Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT entrega 2.500 mil filtros de barro para Cuiabá e conclui distribuição aos 142 municípios

Publicado em

O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (8.5), 2.500 mil filtros de barro para a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Os filtros serão distribuídos pela Prefeitura de Cuiabá às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede municipal de assistência social, reforçando as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio do acesso à água filtrada.

Foto: Jana Pessôa

A ação marca a conclusão da distribuição de 90 mil filtros destinados aos 142 municípios mato-grossenses nos últimos anos.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou a importância da parceria entre Estado e município para ampliar o alcance das políticas públicas.

“Essa entrega reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com as famílias que mais precisam. A parceria com a Prefeitura de Cuiabá é fundamental para garantir que esses filtros cheguem à população em situação de vulnerabilidade, promovendo saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças”, afirmou.

O filtro de barro brasileiro é reconhecido como um dos sistemas domésticos de purificação de água mais eficientes do mundo. Produzido com cerâmica porosa e carvão ativado, ele é capaz de reter até 99% de impurezas, como bactérias, cloro e metais pesados.

A secretária municipal de Assistência Social de Cuiabá, Hélida Vilela, ressaltou que os filtros representam um cuidado direto com a saúde da população.

“É uma ação de grande importância porque estamos falando de saúde e prevenção. Muitas famílias não têm acesso à água mineral e o filtro de barro contribui diretamente para garantir uma água mais segura dentro de casa. Isso impacta na qualidade de vida e no bem-estar da comunidade”, destacou.

Foto: Jana Pessoa

Hélida também agradeceu a parceria mantida entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá.

“Essa parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para fortalecer as políticas públicas de assistência social no município. É um trabalho conjunto que permite atender quem mais precisa, levando dignidade e mais cuidado às famílias cuiabanas”, completou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Escola de Saúde Pública divulga edital com 84 vagas para orientador em programas de residência

Published

on

A Escola de Saúde Pública de Pública de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), abriu edital com 84 vagas para a seleção de preceptores (orientadores) para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde.

Os interessados podem realizar a inscrição, até a próxima quarta-feira (13.5), no site da Escola de Saúde Pública de Pública: https://sga.esp.saude.mt.gov.br/f/KhR2nrxW.

Os preceptores são profissionais da saúde experientes que serão responsáveis por supervisionar e ensinar outros profissionais que estão iniciando a carreira durante a residência.

O objetivo da seleção de preceptores é formar profissionais da saúde com visão crítico-reflexiva do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, com ênfase no desenvolvimento de práticas interprofissionais.

O público-alvo deste edital são profissionais de saúde das seguintes categorias: assistente social, cirurgião-dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, lotados e em pleno exercício assistencial em unidade de saúde, nos itinerários das linhas de cuidado onde se desenvolvem os programas de residência, observadas as normas e condições estabelecidas no edital.

A superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, destacou que o edital busca proporcionar a educação continuada em saúde e formar profissionais capacitados para atender na rede de saúde pública do Estado.

“Com a abertura deste edital, a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso reforça o compromisso com a formação de profissionais qualificados para o SUS. Os preceptores terão um papel fundamental ao compartilhar experiência e conhecimento com os residentes durante a formação”, destacou.

Os profissionais interessados em participar do processo seletivo devem acessar o edital disponível neste link ou acessar a página da ESP–MT para mais informações sobre as inscrições e os requisitos necessários.

*Sob a supervisão de Luiza Goulart

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Polícia Civil desarticula esquema de desvio de cargas e fraude contra atacadista em Jaciara

Published

on

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (7.5), um homem de 41 anos, e desarticulou um esquema de fraude e desvio de cargas que vinha causando prejuízos a uma empresa atacadista de Jaciara, cujo prejuízo estimado ultrapassa R$ 20 mil.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Jaciara, apontaram que o suspeito, que atuava como representante comercial da empresa vítima, utilizava sua função de confiança para realizar pedidos fraudulentos de mercadorias em nome de terceiros, direcionando as entregas para sua própria residência.

Conforme apurado pelos investigadores, o homem utilizava dados cadastrais de clientes da empresa, falsificava assinaturas e posteriormente revendia os produtos desviados.

O trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil identificou que os crimes vinham ocorrendo de forma reiterada desde abril de 2026, envolvendo diversas cargas e diferentes clientes da empresa atacadista.

A análise técnica das informações levantadas demonstra um modus operandi estruturado, empregado para dificultar a identificação das fraudes e ocultar os desvios praticados.

Nessa quinta-feira (7), uma nova tentativa de fraude foi identificada pela empresa vítima, que conseguiu interceptar a entrega da mercadoria antes da conclusão do desvio.

Após o registro da ocorrência, equipes da Delegacia de Jaciara localizaram o investigado no bairro Cohab São Lourenço. Ele foi levado para a delegacia, onde o delegado José Ramon Leite lavrou o Auto de Prisão em Flagrante pelo crime de estelionato tentado.

As investigações continuam para identificar a extensão total dos prejuízos e apurar a possível existência de outras vítimas.

“A atuação da Polícia Civil reforça o compromisso da instituição no combate aos crimes patrimoniais, na repressão qualificada às fraudes e na responsabilização de envolvidos em práticas criminosas que impactam diretamente o setor comercial e a economia local”, destacou o delegado José Ramon Leite.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262