Connect with us

Saúde

HMC realizou 331 cirurgias ortopédicas apenas em março e mais de mil entre janeiro e abril

Publicado em

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Leony Palma de Carvalho realizou durante todo o mês de março 331 cirurgias ortopédicas na unidade de Saúde. Os números contrariam alegações da empresa Medtrauma Medicina Especializada LTDA, que procurou a imprensa para acusar a unidade de não realizar cirurgias ortopédicas. 

O secretário Giovani Koch, diretor-financeiro da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra a unidade, afirmou que o número de procedimentos na unidade é satisfatório, levando em consideração a demanda do hospital proveniente de todo estado de Mato Grosso. 

“Não há como falar em falta de atendimento por parte do HMC, nós atendemos pacientes todos os dias, tanto assim que já alcançamos a marca de 1000 cirurgias ortopédicas até agora”, afirmou Giovani. 

Giovani explica que casos específicos noticiados pela imprensa, de espera por cirurgia, são normais dentro do fluxo de atendimento da unidade, que realiza procedimentos com Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), que são materiais de alto custo, cujo processo logístico de aquisição é menos célere de que outros insumos médicos. 

“Não há falta de OPME no HMC, se houvesse não estaríamos realizando cirurgias todos os dias, ontem foram realizadas 19 cirurgias e hoje serão realizadas 25 cirurgias, ou seja, até mesmo acima da média do mês de março”, explicou Giovani. 

Entenda o caso

A situação das cirurgias ortopédicas do HMC foi estabilizada após uma série de procedimentos adotados pela prefeitura de Cuiabá e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Por decreto, no dia 19 de fevereiro, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou a suspensão de adesões a ata de registro de preços da empresa Medtrauma Medicina Especializada Ltda. e determinou auditoria nos pagamentos à empresa. 

Em reportagem publicada no programa Fantástico, da Rede Globo, a empresa foi citada em investigação de fraude no fornecimento de OPME. Em seguida a suspensão, a ECSP definiu uma nova tabela de preços para os insumos, realizou a contratação emergencial de uma nova empresa para as cirurgias e abriu procedimento licitatório para contratação definitiva. O salário dos ortopedistas recontratados pela nova empresa está em dia. 

Ato contínuo, foi aberta auditoria sobre os pagamentos à empresa e agora os repasses estão sob análise do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). 

A empresa, no entanto, pressionou médicos anteriormente contratados para realizarem greve na unidade, argumentando que não receberão os salários do período que está sob auditoria da prefeitura e análise do TCE. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Saúde

Doses da vacina contra a dengue serão liberadas a municípios de MT nesta quinta-feira (02)

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu, na tarde desta segunda-feira (29.04), mais de 32 mil doses da vacina contra a dengue, que serão liberadas e distribuídas nesta quinta-feira (02.05) aos 35 municípios mato-grossenses selecionados pelo Ministério da Saúde. 

As doses só serão liberadas após uma reunião orientativa e de alinhamento entre equipes técnicas do órgão federal e da SES. A expectativa é de que o Estado receba mais 99 mil doses nas próximas semanas.  

“Estamos contentes em receber essa primeira remessa da vacina contra a dengue. Pedimos aos pais que residem nos 35 municípios elencados pelo Ministério da Saúde que levem as crianças de 10 a 14 anos para vacinar, pois esse é o público que deve tomar a vacina agora. E o principal: não deixem de tomar os cuidados contra o mosquito da dengue, pois cerca de 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, explicou a logística utilizada para a distribuição das doses. 

“Nós trabalhamos em regime de colaboração com todos os municípios de Mato Grosso e isso fortalece nosso sistema de distribuição vacinal, realizado com a máxima segurança. Os últimos detalhes e orientações de entregas estão sendo formalizados pelo Ministério da Saúde, para que nós possamos iniciar a distribuição”, afirmou.

Alessandra ainda reforçou que a escolha do público-alvo e demais segmentações regionais dessa primeira fase foram definidas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

“O Ministério da Saúde segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio da recomendação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em que constataram um agravamento na faixa etária dos jovens de 10 a 14 anos em relação à doença. Essa definição foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina, que não abrange todo o nosso território”, explicou. 

Veja a lista completa de cidades contempladas:

Cuiabá; Várzea Grande; Chapada dos Guimarães; Santo Antônio do Leverger; Planalto da Serra; Nova Brasilândia; Nossa Senhora do Livramento; Jangada; Poconé; Acorizal; Barão de Melgaço; Sinop; Sorriso; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Nova Ubiratã; Cláudia; Santa Carmem; União do Sul; Feliz Natal; Tapurah; Vera; Santa Rita do Trivelato; Itanhangá; Ipiranga do Norte; Tangará da Serra; Campo Novo do Parecis; Sapezal; Nova Olímpia; Barra do Bugres; Porto Estrela; Santo Afonso; Arenápolis; Nova Marilândia; Denise.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Saúde

Primeira captação de órgãos realizada no Hospital Regional de Sinop ajudará a salvar 3 vidas

Published

on

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste sábado (27.04), o primeiro processo de captação de órgãos realizado no município de Sinop. Graças à solidariedade da família dos doadores, três pacientes de dois outros estados terão uma nova chance de vida.

A captação foi concluída no final da tarde de sábado, no Hospital Regional de Sinop. A cirurgia de retirada dos órgãos iniciou às 12h21 e possibilitou a doação de um fígado e dois rins, que beneficiarão pacientes do Distrito Federal e de São Paulo. 

A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília (DF). A logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

“A captação e o transplante de órgãos são procedimentos que destacam a grandiosidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma pessoa pode salvar a vida de pessoas que estão em outros estados aguardando o gesto da doação. Quero enaltecer o brilhante trabalho das equipes da SES, por meio da Central Estadual de Transplantes e do Hospital Regional de Sinop, que fizeram esse grande feito acontecer”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, comemorou a primeira captação realizada na unidade. 

“Pela primeira vez, em mais de 10 anos do Hospital Regional, nós estamos ofertando para a Central Nacional de Transplantes órgãos de um dos nossos pacientes. Com o consentimento da família e apoio da Central Estadual de Transplantes, demos início ao processo. É preciso valorizar o gesto que esta família teve em um momento de muita dor e devemos também reconhecer o empenho e o envolvimento da nossa equipe assistencial, que abraçou essa causa de uma maneira muito linda”, avaliou o gestor.

A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, destaca a atuação dos profissionais envolvidos na ação. Ela entende que este é um trabalho árduo que exige amor, paciência e tempo das equipes.

“Entendemos a importância da conscientização e do diálogo no processo de doação de órgãos, por isso estamos investindo na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Essas comissões são responsáveis pela entrevista familiar e pelas orientações quanto ao processo. Somos muito gratos pela receptividade das famílias que, em um momento difícil, escolhem doar órgãos e salvar vidas”, afirmou Fabiana.

A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam à ampliação do número de captações de órgãos no estado.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu às famílias doadoras e também aos profissionais envolvidos.

“Nós agradecemos e parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações”, concluiu.

Balanço

Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.

Nesse período, a Central Estadual de Transplante mediu a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Pasta. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.

Transplantes em Mato Grosso

Em Mato Grosso, são realizados os transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados; os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES-MT.

O serviço de transplante de rim em Mato Grosso passa por uma reestruturação das unidades de referência. No momento, o Governo está em tratativas para retomar integralmente os serviços. 
 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana