Connect with us

CIDADES

Prefeitura de Sinop beneficia mais de 160 famílias com mutirão do Cadastro Único no Sabrina II

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou neste sábado (30), no Centro de Convivência Maria José de Oliveira Barbosa “Dona Zezé”, no Residencial Sabrina II, mais uma edição do mutirão do Cadastro Único. A ação superou a marca de 160 atendimentos, levando à população serviços essenciais de assistência social, saúde e inclusão em programas sociais do Governo Federal.

Além da atualização e inclusão cadastral no Cadastro Único, a mobilização ofertou atendimentos na área da saúde, com vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas médicas e pesagem obrigatória para beneficiários do Bolsa Família. A população também teve acesso a orientações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e atendimento da Águas de Sinop para inclusão na tarifa social de água.

A iniciativa teve como principal objetivo atender famílias com o Cadastro Único desatualizado há mais de 24 meses, evitando bloqueios ou suspensão de benefícios sociais e ampliando o acesso aos serviços públicos. A ação também integrou as comemorações pelos 25 anos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O coordenador do Cadastro Único e do Bolsa Família em Sinop, Ivan Altíssimo, destacou que a estratégia de descentralizar os atendimentos e promover mutirões em horários alternativos tem ampliado o alcance da assistência social no município.

“Encerramos o mês de maio com três ações muito importantes, realizadas no CRAS Boa Esperança, CRAS Palmeiras e no Centro de Convivência Dona Zezé, totalizando mais de 800 atendimentos. Foram centenas de famílias impactadas positivamente, com acesso ao Cadastro Único, atendimento médico, serviços da Águas de Sinop e orientações do INSS. Nosso objetivo é garantir que as famílias mantenham seus dados atualizados e não tenham prejuízos nos benefícios sociais”, ressaltou.

Segundo o coordenador, muitos usuários aproveitam os mutirões realizados aos sábados para regularizar a situação cadastral, especialmente aqueles que não conseguem comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) durante a semana devido à jornada de trabalho. “A assistência social tem esse compromisso de aproximar os serviços das famílias. Temos percebido um retorno muito positivo dos usuários, que agradecem pela oportunidade de atualizar o cadastro ou até mesmo fazer a inclusão no sistema em um horário acessível”, acrescentou.

Somadas as três ações promovidas neste mês de maio — nos CRAS Boa Esperança, Palmeiras e no Centro de Convivência Dona Zezé — a Prefeitura de Sinop contabiliza mais de 800 atendimentos, reforçando o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços públicos e garantir a manutenção dos benefícios sociais às famílias que mais precisam.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook

CIDADES

Prefeitura de Sinop lança Tenda Lilás para acolhimento de mulheres em eventos com grande público

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), lançou durante a Exponorte 2026 a Tenda Lilás, um espaço voltado ao acolhimento e atendimento de mulheres em eventos com grande circulação de pessoas. A tenda foi lançada na sexta-feira (29) e funcionou no parque empresarial Interpark durante o último fim de semana da feira.

Segundo a coordenadoria, a proposta é que a estrutura passe a integrar todos os eventos festivos promovidos no município que contem com grande presença de público. O objetivo da Tenda Lilás é oferecer apoio às mulheres que se sintam coagidas, assediadas ou vítimas de qualquer tipo de violência durante os eventos.

O espaço ofereceu acolhimento, orientação e encaminhamento para situações que envolvam violência contra a mulher, além de funcionar como ponto de apoio para mulheres que necessitem de atendimento ou auxílio imediato.

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Sinop, professora Branca, destacou que a proposta surgiu da necessidade de ampliar a segurança das mulheres nos espaços de entretenimento do município. “É uma proposta da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, para que todos os eventos festivos com grande presença de público contem com essa tenda. O objetivo é acolher as mulheres, oferecer segurança e orientação para aquelas que participam dos eventos com suas famílias e filhos. Nós queremos que as mulheres saibam que existe um espaço preparado para prestar apoio caso elas se sintam ameaçadas, coagidas ou sofram qualquer situação de violência”, afirmou.

A coordenadora também ressaltou que a iniciativa busca fortalecer as ações de combate à violência contra as mulheres e ampliar a sensação de segurança nos eventos públicos do município. “A proposta da Tenda Lilás é contribuir para o enfrentamento da violência contra as mulheres e também ajudar na redução dos casos de feminicídio. Nós escolhemos a Exponorte para realizar esse lançamento porque é um evento com grande circulação de pessoas e porque queremos mostrar que as mulheres não estão sozinhas. O Poder Público Municipal possui essa preocupação e entende a importância de criar mecanismos de acolhimento e proteção para que as mulheres se sintam seguras em nossa cidade”, declarou.

Segundo a professora Branca, a participação da sociedade também possui papel importante para o fortalecimento da iniciativa e para a construção de uma rede de proteção mais eficiente no município. “Sinop é uma cidade jovem e nós precisamos unir esforços para combater os índices de violência contra as mulheres. Tenho certeza de que a população, as famílias e toda a sociedade irão apoiar essa proposta. Quanto maior for a conscientização, maior será a nossa capacidade de reduzir os casos de violência e feminicídio no município”, ressaltou.

De acordo com a CPPM, a Tenda Lilás deve permanecer como ação permanente nos principais eventos públicos da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Exponorte encerra programação histórica com recorde de público

Published

on

A Prefeitura de Sinop apoiou a realização da Exponorte 2026, que encerrou sua programação no último domingo (31) e ficou marcada na história do município, principalmente pelas atrações nacionais que reuniram multidões. O evento também contou com a parceria da administração municipal na mobilização da entrada solidária, que possibilitou a arrecadação de alimentos a serem destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Realizada entre os dias 22 e 31 de maio, a festa atraiu milhares de visitantes de Sinop e de toda a região. No primeiro final de semana — que contou com shows de Gusttavo Lima, Nattan, Matheus & Kauan e Bruno & Marrone — estiveram presentes cerca de 100 mil pessoas. Já no segundo final de semana — com apresentações de Henrique & Juliano, Mato Grosso & Mathias, Léo Foguete, Luan Santana e Juntô Deu Moda — o público chegou a 130 mil pessoas.

Para o prefeito Roberto Dorner, o sucesso da edição reforça a importância da Exponorte para o desenvolvimento econômico e turístico. “Sinop está de parabéns. Essa festa tem trazido uma movimentação econômica muito grande para a nossa cidade. A Exponorte, a cada ano, vem melhorando e a gente vê a quantidade de pessoas que vem prestigiar essa festa. Tem gente de vários municípios da região e, com isso, nossa economia ganha muito. Todos os organizadores estão de parabéns, a Prefeitura, os empresários, e aí está o resultado: uma festa maravilhosa para as pessoas assistirem aos shows gratuitamente”, destacou.

Paulinho Abreu, vice-prefeito, ressaltou os impactos sociais e econômicos promovidos pelo evento. “Além da questão social, com a arrecadação de alimentos, há também a geração de emprego e renda, movimentando o nosso comércio, além de proporcionar ótimos shows nacionais para que a família sinopense possa participar de forma gratuita. A Exponorte já está sendo conhecida em todo o país como um grande evento. Com a contribuição da Prefeitura, do Governo do Estado e de todos os parceiros, só temos a agradecer aos envolvidos pela organização”, afirmou.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, os alimentos arrecadados por meio da entrada solidária serão destinados às famílias que mais precisam. “Estamos aqui para agradecer às pessoas que vieram, aproveitaram os shows e trouxeram o seu quilo de alimento para doação. O balanço geral vai levar alguns dias para fazermos, pois faremos algo muito transparente. Queremos que a população verifique qual foi o número arrecadado e como faremos a distribuição. Os alimentos irão principalmente aos nossos CRAS, que atendem vários bairros do município, além das entidades que fornecem alimentação”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Sinéia Abreu.

Público aprova retomada da Exponorte

A programação diversificada, marcada principalmente pelos grandes shows nacionais, atraiu visitantes de diversos municípios da região e recebeu avaliação positiva do público presente. “Foi muito bom ter voltado novamente esse evento. A gente estava precisando”, afirmou Rosa Lima.

“Estou achando uma festa muito boa para toda a região, para Sinop e para todo o Mato Grosso. Viemos assistir ao show de Henrique & Juliano, eu, minha esposa Ângela e meu cunhado”, disse Rodrigo Martins.

Mini Fazenda encanta crianças e famílias

O estande da Prefeitura de Sinop contou com a Mini Fazenda, que recebeu grande fluxo de visitantes durante toda a programação e se consolidou como uma das atrações mais procuradas pelas famílias. “Eu vim trazer a família para passear. Eles estavam me cobrando a semana toda para vir conhecer a Mini Fazenda. Meu filho adora animais pequenos. Realmente muito interessante, muito legal mesmo”, relatou Guilherme Souza.

“Eu vim com meu esposo e meu filho e estou achando superlegal. Assim que entrei, já vim aqui nesse espaço. Achei muito interessante porque todas as crianças gostam, e até a gente que é adulto. Somos apaixonados por bois, animais e coelhos. Estou adorando”, comentou Camila Silva.

Vindos de Guarantã do Norte – MT, Kathleen Bittencourt e a família aproveitaram a programação durante vários dias. “Nós somos de Guarantã. Viemos trazer essa princesinha para conhecer a Mini Fazenda, ver os bois e aproveitar muito. Nós vamos ficar aqui até domingo. É maravilhoso ter eventos assim, movimenta muito a cidade, traz bastante coisa diferente e o povo fica bem animado”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell, colaborou Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262