparar a cidade para enfrentar possíveis desastres, minimizando danos e reduzindo impactos negativos à saúde, ao meio ambiente e ao patrimônio público. Assim, conseguiremos oferecer respostas mais rápidas e eficientes”, afirmou.
O secretário adjunto de Defesa Civil de Mato Grosso, coronel BM Marcelo Augusto Reveles, ressaltou o compromisso do Estado em apoiar os municípios na gestão de riscos e no fortalecimento da rede de proteção.
“Esse é um compromisso que assumimos com o Município. Vamos oferecer apoio e atuar como parceiros para que Várzea Grande esteja cada vez mais preparada para enfrentar situações de emergência”, afirmou.
A promotora de Justiça Michelle de Miranda Rezende Villela Germano destacou a importância da iniciativa e elogiou o planejamento preventivo adotado pela gestão municipal.
“É algo novo e extremamente importante para o Município. Fico feliz em ver Várzea Grande atuando com planejamento e não apenas de forma emergencial, após os problemas acontecerem. Esse plano contempla diversas ações importantes em favor da população e do bem-estar animal”, pontuou.
Participaram da reunião o comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, major BM Anderson Rodrigo da Silva; o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton; o subsecretário de Viação e Obras, Juliano Machado; a chefe de gabinete da prefeita, Ana Helena; o secretário municipal de Defesa Social, inspetor GM Louriney Santos; o comandante da Guarda Municipal, inspetor GM Juliano Lemos; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon; a subsecretária de Assistência Social, Taynara Morais; a subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Cintia Serrano; e o coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso, 2º sargento bombeiro militar João Keney Felisberto.
Galeria de Fotos (17 fotos)
Várzea Grande
Semana do MEI fortalece apoio aos pequenos empreendedores em Várzea Grande
Published
19 horas atráson
27/05/2026By
Da RedaçãoCom mais de 40 mil empresas ativas e cerca de 20 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), Várzea Grande intensifica nesta semana o atendimento aos pequenos empresários para regularização, capacitação e abertura de novos negócios. O prazo para entrega da Declaração Anual do MEI termina no próximo dia 31 de maio.
Para ampliar o suporte aos empreendedores, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT), realiza, em parceria com o Sebrae, entre os dias 25 e 30 de maio, a Semana do MEI. A ação nacional oferece oficinas gratuitas, consultorias, mutirões de atendimento e orientações especializadas em três pontos da cidade.
De acordo com dados de 2025, o município possui 40.085 empresas ativas, sendo 20.181 registradas na categoria MEI, número que representa aproximadamente metade dos CNPJs ativos da cidade.
“A Semana do MEI foi planejada para aproximar os empreendedores dos serviços que podem transformar seus negócios. Ofereceremos orientação, capacitação e suporte para que os microempreendedores tenham mais segurança, crescimento e acesso às oportunidades. Nosso compromisso é fortalecer a economia local por meio do empreendedorismo”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa.
Segundo a secretária, além da programação especial da semana, a Sala do Empreendedor mantém atendimento permanente durante todo o ano em parceria com o Sebrae, oferecendo suporte para emissão de guias, parcelamentos, abertura de empresas, emissão de notas fiscais e orientação aos microempreendedores.
A analista técnica do Sebrae, Liliane Moreira, explica que a mobilização acontece simultaneamente em todo o país e reforça os serviços oferecidos aos microempreendedores.
“Estamos na 17ª edição da Semana do MEI, realizada em todo o Brasil. Aproveitamos o período final da declaração anual para auxiliar os empresários na regularização, parcelamentos, emissão de documentos e também oferecer oficinas voltadas à gestão, vendas, finanças e atendimento”, destacou.
Durante a programação, os empreendedores poderão acessar serviços como formalização do MEI, emissão de boletos DAS, emissão de comprovantes CCMEI/CNPJ, reenquadramento e baixa de empresas, renegociação de débitos, consultoria financeira para crédito e cadastro para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
Confira os locais e horários de atendimento ao MEI:
• Sala do Empreendedor de Várzea Grande
1º piso do Várzea Grande Shopping – Centro Sul
Atendimento de 25 a 30 de maio, das 10h às 17h.
• Praça Áurea Braz – Cristo Rei
Atendimento de 25 a 30 de maio, das 8h às 17h.
• Projeto Bem da Gente – Jardim Vitória Régia
Atendimento de 27 a 29 de maio, das 8h às 17h.
Galeria de Fotos (8 fotos)
Comarca de São José dos Quatro Marcos fortalece campanhas de Adoção Legal e Entrega Legal
Prefeitura revitaliza Praça da República com apoio financeiro da Câmara de Cuiabá
Gaeco apreende drogas, armas e mais de R$ 500 mil de facção em Sinop
Wilson Santos presidirá força-tarefa para readequar legislação da Lei do Transporte Zero em MT
Governo de MT lança programa Juntos Pela Saúde Plena para fortalecer a atenção primária nos municípios
Segurança
Homem com 14 passagens criminais é preso pela Polícia Militar por estupro de vulnerável
Policiais militares do 5º Batalhão prenderam um homem, de 36 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, na noite desta...
Polícia Civil lamenta morte de esposo da servidora Laides Alkmin
A Polícia Civil lamenta o falecimento do senhor Paulo Castilho de Paiva, esposo da escrivã, Laides Alkmin, lotada na Gerência...
Polícia Civil incinera cerca de 109 quilos maconha apreendidos em Alto Araguaia e região
A Polícia Civil apreendeu, nesta terça-feira (26.5), cerca de 109 quilos de maconha em uma empresa privada de Alto Araguaia....
MT
Brasil
Câmara dos Deputados aprova PEC pelo fim da escala 6×1
O texto segue para votação no Senado. A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), em dois turnos, a proposta...
Reforma sem bagunça: como organizar a obra em casa ou em seu negócio
Reformas organizadas ajudam a preservar materiais, otimizar o trabalho das equipes e reduzir impactos na rotina de moradores e empresas...
Comissão mista aprova aumento de 5,4% no piso salarial dos professores
Reajuste ainda precisa ser votado pelos Plenários da Câmara e do Senado A comissão mista que analisou a medida provisória...
Economia & Finanças
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá6 dias atrásDefesas Civis de Cuiabá e do Estado alinham ações preventivas contra queimadas para 2026
-
SEGURANÇA6 dias atrásOperação integrada entre as Forças de Segurança Pública resulta na recuperação de rebanho furtado em propriedade rural em Cocalinho
-
Saúde6 dias atrásDia da Pesquisa Clínica: Ministérios da Saúde e da Educação anunciam o financiamento de pesquisas aplicadas no SUS
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásSafra recorde cobre consumo nacional, mas acende alerta contra superoferta
-
Saúde6 dias atrásMinistério da Saúde e movimentos sociais definem propostas para Agenda 2030 da ONU
-
MATO GROSSO7 dias atrásGefron apreende 28 kg de drogas e gera prejuízo de R$ 541 mil ao crime organizado
-
Cuiabá7 dias atrásPrefeitura e Câmara alinham melhorias de infraestrutura para Passaredo, São Francisco e Lagoa Azul
-
Saúde5 dias atrásNo Rio de Janeiro, Lula e Padilha ampliam acesso à saúde especializada com entrega de 43 veículos para transporte de pacientes do SUS
