Connect with us

Cuiabá

Música como raio de sol: Bombeiros fazem show para emocionar idosos e crianças no HMC

Publicado em

Desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou acamada, dona Nilda Magalhães, de 85 anos, chama aos enfermeiros e médicos do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Leony Palma de Carvalho de “Raio de Sol”. Ela levanta a mão, abre um sorriso, e diz: “você é um raio de sol”.

Este hábito carinhoso, que ela adotou como forma de espalhar carinho, foi repetido inúmeras vezes enquanto a Banda Musical do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso passava pelos corredores do HMC na manhã desta quarta-feira (24).

Ao mesmo tempo em que ouvia, a idosa viu o brilho tão dourado quanto um raio de sol de instrumentos como trombones, clarinetes e saxofones usados pelos 26 membros da banda. No hospital, os militares animaram e trouxeram conforto para pacientes e servidores do hospital tocando canções infantis, clássicos da dance music e hinos religiosos como “Noites Traiçoeiras”, música que fez dona Nilda se emocionar. 

“Ela se emocionou e chorou muito pela visita, é uma pessoa religiosa, que gosta dessas músicas”, afirmou a cuidadora Luzineide Caetano. “A maneira dela de agradar é chamar as pessoas de raio de sol e hoje ela também foi agradada porque ficou ouvindo, querendo subir, mas então eles desceram até aqui tocando”, contou a cuidadora, que está com Nilda há sete meses.

Com 78 anos a menos que dona Nilda, o pequeno Enzo Gabriel sentiu emoção parecida ouvindo as canções infantis. Acometido de uma pneumonia aos 7 anos de idade, ele se levantou rapidamente da cama ao ouvir a música “Ilariê”, de Xuxa Meneghel, ecoando na ala pediátrica. A passagem dos militares pelo corredor parecia um convite à diversão, foi quando ele seguiu os militares com seu celular na mão, gravando cada passo dos músicos. 

Para a avó de Enzo, Maria da Conceição, ver o neto dançando e brincando durante o tratamento gerou lágrimas de felicidade. “Ele ficou emocionado, ele é comunicativo demais com tudo e com todos”, afirmou. “Senti muito o efeito da música e fiquei muito feliz, eu chorei, mas estou me segurando”, contou a vovó. 

Humanização através da música

A ideia de levar a Banda Musical do Corpo de Bombeiro partiu do Setor de Humanização do HMC, coordenado pela responsável técnica, Myrella Azizi. A presença da banda foi uma prévia da Semana do Trabalhador, que será realizada a partir da próxima segunda-feira. 

“Nós vimos durante a apresentação o quanto isso alegra as pessoas, vimos pacientes dançando, pacientes se abraçando, os colaboradores abraçando seus pacientes, é um movimento de felicidade entre os colaboradores e os pacientes do SUS”, afirmou Myrella. 

Os bombeiros receberam café da manhã especial com a leitura de um texto em homenagem e, em seguida, iniciaram a apresentação musical. Mas o que era para ser apenas um pequeno show no corredor central do hospital acabou atraindo mais atenção do que o normal e a Banda Musical resolveu percorrer todos os corredores. 

“Nós somos procurados depois por familiares e por pacientes e nós vemos o resultado significativo no olhar, mas eu vou além: os próprios músicos quando saem daqui saem com outro olhar, eles saem renovados, eles recebem isso como um ânimo para suas vidas”, afirmou Capitão Vieira, coordenador de projetos especiais do Corpo de Bombeiros. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeito vistoria obras no antigo PS e classifica como injusta a falta de cooperação para o atendimento de saúde aos pacientes do interior

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reforçou na tarde desta sexta-feira (3) o apelo às autoridades estaduais e federais na destinação de recursos garantindo o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes no interior do estado, que são encaminhados à capital mato-grossense. O gestor destacou que a situação é “injusta e insustentável”, ressaltando a necessidade de encontrar soluções para garantia da qualidade do serviço prestado a Cuiabá.

“Estou realizando nossas habituais caminhadas pela cidade de Cuiabá, inspecionando as ações e obras realizadas durante minha gestão. Atualmente, estamos nas instalações do antigo Pronto Socorro de Cuiabá, onde estamos em meio a uma reforma na área da recepção. Esta unidade é antiga e, embora tenha sido proposto seu fechamento após a inauguração do HMC, o maior hospital público do Estado, decidi mantê-la aberta por questões de solidariedade, compaixão e humanização. Como gestor, entendo a importância de não fechar leitos, mas sim ampliá-los para atender à população que depende do SUS. Infelizmente, não recebemos o apoio esperado do estado e da União para lidar com esta situação”, disse o gestor.

O prefeito informou ainda que hoje, 3 de maio, “verificou que há 159 pacientes internados aqui, sendo que cerca de 70 deles são do interior do estado. É injusto que a população cuiabana carregue sozinha o ônus financeiro dessa situação. O SUS é um sistema tripartite, onde a União, os estados e os municípios têm responsabilidades. No entanto, a prefeitura de Cuiabá acaba arcando com a maior parte dos custos, especialmente nos hospitais HMC, São Benedito e o antigo Pronto Socorro. O custo médio diário de um paciente internado é de aproximadamente R$ 1.880,00, e ao multiplicar esse valor pelo número de pacientes e pelos dias do mês e do ano, percebemos a imensa quantia que a população cuiabana está custeando sozinha”.

Preocupado, o prefeito reforçou o apelo já amplamente divulgado. “Esta situação é injusta e insustentável. Precisamos sentar à mesa e encontrar soluções para garantir que Cuiabá não seja prejudicada. Como prefeito da capital, sou solidário com a população do interior e estou comprometido em cuidar da saúde e da vida de todos os cuiabanos. É hora de dialogar e agir para resolver este problema”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega mais uma unidade requalificada, o CEIC José Luiz Borges Garcia

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega nesta segunda-feira (6), às 18h30, a 28ª obra do seu segundo mandato na pasta da Educação, a requalificação do Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) José Luiz Borges Garcia. Localizado no bairro Planalto, na Regional Leste da Capital, as obras na unidade educacional tiveram início no primeiro bimestre de 2023 com recursos próprios do Município, com o objetivo de tornar os espaços mais modernos e adequados ao desenvolvimento integral dos estudantes e atuação dos profissionais.

As obras no CEIC José Luiz Borges Garcia incluíram adequações de acessibilidade, cobertura com telha isotérmica, climatização por meio do Programa Climatizar é Humanizar, além de uma nova pintura. A cozinha foi realocada e readequada ao padrão da escola cuiabana, com bancadas em granito cubas maiores, fogão, coifa e despensa e a unidade educacional ganhou um novo refeitório.

Os banheiros passaram por reforma para atender os estudantes de forma mais apropriada, assim como o banheiro para funcionários e um banheiro acessível.

Uma nova caixa foi instalada aumentando a reservação de água, ampliada para 40 mil litros.

Entre os itens de requalificação estão o enquadramento da unidade às normas de acessibilidade e instalação de dispositivos de combate a incêndio. A unidade recebeu piso tátil indicativo de acesso à edificação e ao banheiro acessível.

Com a requalificação foi melhorado o fluxo no espaço administrativo e a unidade educacional ganhou mais uma sala passando a ter quatro salas de atividades.

O novo CEIC José Luiz Borges Garcia tem capacidade para atender 155 estudantes do Maternal e Jardim I e II dos bairros Planalto, Residencial Itamarati, Novo Mato Grosso e Novo Horizonte.

Serviço:

Entrega da Obra de Requalificação do CEIC José Luiz Borges Garcia

Dia: Segunda-feira (6)

Hora: 18h30

Local: Rua Parima, nº 186, bairro Planalto

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana