Connect with us

MATO GROSSO

Indea promove curso para médicos veterinários interessados em atuar em eventos agropecuários

Publicado em

Médicos veterinários interessados em obter habilitação para atuar em eventos agropecuários como leilões, provas de laço, cavalgadas e feiras agropecuárias, precisam se inscrever no curso que o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está realizando em maio.

A capacitação será no dia 12 de maio, em Cuiabá, de forma presencial, das 8h às 18h, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT), no bairro Santa Rosa.

O formulário de inscrição está disponível aqui e o interessado precisa preencher dados como e-mail, nome completo e telefone. As inscrições seguem ate dia 02/05/2025.

De acordo com médica veterinária do Indea, Fernanda Rezek Carani, o treinamento é requisito obrigatório para todos os profissionais que pretendem trabalhar no atendimento a eventos que contém aglomerações de animais, e ainda habilita o veterinário para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).

“No treinamento, serão abordados temas como a responsabilidade técnica em eventos, bem estar dos animais, procedimentos e legislação para habilitação de médicos veterinários autônomos e da iniciativa privada para atendimento a leilão e outras aglomerações de animais, resenha de equídeos, o programa de emissão de documentos sanitários e a prática dos procedimentos eletrônicos do programa de emissão dos documentos sanitários”, explica Fernanda Rezek Carani.

Além do Indea, o treinamento conta com a parceria do CRMV-MT e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Informações: (65) 3613-6047.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Programa de reintegração no campo lançado pelo Governo de MT terá práticas agropecuárias e extensão rural

Published

on

O Governo do Estado publicou, nesta quinta-feira (18.9), o Decreto nº 1.679/2025, criando o Programa “Semeando um Novo Futuro – Reintegração no Campo”, que será desenvolvido inicialmente na Colônia Penal Agrícola de Palmeiras. A iniciativa tem como objetivo promover a reintegração social de pessoas privadas de liberdade por meio de atividades de capacitação e trabalho voltadas à agropecuária, ao meio ambiente e à extensão rural.

O programa será executado em parceria entre a Secretaria de Justiça (Sejus), a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e também com o apoio de instituições privadas, organizações da sociedade civil e entidades técnico-científicas. Estão previstos projetos em áreas como aquaponia, hidroponia, piscicultura, viveiros de mudas, horticultura, criação de pequenos animais e capacitação técnica em práticas agropecuárias.

Segundo o decreto, caberá à Sejus a gestão administrativa, seleção e acompanhamento dos participantes; à Seaf, a elaboração de projetos produtivos e articulação institucional; e à Empaer, a responsabilidade pela assistência técnica e certificação das capacitações.

A produção resultante das atividades será destinada ao abastecimento da própria unidade penal, à doação para instituições públicas e sociais ou à comercialização institucional. Neste último caso, a receita será revertida integralmente ao Fundo Penitenciário Estadual (Funpen). Além disso, o programa garante a participação prioritária de grupos vulneráveis, como mulheres, idosos, indígenas e pessoas com deficiência.

O governador Mauro Mendes destacou que a medida fortalece políticas públicas que unem reintegração social e agricultura familiar.

“É uma oportunidade de mudar vidas, promover dignidade e, ao mesmo tempo, fortalecer a produção sustentável”, afirmou o governador.

A secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, ressaltou que o programa é também uma ferramenta de inclusão produtiva e cidadania.

“Acreditamos que o campo pode ser um caminho real de transformação. Por meio da agricultura familiar e das tecnologias sociais, vamos oferecer não apenas capacitação, mas a possibilidade concreta de um novo projeto de vida para essas pessoas. Este programa representa o compromisso do Estado com a inclusão produtiva e a justiça social.”

Já o presidente da Empaer, Suelme Evangelista Fernandes, reforçou a importância da assistência técnica na construção de projetos consistentes e duradouros.

“A Empaer vai garantir que cada projeto seja tecnicamente viável e adaptado à realidade local. Vamos acompanhar de perto as atividades, oferecer assistência técnica contínua e certificar as formações. É mais do que ensinar a produzir. É oferecer condições para que essas pessoas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade e autonomia. ”

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

PGE prorroga inscrições para concurso de procurador até segunda-feira (22)

Published

on

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) prorrogou o prazo as inscrições para o concurso público para procurador, que prevê o preenchimento de 15 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva. Os interessados têm até esta segunda-feira (22.9) para se candidatar.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), instituição responsável pela organização das provas. A taxa de inscrição é de R$ 377,45 – clique aqui para se inscrever. Os inscritos têm até às 23h59 de terça-feira (23.9) para efetuar o pagamento.

O cargo de procurador do Estado oferece remuneração de R$ 37.745,52 durante o estágio probatório.

Para o concurso público, o edital prevê ações afirmativas para pessoas com deficiência, pretos e pardos.

Os candidatos serão avaliados em quatro fases sucessivas. A primeira consiste em uma prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase é composta por três provas escritas dissertativas, também de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas em turnos distintos e em dias consecutivos, abrangendo diferentes ramos do Direito.

A terceira etapa será a prova oral e, por fim, a quarta fase corresponde à avaliação de títulos, de natureza apenas classificatória, na qual serão analisados diplomas e demais documentos acadêmicos apresentados pelos candidatos. A participação em cada fase está condicionada à habilitação na etapa anterior.

O resultado final do concurso público está previsto para ser divulgado em 22 de julho de 2026.

O edital com as regras do concurso pode ser conferido no anexo abaixo, ou na segunda edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (21), ou no portal de concursos da FCC.

Clique aqui para acessar o edital.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262