Connect with us

Várzea Grande

Conselho Tutelar do Jardim Glória informa novo contato para plantões

Publicado em

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente – unidade do Jardim Glória, em Várzea Grande, informa seu novo número de celular para contato em plantões noturnos e de finais de semana, o (065) 98155-0683, enquanto o número habitual de contato com a população para dias de semana em horário comercial, permanece inalterado: (065) 3684-2002.

As demais unidades do órgão também mantêm os mesmos números de contato, tanto para o atendimento convencional quanto para os plantões.

O horário de atendimento nos Conselhos Tutelares do município é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Em casos de emergência fora desse horário, incluindo finais de semana, feriados e pontos facultativos, o atendimento é realizado pela unidade de plantão designada para o respectivo dia, das 18h às 8h do dia seguinte.

O Conselheiro Tutelar, Felipe Almeida, que atua na unidade do Cristo Rei, destacou a importância de se manter atualizada as escalas de plantão de cada unidade uma vez que as pessoas, que necessitam de atendimento no período noturno, muitas vezes acabam ligando para o número de unidade que não está escalada para o plantão do dia, e acaba procurando outros meios.

“Nesta quinta-feira, por exemplo, o Conselheiro Tutelar que estará de plantão é da unidade do bairro Cristo Rei, então a partir das 18 horas o nosso telefone (065) 98464-5766 estará ligado até às 8 horas da manhã desta sexta-feira, para o atendimento às pessoas que precisarem de nosso auxílio e trabalho. Já na sexta-feira o plantão será da unidade do Jardim Glória e depois do Centro”, explicou o conselheiro.

Felipe Almeida lembra que todos os órgãos que mais acionam o Conselho Tutelar, a exemplo das Secretarias de Saúde, de Segurança Pública e de Educação têm os números das três unidades do Conselho Tutelar, e todas as mudanças são informadas para que a população tenha acesso a essas informações.

Já a conselheira Silvia Solon, da unidade do Jardim Glória, disse que a comunidade ainda não percebeu ou registrou a mudança de número que está sendo usado, especificamente, no plantão noturno, e por isso está tendo dificuldade de fazer o contato. “É importante que gravem esse novo número de celular que estamos utilizando e que tenham também conhecimento dos dias de escalas de cada unidade. É necessário também essa divulgação para que a informação chegue àqueles que necessitam de nosso trabalho. Estamos aqui para atender a comunidade”, afirmou.

Confira abaixo os contatos de telefone dos Conselhos Tutelares de Várzea Grande para atendimento em horário comercial e de atendimento de emergência noturno e finais de semana:

Conselho Tutelar – Unidade Centro – atendimento horário comercial: (065) 3688-3606. Atendimento noturno: (065) 98464-6294.

Conselho Tutelar – Unidade Cristo Rei – atendimento horário comercial: (065) 3688-3608. Atendimento noturno: (065) 98464-5766.

Conselho Tutelar – Unidade Jardim Glória – atendimento horário comercial: (065) 3684-2002. Atendimento noturno: (065) 98155-0683.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Várzea Grande

Moradores do bairro Cristo Rei recebem ação do Cadastro Único nesta quarta-feira 

Published

on

Essa ação contará com apoio do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Cristo Rei e da Secretaria de Saúde, que estará com atendimento psicossocial.

Equipes da Secretaria de Assistência Social – que atuam no setor do Cadastro Único – estarão nesta quarta-feira (24), realizando o atendimento às famílias que residem no bairro Cristo Rei e regiões circunvizinhas.  Os trabalhos estarão concentrados em um espaço na Igreja da Bênção, localizado no Jardim União. A ação será realizada das 08 às 11 horas. 

É importante que o morador tenha em mãos as documentações pessoais e comprovante de endereço. É importante também que qualquer mudança – seja de endereço ou de número de celular – sejam comunicados à equipe do Cadastro Único, pois dessa forma os dados serão atualizados, caso contrário, os beneficiários correm risco de terem o benefício suspenso.

Como destaca a coordenadora do Cadastro Único, Elizangela Ferreira Arantes, essa ação tem por objetivo fazer a busca ativa das famílias inscritas no programa, e que por um motivo ou outro estão com inconsistência cadastral, bem como a atualização e inserção de novas famílias para que também tenham acesso aos programas sociais, seja do Governo Federal, Estadual ou Municipal.  

A coordenadora informa ainda que nesta ação, a equipe do Cadastro Único terá apoio, dos servidores do Centro de Referência em Assistência Social CRAS, unidade Cristo Rei, e de uma equipe da Secretaria de Saúde que estará realizando atendimento psicossocial das famílias que forem até o local. 

AÇÃO ITINERANTE – Desde o mês de junho do ano passado a secretaria de Assistência Social vem fazendo ações itinerantes todas as semanas em uma localidade diferente, fazendo a busca ativa das famílias que estão com inconsistência cadastral, e também as inscrições de novos beneficiários e que necessitam de auxílio social.  É importante que as famílias cadastradas estejam com os dados atualizados, pois qualquer alteração, como mudança de endereço, telefone e até cidade, pode inviabilizar a busca, e acesso a qualquer benefício. 

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, enfatiza a importância da atualização cadastral a cada dois anos. “O objetivo da ação realizada pela equipe do Cadastro Único é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades do programa e com isso estão perdendo os seus benefícios, por isso manter os dados atualizados é fundamental para garantir a elegibilidade de benefícios”, alertou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua no incentivo à leitura

Published

on

Nos encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além do estímulo à leitura, as crianças estão sendo também estimuladas a ampliar a capacidade criativa, seja por meio das pinturas, artesanatos e até a iniciação na arte cênica.

No polo Jardim Esmeralda, por exemplo, os participantes apresentaram uma peça de teatro com fantoches, para lembrar do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. O tema escolhido foi o mundo encantado de Monteiro Lobato, retratado no clássico “Sitio do Picapau Amarelo”.

“Os nossos participantes não só aceitaram a proposta do tema, como entraram de cabeça no processo de criação e montagem dos personagens. Além disso, cada um teve que estudar as falas e desenvolver a imaginação”, destacou a orientadora social Renita Barros.

Ele disse ainda que as mães das crianças foram convidadas a participarem do teatro e que muitas ficaram encantadas com o desenvolvimento dos filhos, algumas não seguraram as lágrimas. “Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação desse hábito, deve começar dentro de casa. O que fazemos nos nossos encontros é somente permitir que elas trabalhem os seus próprios sentimentos”.

A coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido por todas as orientadoras sociais do município, em especial, as que atuam com grupos de crianças e adolescentes. “Elas não medem esforços para atender as nossas crianças, e o resultado não poderia ser melhor. A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande tem se tornado referência em diversas áreas de atuação, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com certeza é um dos que fazem a diferença”, comentou.

Bernadete Miranda disse ainda que o hábito pela leitura deve ser estimulado desde a infância pelos pais, e que as crianças aprendam que ler é algo importante e prazeroso. “E esses benefícios se estendem para o fortalecimento de vínculos afetivos, quando o momento é compartilhado entre todos”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destaca a importância de se incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam. “É na infância que as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão. A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios e quando esse contato inicial com o mundo da leitura não acontece no seio familiar, nós damos início a esse trabalho, que também é uma das atribuições do Serviço de Convivência”, explicou.

Quanto ao tema proposto do escritor Monteiro Lobato, Ana Cristina, classifica o Sítio do Picapau Amarelo como um dos mais importantes clássicos da literatura brasileira. “”As personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta exploram um mundo de fantasia, e muito das crianças, nascidos nos anos 70 tiveram o privilégio de assistir aos episódios lançadas na TV, e eu mesma sou uma delas. Quantas lembranças afetivas foram construídas nesse período.  Por isso a importância de se conhecer, através da leitura, o sítio onde as crianças não tiveram acesso à tecnologia, mas um local onde criança era simplesmente, criança”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana