Connect with us

MATO GROSSO

Últimos espetáculos da 16ª Mostra de Dança serão apresentados neste fim de semana em Cuiabá

Publicado em

Os dois últimos espetáculos do ciclo da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso serão apresentados neste fim de semana, no Cine Teatro Cuiabá. ‘Bodas de Cinderela’ e ‘Divertissement’ são as atrações do evento, que traz opção de cultura e lazer para adultos e crianças, nos dias 27 e 28 de abril. A programação nestes dias inclui o lançamento da 17ª Mostra de Dança de Mato Grosso, com atividades previstas para iniciar no próximo mês.

O ciclo de atividades da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso iniciou em 2023, com recursos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Ao todo, o evento incluiu capacitações, oficinas, exibição de filmes, exposição de artes visuais, apresentações culturais, intercâmbio de artistas e show de Carlinhos de Jesus, entre outras ações. 

“A Mostra de Dança é um evento artístico tradicional, que valoriza a produção cultural de Mato Grosso e traz oportunidades para a população conhecer e se encantar com essa bela expressão artística, que é a dança”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Neves.

Sobre a próxima edição da Mostra de Dança, com início previsto para maio, o diretor da Companhia das Artes e Associados (Cidarta), Kelson Panosso, destaca que o evento manterá as ações realizadas em 2023 e incluirá outras novas.  

“Nesta edição, incluiremos conferências e seminários sobre empreendedorismo na dança, e qualificação de profissionais e professores. As apresentações artísticas, atividades de formação, intercâmbio e mostra de videodança terão continuidade, assim como a parceria com o movimento hip hop”, adianta.

Programação do fim de semana

Os espetáculos ‘Bodas de Cinderela’ e ‘Divertissement’ serão apresentados no sábado (27.04) e domingo (28.04), respectivamente, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. A entrada terá cobrança de ingresso social, equivalente a dois quilos de alimentos não perecíveis.

‘Bodas de Cinderela’ é um espetáculo infantil, que conta com crianças no elenco e apresenta o imaginário dos personagens Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, Ariel e Bela.

O espetáculo ‘Divertissement’ traz bailarinos convidados e exibe diferentes modalidades da dança, como o balé clássico, jazz, dança de rua, dança do ventre, contemporânea e danças populares.

Entre os artistas estão Liana Vasconcelos e Alyson Trindade, bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além deles, participam dançarinos e grupos com atuação em Mato Grosso: Emilly Brito (Poxoréu), alunos da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste, Cia de Arte e Dança Yasmine Amar, Cia de Jazz Gisele Moreno, D`Santos Cia de Dança, Grupo de Dança Lambadeiros de Elite, Instituto Digoreste, Cia de Dança Rodinei Barbosa, Cia Zoukbrasa, Agaphis Escola de Dança, Escola Dance Cuiabá, Dreams Ballet, Legato Studio de Dança e Escola do Grupo Caroline.

Outra programação da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso é uma moção de aplausos para 70 artistas e personalidades que se destacam no segmento. O evento será na segunda-feira (29.04), às 19h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A data marca, ainda, a comemoração do Dia Internacional da Dança e Dia Estadual da Dança.

A Mostra de Dança de Mato Grosso conta também com parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e apoio do Goiabeiras Shopping, Cine Teatro Cuiabá, Associação de Dança de Salão Cuiabana (Adasc), Assembleia Social e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. (Com informações da assessoria)

Serviço |  16ª Mostra de Dança de Mato Grosso

Espetáculo Bodas de Cinderela
Sábado (27.04)

Espetáculo Divertissement
Domingo (28.04)

Horário: 19h
Local: Cine Teatro
Entrada: 2 kg de alimentos não-perecíveis

Mais informações: Instagram @cidartaoficial e (65) 99943-7748

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever no Festival Estudantil Temático de Trânsito até 25 de maio

Published

on

Estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso têm até o dia 25 de maio para se inscrever na 19ª edição do projeto Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) 2024, promovido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As inscrições devem ser feitas via formulário, diretamente no site oficial do evento.

A expectativa dos organizadores é superar a última edição do Fetran, que apresentou mais de 100 espetáculos em dez cidades-polo, levando para os palcos mais de 3 mil estudantes e uma plateia de 15 mil pessoas.

Nesta edição, os participantes serão divididos em quatro categorias, sendo a infantil (1° ao 6° ano), infanto juvenil (7° ao 9° ano), juvenil (ensino médio profissionalizante e EJA), além de estudantes da Educação Especial. As inscrições estão ocorrendo no mês em que são realizadas campanhas de conscientização para acidentes de trânsitos, o Maio Amarelo.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Fetran sensibiliza, por meio da arte, crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores. “Além disso, contribui para estabelecer o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar”, observou.

Conforme o secretário, o evento também reforça o compromisso de transformar atitudes e salvar vidas, além de promover a inclusão entre os estudantes. “Em todas as edições foi grande a participação de estudantes de escolas que atendem o público-alvo da educação especial”, completou o secretário.

Para o coordenador do projeto na PRF, inspetor Enéias Cavalcante da Silva, o Fetran apresenta diversos impactos positivos na sociedade, como a redução de acidentes.

“Os estudantes também têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, criatividade e outras competências associadas à produção teatral, bem como para sua vida”, disse.

Na avaliação do inspetor, é perceptível em alguns municípios onde outras edições do festival aconteceram, que houve uma mudança significativa no comportamento dos usuários das vias, a exemplo o uso do capacete pelos motociclistas.

“O Fetran é um projeto educacional voltado para a conscientização sobre questões relacionadas ao trânsito, então, os temas a serem abordados são sugeridos com base nos assuntos elencados no Código de Trânsito Brasileiro”, ressaltou.

Etapas do Fetran 2024

O Fetran 2024 terá seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual. Os vencedores de cada uma das etapas regionais terão a oportunidade de competir na etapa estadual, que será realizada em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá. Os vencedores ganharão troféus, medalhas e produtos eletrônicos.

Confira o cronograma:

Etapa Aricá Mirim: Campo Verde – 3 de junho a 7 de junho
Etapa Araguaia: Primavera do Leste – 17 de junho a 21 de junho
Etapa Guaporé: Campo Novo do Parecis – 12 de agosto a 16 de agosto
Etapa Várzea Grande: Várzea Grande – 26 de agosto a 30 de agosto
Etapa Teles Pires: Sorriso – 9 de setembro a 13 de setembro
Etapa Estadual: Cuiabá – 23 de setembro a 26 de setembro

Fetran 

O festival foi criado pela PRF, em Mato Grosso, no ano de 2004, e já se expandiu para mais de dez estados. Além do apoio da Seduc, também conta com apoio do Departamento Estadual de Transito (Detran-MT).
 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Brasil

Bombeiros e cães farejadores de MT iniciam operações no Rio Grande do Sul na segunda-feira (06)

Published

on

O Governo de Mato Grosso enviou, neste sábado (04.05), equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) com mergulhadores, operadores de desastres e cães farejadores para auxiliarem nas operações de resposta às chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul. As equipes começam a atuar na segunda-feira (06.05).

“Estamos levando especialistas para realizarem um trabalho similar ao apoio que prestamos no ano passado, quando o Estado também sofreu com inundações. Estaremos junto aos bombeiros de outros estados, sob coordenação do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, e vamos nos basear, inicialmente, em Porto Alegre, que nestes últimos dias tem sido muito afetada pelas chuvas”, explicou o comandante-geral dos CBMMT, coronel Alessandro Borges.

Os militares se reuniram com o comandante-geral no 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Cuiabá, neste sábado, para alinhamento estratégico das ações. A previsão é de que os bombeiros cheguem no Rio Grande do Sul neste domingo (05), iniciando as operações na segunda-feira.

Foram enviados 11 militares de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Lucas do Rio Verde. As equipes contam com mergulhadores e operadores de desastres, além de dois cães farejadores, Bela e Maya, que atuaram na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

“Nossos bombeiros estão indo com uma estrutura completa, de modo que as equipes sejam autossuficientes. Além de equipamentos fundamentais para as ações operacionais, os militares também levam alimentação, barracas e medicamentos”, afirmou o comandante-geral, coronel Alessandro Borges.

Os militares estão equipados com gerador, barraca, cilindros de ar, boias, coletes salva vidas, serrotes, enxadas, picaretas, rádios para comunicação e drones. As equipes ainda contam com cinco viaturas, dois barcos e um jet ski.

Apoio do Ciopaer

Na sexta-feira (03.05), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também enviou uma equipe para auxiliar nas operações de resposta aos desastres. O helicóptero, dois pilotos e três tripulantes vão atuar nas ações sob coordenação da aviação do Rio Grande do Sul. Esses agentes possuem ampla experiência em buscas, resgates e salvamentos.

Desastre no RS

Segundo a atualização deste sábado da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são 300 municípios afetados e 422,3 mil pessoas atingidas pelas chuvas. Mais de 32,6 mil pessoas estão desalojadas, 9,5 mil estão em abrigos, 74 estão feridas. Outras 67 pessoas estão desaparecidas. São 57 óbitos contabilizados.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana