Connect with us

Cuiabá

Mais de 7500 famílias indígenas em Mato Grosso podem receber desconto de até 100% na luz

Publicado em

Mais de 7.500 mil famílias indígenas de Mato Grosso possuem o direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não estão cadastradas na concessionária.  O benefício pode ser de até 100% nas faturas de energia para os indígenas e quilombolas.

Desde a Lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República, a inclusão de beneficiários do CadÚnico na Tarifa Social passou a ser automática. No entanto, algumas informações que faltam no cadastro impedem que a Energisa consiga encontrar esses clientes.

“Nós precisamos achar e apoiar essas famílias. A Energisa sempre fez a inclusão automática das pessoas que podiam ter acesso ao benefício. Mesmo assim, a gente notava que ainda tinha muita gente que não tinha acesso. Por isso estamos fazendo esse chamamento dos interessados”, explica Gabriela Dias, coordenadora de Leitura da empresa.

A partir do reforço da Energisa para encontrar as famílias, foram feitas parceiras com o Governo do Estado e secretarias municipais de assistência social para levar as informações sobre o cadastro à população, principalmente em regiões com comunidades indígenas.

“É muito importante frisar então que o cliente que pode ser beneficiado pelo programa tenha a conta de luz no nome dele ou que informe a concessionária que tem na família um beneficiário, pra gente fazer esse vínculo”, destacou Gabriela. Lembrando que o cadastro pode ser feito presencialmente, pelo 0800 e WhatsApp (Gisa).  

O benefício é progressivo e vale também para quilombolas. Ou seja, depende do consumo de cada cliente. Veja na tabela específica para população indígena:  menor ou igual a 50 kwh – 100%; maior que 50 kwh e menor ou igual a 100 kwh – 40% e maior que 100 kwh e menor ou igual a 220 kwh – 10%.

Além disso, também são beneficiados do programa, as famílias com renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Os descontos nesse caso também são altos.

Veja:

Até 30 kWh mensais: 65%;31 kWh a 100 kWh: 40%; 101 kWh a 220 kWh: 10%.

Canais oficiais  

Call Center: 0800 646 4196  

Site: www.energisa.com.br 

WhatsApp (Gisa) 65 99999-7974 

WhatsApp (Gisa) 65 99999-7974 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde amplia vacinação contra Influenza para toda a população a partir de 6 meses de idade

Published

on

Em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou, a partir dessa quinta-feira (2), a campanha de vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe, para toda a população a partir de seis meses de idade. Este movimento tem como objetivo fortalecer a luta contra a disseminação da doença em todo o território nacional.

O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde da capital. A vacina utilizada nesta campanha é a trivalente, contendo uma combinação de três cepas de vírus, o que confere proteção eficaz contra os principais vírus em circulação no Brasil. Importante ressaltar que ela pode ser administrada concomitantemente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando assim a imunização de diversos grupos de forma integrada.

“Solicitamos que todas as pessoas que forem se vacinar apresentem seu cartão de vacinação. Este documento é fundamental para que nossas equipes possam verificar a situação vacinal de cada indivíduo. As unidades básicas de saúde estão preparadas para receber a população e realizar a vacinação de forma segura e eficaz. Reforçamos o convite para que todos os cidadãos, a partir dos 6 meses de idade busquem a imunização, contribuindo assim para a proteção individual e coletiva contra a influenza”, comentou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira.

A Influenza, além de causar desconforto, pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos de risco como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Semob garantirá ônibus extras para atender os usuários que irão participar do Concurso Nacional Unificado nesse domingo (5)

Published

on

Em virtude das provas do Concurso Nacional Unificado – CNU que ocorrerão neste domingo (5), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informa que disponibilizará ônibus extras para atender aos candidatos que participarão do processo seletivo. As linhas de ônibus que serão ampliadas são as 605, 711, 517, 311, 300 e 308, possibilitando acesso a todos os locais de realização das provas.

“No total, serão disponibilizados quinze veículos nos principais pontos da capital, em pontos estratégicos, tais como nos terminais do CPA I, II e III, Pedra 90, Osmar Cabral, entre outros. A Semob monitorará e ajustará as operações de transporte público conforme necessário, garantindo que o CNU seja bem-sucedido para todos os candidatos da cidade”, informou o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib.

“A decisão de reforçar essas linhas visa diminuir os possíveis transtornos causados pela alta demanda de passageiros nos dias de realização do Concurso. Com a ampliação do serviço, a Semob pretende assegurar que todos os estudantes que dependem do transporte público tenham a oportunidade de chegar aos locais de prova com eficiência e pontualidade”, acrescentou a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Se você é um dos candidatos que participará do Concurso Nacional Unificado, esteja atento aos horários e itinerários das linhas de ônibus reforçadas pela Semob para garantir uma jornada tranquila até o local de prova. Além disso, os agentes de trânsito estarão presentes nos locais das provas para assegurar a fluidez do tráfego. A medida entrará em vigor a partir das 0h01 do domingo (05) e permanecerá válida até às 23h59.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana