Connect with us

CIDADES

Prefeitura abre licitação para construção da primeira maternidade pública de Sinop

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, publicou o edital de licitação para a contratação de empresa de engenharia que será responsável pela construção da primeira maternidade pública municipal. O empreendimento será implantado na Rua dos Araxás, 470, no Jardim Belo Horizonte, e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de melhorar o atendimento materno-infantil na cidade e na região.
 
O processo licitatório ocorrerá na modalidade concorrência pública, em formato eletrônico, pelo critério de menor preço, no regime de empreitada por preço global. As propostas podem ser enviadas até às 9h (horário de Brasília) do dia 21 de outubro de 2025, quando também ocorrerá a abertura da sessão de lances. A íntegra do edital está disponível no site oficial da Prefeitura de Sinop [https://www.sinop.mt.gov.br/portal/editais/1] e no Portal de Compras Públicas [http://www.portaldecompraspublicas.com.br/].
 
A maternidade será classificada como Porte 1, destinada ao atendimento obstétrico e neonatal de média complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto contempla uma estrutura física de 8.200 m², distribuídos em dois pavimentos, com ambientes específicos para pré-parto, parto e pós-parto, leitos de observação e suporte neonatal.
 
O investimento estimado ultrapassa R$ 56 milhões, com prazo de execução previsto em 720 dias a partir da ordem de serviço. A maternidade terá capacidade para atender mais de 3 mil gestantes e recém-nascidos por ano, com suporte integral desde o pré-natal até o pós-parto. Atualmente, Sinop não possui maternidade pública própria e os atendimentos às gestantes pelo SUS são realizados por meio de contrato com um hospital privado.
 
Segundo a Secretaria de Saúde, somente em 2023, cerca de 3.276 partos foram realizados pelo SUS em Sinop, todos em unidade conveniada. De acordo com a pasta, a crescente complexidade dos casos acompanhados pela rede ambulatorial e o aumento da demanda de pré-natal de alto risco evidenciam a necessidade de uma maternidade pública que ofereça atendimento resolutivo, humanizado e integrado ao sistema de saúde municipal.
 
Ainda segundo a pasta, a implantação da unidade permitirá a organização de fluxos assistenciais de acordo com as diretrizes da Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI), Rede Alyne e Rede de Urgência e Emergência. A estrutura projetada também possibilitará a formação e fixação de equipes multiprofissionais especializadas para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir encaminhamentos para outros centros.
 
De acordo com o projeto da unidade, a população beneficiada não se restringirá apenas a Sinop. Municípios vizinhos que integram a área de abrangência da região de saúde, estimada em mais de 500 mil habitantes, também terão acesso aos serviços da maternidade pública.
 
Para mais informações sobre o processo de licitação, os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones: (66) 3529-7291/99656-0722. A visita técnica poderá ser realizada até o último dia que antecede a abertura do certame (21/10/2025), junto à Secretaria de Saúde, localizada na Avenida das Figueiras, 1503, Setor Comercial, ou por meio do telefone (66) 99260-2720, das 8h às 14h (horário de Brasília).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook

CIDADES

Indústria de tecelagem se impressiona com pujança de Sinop e estuda viabilidade de implantação na cidade

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedec), promoveu uma agenda de fomento e investimento com o presidente da Carpricórnio Têxtil, Gustavo Manfredini, e representante da Unique Commodities, Edivaldo Suzuki, para apresentação dos números que consolidam Sinop como uma cidade pujante. O encontro aconteceu na tarde de ontem (18), no Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (Previ Sinop).
 
O grupo, que é uma indústria do ramo de tecelagem, é de São Paulo, foi fundado em 1946 e completa 80 anos de existência em 2026. A principal matéria-prima da indústria é o algodão, um dos destaques das produções mato-grossenses. Segundo Manfredini 90% do algodão processado na indústria, hoje, sediada em SP, é de Mato Grosso.
 
“A primeira parte do processo produtivo é o algodão. Nós compramos hoje, aproximadamente, 90% dessa matéria-prima, aqui do Mato Grosso, da região. A ideia é que a gente esteja alocado aqui para que a gente compre e esteja mais próximo dessa matéria-prima. A intenção é fazer o fio aqui, então a gente teria uma indústria, de fato, aqui na cidade. Esse fio, depois de produzido, vai para São Paulo – onde a gente termina esse tecido – e depois ele vai se transformar numa peça pronta, numa calça jeans. A Capricórnio é uma das maiores do Brasil em relação à produção de denim. Também produzimos a sarja, que é outro produto baseado, também, no algodão”, explicou ele.
 
Manfredini disse que o encontro foi proveitoso para conhecer melhor a cidade e poder apresentar o potencial de sua empresa. “O grupo veio aqui para conhecer um pouco da cidade, entender um pouco dos números, a capacidade e a gente entendeu que é uma cidade com muita oportunidade, infraestrutura, com um crescimento excelente. A gente começou um estudo, de fato, para trazer a fiação [indústria] para cá. A Capricórnio Têxtil começa com a fiação, compra algodão, assim, muito próximo aqui dos produtores. A ideia é vir para cá[…]. Então foi muito bacana, ficamos muito empolgados aqui com essa possibilidade de começar essa parceria entre Capricórnio e a cidade de Sinop”, comentou ele.
 
Edivaldo Suzuki também se demonstrou impressionado com a cidade, principalmente no que tange a evolução do município em pouco tempo. “Sinop é, realmente, uma cidade incrível, os resultados e o crescimento, são gigantescos. A velocidade com que a cidade, de apenas 51 anos, conquistou e vem conquistando ano a ano, impressiona. O mais interessante é que, para nós da Unique Commodities, faz muito sentido no nosso plano de expansão, por exemplo, levar, muito, em consideração, após esse convite, a abertura de mais um dos nossos escritórios para estar cada vez mais próximo dos produtores”, disse.
 
A Unique Commodities, parte integrante do grupo, é uma agência de commodities verticalizada em serviços e soluções no agronegócio. A empresa que já possui investimentos no Brasil em: São Paulo (sede), porto de Santos (SP), Americana (SP), Luiz Eduardo Magalhães (BA) e Lucas do Rio Verde (MT), também está presente no exterior: Estados Unidos da América, México, Turquia e Vietnam. O intuito da empresa é atender bem e ser o elo de negócios e de gerenciamento de risco, através do agenciamento, consultoria e assessoria para os produtores de algodão, soja, milho, entre outros produtos agrícolas, às indústrias têxteis e as tradings globais.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), José Pedro Serafini, foi quem recepcionou e se encarregou de mostrar os números econômicos de Sinop, e, se mostra confiante na germinação da semente plantada.
 
“Nós, na verdade, fazemos esse fomento, e é a nossa missão, para provocar o investidor para que veja com quem tem recurso, com quem tem opção de querer investir, de quem quer fazer parte dessa cumplicidade de harmonia financeira, do crescimento de Sinop, e, Sinop, tem essa representação macro-regional. Então o pessoal está vindo, nós estamos intermediando essas conversas, para que eles conheçam a realidade e não só o que a televisão ou rádio informa, as redes sociais, mas venham conhecer e, também, ter contato com as pessoas do setor, por exemplo. Hoje foi na área da tecelagem do algodão e isso a gente já percebeu que vai dar, logo logo, resultar em um bom negócio; bom para Sinop, bom para todos nós”, comentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Prefeitura de Sinop instala botoeira em frente à UPA para auxiliar na travessia de pedestres

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, instalou uma botoeira em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida André Maggi, no Jardim das Acácias. O equipamento foi ativado nesta quinta-feira, 18, com o objetivo de reforçar a segurança a pedestres e dar mais acessibilidade aos moradores e pacientes que precisam atravessar a via naquele local.
 
O secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, destacou que a botoeira representa um avanço para a mobilidade urbana de Sinop. “É importante que a comunidade se atente a esse novo recurso em frente à UPA, para facilitar e dar mais segurança aos pedestres que precisam ter acesso a essa importante unidade hospitalar do nosso município”, explicou.
 
Sodré também ressaltou que a instalação atendeu a um pedido da população e indicação parlamentar. “Esse equipamento estava alocado em outro endereço e estava sem funcionamento. Por uma indicação parlamentar e com o apoio do prefeito e do vice-prefeito, fizemos a realocação para essa unidade hospitalar. O foco é proporcionar mais acessibilidade e segurança para todos que precisam atravessar a avenida e chegar até a UPA”, afirmou.
 
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vilmar Scherer, também acompanhou a ativação do equipamento. A orientação da Secretaria de Segurança e Trânsito é que a botoeira seja utilizada de forma correta. O pedestre deve apertar o botão, aguardar a abertura do semáforo e realizar a travessia somente pela faixa destinada. Ainda assim, é importante que o pedestre se atente se os veículos respeitaram a sinalização, e então empregar a travessia com segurança.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262