Várzea Grande
Estande de Várzea Grande é destaque na FIT Pantanal e atrai milhares de visitantes
Publicado em
06/06/2026por
Da RedaçãoA terceira noite da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2026), realizada nesta sexta-feira (5), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, confirmou o grande sucesso da participação de Várzea Grande no evento. Com um dos espaços mais movimentados da feira, o estande do Município tem atraído milhares de visitantes interessados em conhecer as potencialidades turísticas, culturais, gastronômicas, artesanais e da agricultura familiar várzea-grandense.
A participação é coordenada pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, sob a liderança da secretária Fabyane Nagazawa, que comemorou o reconhecimento do público e os resultados alcançados com a montagem e organização do espaço.
“Nosso estande, desde o primeiro dia, é um dos mais animados da feira. Ontem, praticamente não havia espaço para circular, tamanha a presença de visitantes. É muito gratificante ver as pessoas chegando, participando, conhecendo nossa cidade e aproveitando tudo o que preparamos. Isso demonstra que todo o trabalho e dedicação dos últimos meses valeram a pena”, destacou a secretária.
Segundo ela, a expectativa é de que o movimento seja ainda maior durante o fim de semana.
“Quem ainda não veio à FIT Pantanal precisa aproveitar. A feira está linda, com estandes incríveis, artesanato, gastronomia e agricultura familiar. E o estande de Várzea Grande está esperando todos para fazer fotos, participar das atrações, girar a roleta, degustar produtos dos nossos parceiros e conhecer um pouco mais da nossa cidade”, convidou.
O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Edu Sá, também ressaltou a grande procura pelo espaço e a visibilidade conquistada pelo Município.
“Chegamos ao terceiro dia da FIT Pantanal com o estande de Várzea Grande sendo um verdadeiro sucesso de público. Recebemos autoridades importantes, como o governador, presidentes de entidades e lideranças municipais, mas principalmente milhares de visitantes. Estamos mostrando que Várzea Grande evoluiu no turismo receptivo e que hoje é muito mais do que uma cidade de passagem. Estamos apresentando nossa cultura, religiosidade, gastronomia e nossos atrativos turísticos”, afirmou.
De acordo com o subsecretário, somente nos dois primeiros dias o espaço recebeu cerca de 10 mil visitantes.
“Com o aumento do público previsto para os próximos dias, acreditamos que esse número será amplamente superado”, acrescentou.
A participação de Várzea Grande também recebeu elogios do deputado estadual Júlio Campos, que visitou o estande e destacou o potencial turístico do Município.
“Quero parabenizar a Prefeitura de Várzea Grande, a prefeita Flávia Moretti, a Secretaria de Turismo e toda a equipe pelo sucesso deste estande. Está muito bonito, muito visitado e com uma fila enorme de pessoas querendo conhecer e provar os produtos da nossa cidade. Várzea Grande possui uma rede hoteleira importante e atrativos como a tradicional Rota do Peixe, com alguns dos melhores restaurantes e peixarias de Mato Grosso. É uma participação que merece destaque”, declarou.
AGRICULTURA FAMILIAR GANHA VISIBILIDADE
Outro grande destaque da FIT Pantanal é a presença dos produtores da agricultura familiar de Várzea Grande, que estão expondo seus produtos e fortalecendo a divulgação do trabalho desenvolvido no município.
Representando a Cooperativa dos Produtores de Várzea Grande (COOPEVEG), o agricultor familiar Ederson Zucchetto destacou a importância da feira para ampliar a visibilidade da produção local.
“A participação da COOPEVEG é muito importante para mostrar o trabalho da cooperativa para todo o Estado. A cada ano estamos crescendo, ampliando nossas entregas para as escolas municipais e estaduais e fortalecendo nossos cooperados. Eventos como este ajudam a divulgar nosso trabalho e impulsionar ainda mais esse crescimento”, afirmou.
Também presente na feira, o produtor rural José Catarino destacou a relevância do evento para valorizar a produção familiar.
“É muito importante participar de um evento desse porte porque conseguimos divulgar nosso trabalho. Estamos há 28 anos na atividade apícola, já na terceira geração da família, e ter esse espaço para apresentar nossa produção é motivo de muito orgulho. Somos gratos ao apoio da Prefeitura, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e de todos que incentivam e fortalecem nossa atividade”, ressaltou.
CULTURA VÁRZEA-GRANDENSE ENCANTA VISITANTES
A programação cultural da noite levou ao palco dois grupos tradicionais de Várzea Grande, que emocionaram o público e apresentaram a riqueza das manifestações culturais do Município.
O grupo Raízes de Santo Antônio apresentou sua tradicional quadrilha estilizada. O presidente Carlos Eduardo explicou que o projeto reúne atualmente 44 integrantes entre dançarinos e equipe de apoio.
“Somos um grupo jovem, com quatro anos de existência, mas que vem crescendo e fortalecendo a cultura popular. Nosso objetivo é levar a tradição das festas juninas para além do convencional, apresentando espetáculos que valorizam nossa identidade cultural e movimentam a economia criativa da cidade”, destacou.
Já o grupo de siriri Primos e Primas também levou ao palco a tradição mato-grossense. O coreógrafo Maximiano Bruno Ribeiro falou sobre a preparação dos integrantes.
“É uma emoção muito grande representar a cultura local em um evento tão importante. Temos ensaios semanais, muito comprometimento dos dançarinos e dos voluntários para apresentar um trabalho de qualidade. Estar aqui mostrando nossa cultura é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.
ARTESANATO LEVA A IDENTIDADE DE VÁRZEA GRANDE À FIT
As tradicionais rendeiras e artesãs de Várzea Grande também têm conquistado a atenção dos visitantes. Os trabalhos desenvolvidos pela Associação Tece Arte representam uma das mais importantes expressões culturais do Município. A presidente da associação, Gilaine Maria, comemorou os resultados alcançados já nos primeiros dias da feira.
“A FIT Pantanal superou todas as nossas expectativas. Já no primeiro dia conseguimos realizar vendas e o movimento continua crescendo. Para nós, é uma vitrine fundamental para divulgar nossa cultura, nossa identidade e mostrar que o artesanato de Várzea Grande é único. É um orgulho muito grande participar deste evento”, destacou.
PROGRAMAÇÃO SEGUE NO FIM DE SEMANA
A FIT Pantanal segue até domingo (7), com uma extensa programação voltada ao turismo, cultura, gastronomia, agricultura familiar e negócios. A Prefeitura de Várzea Grande reforça o convite para que a população visite a feira e conheça de perto as atrações preparadas pelo Município.
“Venham prestigiar a FIT Pantanal e visitar o estande de Várzea Grande. Estamos de portas abertas para receber todos com muita alegria, mostrando o que nossa cidade tem de melhor”, finalizou a secretária Fabyane Nagazawa.
Galeria de Fotos (32 fotos)
Várzea Grande
Prefeitura avança nas obras preparatórias para construção da nova Maternidade de Várzea Grande
Published
1 hora atráson
06/06/2026By
Da RedaçãoA Prefeitura de Várzea Grande segue avançando nos procedimentos necessários para viabilizar a construção do novo Hospital e Maternidade do município. Entre as medidas previstas está a realização das adequações no terreno onde a unidade será construída. A terraplanagem da área já está em andamento, etapa considerada fundamental para o cumprimento das exigências técnicas estabelecidas no convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde.
Na semana passada, foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 125/2026, que autoriza a inclusão de R$ 5,8 milhões no orçamento municipal destinados à área da saúde.
De acordo com o superintendente de Obras da Saúde, Michael Alves, os recursos necessários para a execução dessas intervenções já estão garantidos pela prefeita Flávia Moretti e integram a contrapartida municipal exigida para a implantação do projeto.
“Trata-se de uma contrapartida do Município para a execução da obra da maternidade. O convênio firmado entre a Caixa e o Ministério da Saúde prevê, como pré-requisito, que a Prefeitura disponibilize o terreno e realize as adequações necessárias para garantir as condições adequadas à continuidade da obra da unidade”, explicou.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destacou que a gestão está empenhada em cumprir todas as etapas exigidas para assegurar o andamento do projeto e a concretização de um investimento considerado estratégico para a saúde pública de Várzea Grande.
“A construção da nova maternidade é uma das prioridades da gestão. Estamos trabalhando de forma integrada para atender a todas as exigências técnicas e legais, garantindo que o projeto avance com segurança e responsabilidade. Essa unidade representará um importante reforço na assistência materno-infantil, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo mais qualidade e dignidade às mães várzea-grandenses”, afirmou a secretária.
A futura maternidade é considerada uma obra estruturante para a rede municipal de saúde e deverá fortalecer o atendimento especializado às gestantes, puérperas e recém-nascidos, contribuindo para a ampliação e qualificação dos serviços ofertados à população.
Com a execução das adequações previstas e a garantia da contrapartida municipal, a Prefeitura avança no cumprimento das exigências do convênio, consolidando mais uma etapa para a concretização de um dos mais importantes investimentos da área da saúde em Várzea Grande.
Várzea Grande
Teste do Pezinho completa 50 anos e reforça importância do diagnóstico precoce em Várzea Grande
Published
4 horas atráson
06/06/2026By
Da RedaçãoHoje, 6 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data que reforça a importância da triagem neonatal biológica, popularmente conhecida como Teste do Pezinho.
A primeira triagem neonatal da América Latina foi realizada pelo Instituto Jô Clemente, antiga APAE de São Paulo, em 1976, possibilitando o diagnóstico precoce da fenilcetonúria em recém-nascidos.
Ao longo dessas cinco décadas, muitos avanços foram conquistados. Atualmente, o Teste do Pezinho é um direito de todos os recém-nascidos vivos, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do exame, é possível detectar diversas doenças genéticas e metabólicas que podem comprometer o desenvolvimento e a qualidade de vida dos bebês.
Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), o SUS realiza a triagem das seguintes doenças:
- Fenilcetonúria;
- Hipotireoidismo congênito;
- Fibrose cística;
- Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias;
- Hiperplasia adrenal congênita;
- Deficiência de biotinidase;
- Toxoplasmose congênita.
A Triagem Neonatal tem papel fundamental na prevenção de alterações no desenvolvimento físico e mental dos recém-nascidos, reduzindo o risco de deficiência intelectual, complicações graves e até mesmo óbitos precoces.
Conforme explica a secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, a recomendação do Ministério da Saúde é que a coleta da primeira amostra seja realizada após 48 horas do nascimento. O prazo ideal para a realização do exame vai até o quinto dia de vida do bebê, devido às características das doenças investigadas e à necessidade de início rápido do tratamento.
“Esse teste é extremamente importante para o diagnóstico precoce de doenças graves, que podem causar morte ou sequelas permanentes. Com a identificação precoce, é possível adotar medidas terapêuticas que melhoram significativamente a qualidade de vida da criança e de toda a família”, destaca a secretária.
Mãe do pequeno Antony, Carla Daniele Arouche realizou o exame na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Lago e elogiou o atendimento.
“Foi tudo muito tranquilo. A gente fica com dó porque o bebê chora, mas é um choro pela vida. O exame é extremamente importante e, felizmente, de fácil acesso”, relatou.
Onde fazer?
Em Várzea Grande, o Teste do Pezinho pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
De acordo com a pediatra e coordenadora da equipe médica da Maternidade Municipal de Várzea Grande “Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo”, Dra. Gabriela Zandonaide Dorileo, a maioria dos recém-nascidos recebe alta hospitalar com cerca de 48 horas de vida e é orientada a procurar a UBS para realizar o exame.
“Realizamos o teste nos bebês que, por algum motivo, permanecem internados por mais de três dias na unidade”, explica.
Os recém-nascidos que apresentam resultados alterados, ou seja, fora dos valores de referência, são reconvocados para exames confirmatórios por meio da Busca Ativa. Esse acompanhamento é fundamental para prevenir complicações decorrentes das doenças identificadas e garantir o início rápido do tratamento.
Polícia Militar prende dois faccionados e resgata vítima de sequestro e tortura em Aripuanã
Polícia Militar prende dois faccionados e resgata vítima de sequestro e tortura em Aripuanã
Força Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
Segurança
Polícia Militar prende dois faccionados e resgata vítima de sequestro e tortura em Aripuanã
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois faccionados, de 22 e 26 anos, pelos crimes de lesão, sequestro e...
Força Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
Policiais militares da Força Tática do 1º Comando Regional prenderam um homem, de 24 anos, por porte ilegal de arma...
Polícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
Mais de meia tonelada de maconha foram incineradas pela Polícia Civil de Mato Grosso, na manhã deste sábado (6.6), no...
MT
Brasil
Motta espera que a redução da jornada de trabalho entre em vigor no segundo semestre
Entre as prioridades para as próximas semanas, Motta destacou medidas voltadas para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais O...
Após professores, garis, médicos e outros esperam por votação de piso salarial
Piso para o magistério foi aprovado na terça-feira Nas últimas semanas, o Plenário do Senado virou palco de uma mobilização...
Câmara dos Deputados aprova PEC pelo fim da escala 6×1
O texto segue para votação no Senado. A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), em dois turnos, a proposta...
Economia & Finanças
Mais Lidas da Semana
-
Economia & Finanças5 dias atrásPetrobras implementa desconto no diesel
-
Economia & Finanças5 dias atrásMercado financeiro eleva previsão da inflação para 5,09% este ano
-
MATO GROSSO6 dias atrásCorpo de Bombeiros combate incêndio em terreno urbano e atende vítima de acidente de trânsito
-
Brasil5 dias atrásMotta espera que a redução da jornada de trabalho entre em vigor no segundo semestre
-
Várzea Grande5 dias atrásColisão envolvendo sete veículos deixa dois feridos na Estrada da Guarita, em Várzea Grande
-
Brasil5 dias atrásApós professores, garis, médicos e outros esperam por votação de piso salarial
-
JUSTIÇA4 dias atrásDemocracia radical e soberania: Márcia Tiburi é a convidada do programa Magistratura e Sociedade
-
Várzea Grande7 dias atrásCentro de Educação Infantil passa por dedetização neste sábado
