Connect with us

Saúde

Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

Publicado em

São 96 milhões de brasileiros vacinados com, pelo menos, a 1ª dose

Com a vacinação de mais de 96 milhões de brasileiros contra a covid-19 com, pelo menos, a primeira dose do imunizante, o número de casos e de óbitos pela doença caíram cerca de 40%, em um mês, de acordo com dados do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde.

Da ABr – Os números consideram a média móvel de casos e mortes de 25 de junho a 25 de julho deste ano. No caso das mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil, no período. O número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

Vacinas

O Brasil ultrapassou a marca de 60% da população vacinada com, pelo menos, uma dose de vacina contra a covid-19. Nessa situação já são mais de 96,3 milhões de brasileiros, dos 160 milhões com mais de 18 anos. Apesar da boa marca de primeira dose, segundo dados do vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de pessoas com ciclo de imunização completo, ou seja, que tomaram duas doses da vacina ou a dose única é de 37,9 milhões de pessoas. Para que as vacinas sejam de fato eficazes, as autoridades de saúde alertam que é necessário que as pessoas tomem as duas doses. “A medida reforça o sistema imunológico e reduz as chances de infecção grave, gravíssima e, principalmente, óbitos em decorrência da covid-19”, destaca o Ministério.

Ainda segundo balanço da pasta, das 164,4 milhões de doses enviadas para os estados, 81,5 milhões são da AstraZeneca/Oxford, 60,4 milhões são da CoronaVac/Sinovac, 17,8 milhões de Pfizer/BioNTech e 4,7 milhões da Janssen, imunizante de dose única. “Todas as vacinas estão devidamente testadas, são seguras e têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas nos braços dos brasileiros”, destacou o Ministério.

Novas doses

Até o fim de 2021, a expectativa é de que mais de 600 milhões de doses de imunizantes contra o novo coronavírus, contratadas por meio de acordos com diferentes laboratórios, sejam entregues ao Programa Nacional de Imunizações. Somente para o mês de agosto, a previsão é de que a pasta receba, pelo menos, 63 milhões de doses.

Produção local

A partir de outubro, o Brasil deve entrar em uma nova fase em relação à vacinas contra a covid-19 com a entrega das primeiras doses 100% nacionais. É que o Brasil assinou um acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) que permitirá a produção nacional do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina de covid-19. Atualmente, o Brasil só produz vacina com o IFA importado.

Edição: Valéria Aguiar e Kelly Oliveira

Comentários Facebook

Saúde

Hospital Regional de Rondonópolis realizou 1,2 mil cirurgias ortopédicas em 2024 e zerou fila de urgência

Published

on

O Hospital Regional de Rondonópolis, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), já realizou mais de 1,2 mil cirurgias ortopédicas em 2024. Nesta quinta-feira (02.05), o hospital zerou a fila de espera por cirurgias ortopédicas de urgência e emergência da Região Sul do estado, fato que demonstra a eficiência da gestão da unidade. 

As cirurgias ortopédicas representam mais de 50% do total de cirurgias realizadas pelo Hospital Regional de Rondonópolis. Só neste ano, a unidade realizou o total de 2.353 cirurgias.

“Parabenizo as equipes técnicas do Hospital Regional de Rondonópolis pelo trabalho excepcional na área das cirurgias ortopédicas de urgência e emergência, que por muito tempo foi um gargalo para a região. Os bons resultados só são possíveis graças ao empenho de uma equipe aguerrida e eficiente”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

A diretora da unidade, Milena Polizel, avalia que o alto número de cirurgias ortopédicas é resultado da otimização dos procedimentos, que foram realizados até mesmo aos sábados. 

“Nossas equipes estiveram 100% empenhadas na realização das cirurgias ortopédicas de urgência e emergência e conseguimos zerar momentaneamente a fila de espera. Otimizamos os trabalhos aos sábados e não tivemos problemas com o fornecimento de órteses, próteses e materiais. Além disso, reduzimos o tempo de permanência no hospital de 7 dias para 3,8 dias. Todos esses indicadores demonstram a boa gestão da unidade”, avaliou Milena. 

Os dados registrados pela unidade apontam que foram realizadas 284 cirurgias ortopédicas em janeiro, 284 em fevereiro, 320 em março e 324 em abril de 2024. 

Para o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, os indicadores demonstram que o Hospital Regional de Rondonópolis segue um modelo de eficiência e sucesso em gestão. 

“Um dos maiores feitos do Hospital Regional neste período foi a eliminação da fila de espera para pacientes ortopédicos da urgência e emergência da Região Sul. Essa conquista não só alivia o sistema de saúde local, mas também garante que os pacientes recebam o cuidado necessário sem atrasos desnecessários”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Cuiabá abre dois processos seletivos para contratação de médicos

Published

on

Nos últimos dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS tem percebido um grande aumento na demanda por atendimentos nas UPAs da capital. Segundo um estudo realizado pelo diretor clínico da UPA Pascoal Ramos, Roney Damasceno, o número de atendimentos a cada plantão (12h) dobrou em todas as unidades, saltando de cerca de 200 para 400 pacientes. Para resolver esta situação, a SMS fará a contratação de novos médicos, por meio de dois processos seletivos, cujas inscrições começam nesta sexta-feira (03).

Esta alta na demanda por atendimentos pôde ser percebida nesta quinta-feira (02) na UPA Verdão, que, mesmo com 5 clínicos gerais e 2 pediatras realizando os atendimentos, registrou uma superlotação de pacientes aguardando para serem atendidos.

De acordo com o estudo apresentado pelo dr. Roney, Cuiabá está enfrentando dois surtos neste momento: um de bronquiolite (doença respiratória) e outro de gastroenterite e diarréia. Ambas as doenças são causadas por vírus, o que causa uma alta disseminação entre a população, e, consequentemente, aumento na procura por atendimento médico.

Com o impedimento jurídico da SMS em realizar contratações diretas, foi lançado o edital de seleção simplificado Nº 001/SMS/2024, que visa à contratação temporária de médicos e cirurgiões dentistas para atender a rede municipal. Esse seletivo terá as inscrições abertas nesta sexta-feira (03) através do endereço eletrônico http://provimentoprefeitura.cuiaba.mt.gov.br:8080/seconcurso/com.secon.wsite .

Além disso, a SMS lançou nesta quinta-feira (02), um novo edital para o Processo de Seleção Simplificada Nº 002/SMS/2024, visando a contratação temporária de médicos para as unidades de saúde. Neste processo, serão analisados os documentos exigidos e, estando em conformidade com o edital, os médicos terão contratação imediata. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do endereço de e-mail [email protected], de forma gratuita, também a partir desta sexta-feira (03).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana