Connect with us

Cuiabá

Vereadora convida parlamentares para juntos fazerem mutirão da mamografia

Publicado em

Larissa Malheiros – Assessoria da vereadora Baixinha Giraldelli
Após polêmica envolvendo exames de mamografia realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) convidou os colegas de Parlamento municipal para, juntos, buscarem recursos e realizarem um mutirão para tentar sanar a fila de espera pelo exame. O convite aconteceu na quinta-feira (17), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá.&nbsp
Segundo a vereadora, cerca de dez mil pessoas aguardam o exame na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2024. “São quase 10 mil pessoas sofrendo pela falta de um exame que pode salvar suas vidas. Não podemos apenas ver isso e aceitar, algo deve ser feito”, disse.&nbsp
“Vamos nos unir para ir atrás dos deputados e pedir ajuda com dinheiro. Reforço meu convite a todos os meus colegas. Também vamos pedir ao Estado alguma ação que consiga avançar a fila”, reforçou ela.
O assunto sobre a fila de espera no SUS para o exame de mamografia surgiu após o veto ao projeto que assegura às mulheres com mama densa o direito do exame de ressonância magnética associado ao de mamografia. Ficou comprovado que Cuiabá já realiza o exame, por isso, o projeto não avançou.&nbsp
&nbspEm seu pronunciamento, Baixinha apresentou dados sobre os locais na capital que realizam o exame. Entretanto, destacou que, embora haja a disponibilidade de empresas conveniadas para realizar o procedimento, a fila está parada desde 2024. Ela destacou que o mutirão deve organizar a demanda que ficou retida na gestão passada.
“Agora é focar em ações em parceria com o Estado para eliminar essa fila e conseguir dar dignidade a todos que aguardam seu diagnóstico. Nossa luta está apenas começando”.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá e Fasipe firmam parceria acolhimento jurídico de mulheres

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assinou, nesta quinta-feira (18), o Termo de Cooperação com a Faculdade Fasipe Cuiabá, marcando o início de uma parceria voltada ao atendimento jurídico e ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica na capital.

O acordo foi celebrado em cerimônia no auditório do campus, reunindo representantes do poder público, professores, coordenadores e cerca de 400 acadêmicos da instituição. O convênio permitirá que alunas e alunos do curso de Direito, orientados por docentes, realizem atendimentos jurídicos às mulheres encaminhadas pela Secretaria da Mulher.

A secretária municipal da Mulher, Hadassah Suzannah, enfatizou a importância da união entre poder público e academia para transformar realidades. Na ocasião, ela colocou os serviços da pasta à disposição da faculdade para garantir proteção e oportunidades as mulheres. “Recebemos na Secretaria mulheres dilaceradas emocionalmente, que chegam enxergando ali a última chance de sair de um ciclo de violência. É esse público que vocês, estudantes e profissionais do Direito, vão encontrar. Mais do que conhecimento técnico, elas precisarão do amor, do acolhimento, do respeito e da humanidade de vocês”, afirmou Hadassah.

A primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris destacou que a administração municipal oferece apoio emocional, cursos de qualificação e incentivos ao empreendedorismo ou à reinserção no mercado de trabalho. Ela ressaltou que parcerias com instituições de ensino são essenciais para ampliar o alcance das ações.

“Acredito muito em propósitos e sei que a escolha de vocês pelo Direito também carrega um. Esse cuidado com essas mulheres, muitas vezes, significa para elas a única esperança. Estar aqui mostra que sozinhos é mais difícil alcançar quem precisa. Agradeço à equipe que viabilizou esta parceria, aos acadêmicos e profissionais que irão acolher essas mulheres. Tenho certeza de que esse trabalho marcará suas carreiras. Em nome delas, agradeço pela parceria, pelo acolhimento e pela paciência”, declarou Samantha.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Fasipe, professora Isabel Ferreira de Souza, o núcleo dará suporte em questões de Direito Civil, Família e Sucessões, além de orientações relacionadas à violência doméstica, como execução de alimentos, guarda dos filhos, divórcio, partilha de bens e medidas protetivas.

“Será um acolhimento completo, com encaminhamentos também para serviços de psicologia, odontologia e fisioterapia já oferecidos pela faculdade. Nosso objetivo é que essas mulheres encontrem aqui um espaço de apoio integral”, destacou Isabel.

Para o diretor acadêmico da Fasipe, professor Olmir Bambi Júnior, a iniciativa simboliza a união de instituições comprometidas com a proteção e o acolhimento da mulher. “Mais que a assinatura de um termo entre a Secretaria Municipal da Mulher e a Fasipe, este ato representa a força da união entre o poder público e a instituição de ensino. Essa parceria demonstra o compromisso com a proteção e o acolhimento das mulheres diante dos desafios da sociedade e reforça a certeza de que os objetivos serão alcançados.”

A cerimônia também foi marcada pela leitura de uma crônica por uma aluna da Fasipe, que trouxe reflexão e sensibilidade, além de uma palestra ministrada pela delegada de Polícia, Dra. Jannira Laranjeira. Participaram ainda a coordenadora do Curso de Direito, professora Mariana Carolina Deluque Rocha, o professor do NPJ, Marcelo Antônio da Silva, a secretária do Núcleo de Prática Jurídica, professora Alexandra Brito Parada de Souza, e Geniffer de Figueiredo Lucas, aluna da Fasipe Cuiabá e representante discente.

#PraCegoVer

A imagem principal mostra a primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris discursando durante o evento de assinatura do Termo de Cooperação com a Faculdade Fasipe Cuiabá. Abaixo, há uma galeria de fotos que registra outros momentos da solenidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Vereadora comemora implantação de centro cultural e esportivo no Dom Aquino

Published

on

Débora Inácio – Assessoria da vereadora Michelly Alencar

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) destacou a assinatura do termo de cessão do prédio da antiga Escola Estadual Maria Eliza Bocaiuva para implantação de centro cultural e esportivo no Dom Aquino.

A vereadora relembrou que a mobilização começou a partir de pedidos dos moradores da região.

“Quando visitamos a área, encontramos muito mato e entulho. Fiz a primeira indicação de limpeza e os moradores reconheceram que nunca havia sido feito um trabalho tão completo. Em seguida, solicitei a limpeza interna e indiquei que o prédio, que já estava em processo de deterioração, tivesse uma destinação útil para a comunidade”, explicou.

A parlamentar articulou junto à administração pública estadual, sendo atendida pelo vice-governador Otaviano Pivetta, que visitou a área ao seu lado. Posteriormente, Michelly também levou a demanda ao prefeito de Cuiabá, Abilio, para viabilizar a cessão da estrutura ao município.

“Com essa cessão, a prefeitura poderá inclusive receber recursos do Governo do Estado para realizar a obra. Isso significa transformar um espaço que representava insegurança e risco para a saúde em um ambiente de oportunidades. Ontem (17.9) foi assinado o termo de cessão, junto com o compromisso de repasse de recursos, para que no local seja implantado um centro cultural e esportivo para o bairro Dom Aquino”, ressaltou.

A solenidade de assinatura contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, do prefeito Abilio Brunini, do secretário de Esportes, Jefferson Neves, lideranças comunitárias e da população local, que celebrou o momento histórico.

“Esse é o primeiro passo. Tenho a expectativa de que as obras comecem em breve e que possamos celebrar juntos essa grande conquista para um dos bairros mais tradicionais de Cuiabá. Agradeço à comunidade e à parceria entre governo e município que tornou isso possível”, concluiu Michelly.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262