Connect with us

Mato Grosso

ALMT discute plano de recomposição salarial dos servidores

Publicado em

ALMT discute plano de recomposição salarial dos servidores de MT com representantes do comércio

O encontro, aconteceu na sede da Fecomércio e teve como objetivo buscar apoio da entidade para uma pauta crucial: o reajuste salarial dos servidores, que visa compensar as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos sete anos.

Mayra Nienow – A Assembleia Legislativa  (ALMT) se reuniu com representantes da Federação do Comércio (Fecomércio) e da Federação dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso (FESPMT) para debater a valorização dos servidores públicos estaduais. O encontro, aconteceu na sede da Fecomércio e teve como objetivo buscar apoio da entidade para uma pauta crucial: o reajuste salarial dos servidores, que visa compensar as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos sete anos.

O encontro, conduzido pela deputada Janaina Riva (MDB) faz parte da agenda da comissão técnica formada pela Assembleia Legislativa e a Federação dos Sindicatos para dialogar com todos os Poderes, comércio e indústria sobre a defasagem e perda salarial dos servidores públicos de Mato Grosso, ocasionada principalmente pelo não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) em anos anteriores.

“A nossa expectativa é muito positiva de receber um apoio da Fecomércio. Há um reconhecimento da Fecomércio de que a perda do poder de compra do servidor gerou um impacto direto no comércio mato-grossense, especialmente na Baixada Cuiabana, onde, segundo o presidente, Júnior Wenceslau, as reduções chegaram a mais de 25%”, avaliou a deputada.

A parlamentar destacou a importância da discussão e do apoio junto a outras instituições considerando a defasagem salarial dos servidores na economia do estado.

“A valorização do servidor não é tão somente importante para o poder público. Ela é muito importante para a iniciativa privada, para os comerciantes, para o aumento de consumo e também de circulação de dinheiro aqui na nossa capital em todo o estado”, defendeu.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, afirmou que a sociedade também sente o impacto da defasagem salarial dos servidores.  “Quando o funcionário público tem uma perda salarial ou a não recomposição da RGA, o poder de compra dele diminui e muito. E isso impacta diretamente no comércio”, afirmou o presidente da Fecomércio José Wenceslau de Souza Júnior.

“Então, a Fecomércio como maior representante do segmento empresarial do estado e comerciante, nós apoiamos essa recomposição salarial que o funcionário público perdeu nesses últimos anos”, declarou o presidente.

A presidente da Federação dos Servidores, Carmem Machado, destacou que o encontro, assim como os outros, visa construir um diálogo social da importância da situação da defasagem da carreira pública de Mato Grosso. “Estamos aqui buscando, com o apoio de a Assembleia Legislativa, fazer um trânsito, um caminhar por todos os poderes e órgãos que possam nos auxiliar nesse processo de negociação”, defendeu.

“Nós estamos aqui solicitando apoio do presidente Wenceslau, uma vez que os recebimentos de salário, de recomposição inflacionária, de aumento real, impactam diretamente na economia do Estado de Mato Grosso. Parece pouco, mas vejam vocês, agora, no mês de março, somente os salários dos servidores do Poder Executivo movimentaram mais de 700 milhões, que giraram em torno da economia do estado. Isso é muito significativo para economia local”, avaliou.

O deputado Lúdio Cabral (PT) explicou que a perda salarial dos servidores nos últimos sete anos está acima de 20%. “Um índice de 20% na perda real na remuneração dos servidores ao longo de seis anos é um impacto enorme. Porque se não houvesse essa perda, é provável que a economia tivesse um movimento muito maior do comércio”, analisou.

“A ideia é buscar diálogo. A comissão veio até a Fecomércio e já esteve com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), nós vamos buscar os chefes de todos os poderes, do Ministério Público, do Poder Judiciário, vamos buscar a Fecomércio, a Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), todo o setor empresarial, para que a gente possa acumular essa força e alcançar as condições para resgatar essa dívida que o estado tem com os servidores em Mato Grosso”, afirmou.

Nas próximas semanas a comissão seguirá com agenda de visitas e diálogos com os poderes e entidades representativas do estado. Também está prevista para daqui 60 dias a apresentação do estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que demonstra o impacto real das perdas.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mauro Mendes entrega contas ao TCE

Published

on

Governador destaca aplicação de 18% em investimentos

Mendes destacou que aplicações de recursos públicos tem levado a avanços importantes na saúde, educação, infraestrutura e outras áreas

O governador Mauro Mendes entregou ao Tribunal de Contas, na tarde desta quarta-feira (2.4), as contas do Governo de Mato Grosso referentes ao exercício de 2024.

Allan Pereira – Durante a entrega, Mauro Mendes ressaltou que o Estado terminou 2024 investindo cerca de 18% da receita do que foi arrecadado durante o ano.”Nós estamos na maior série histórica já vivenciada por alguns Estados brasileiros ao investir, com recursos próprios, em obras e políticas públicas. Nosso endividamento, ao longo desses últimos anos, também diminuiu e estamos mantendo esse investimento na casa de 18% a 20%. O resultado prático disso está aí: os enormes e importantes avanços na infraestrutura, no sistema de saúde, na construção de novos hospitais e na educação”, afirmou.

Conforme o relatório elaborado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o Estado arrecadou R$ 39,129 bilhões em 2024, sendo R$ 5,731 bilhões revertidos em investimentos em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.

“Temos registrado números que são bastante importantes e positivos comparados com o que Estado, historicamente, tem registrado ao longo de muitas décadas. As contas do ano de 2024 retratam exatamente isso. O Governo do Estado tem conseguido cumprir seus indicadores. Mantemos a nossa nota A+ do Tesouro Nacional, que é a melhor classificação de risco que existe dentro do Brasil. Isso retrata não só no indicador, mas nas consequências objetivas que ele tem para o Estado”, completou o governador.

O conselheiro Guilherme Maluf destacou os programas MT Cirurgia e o Imuniza mais MT para avanço nos indicadores da saúde no Estado.

“Na gestão do atual governo, os programas MT Cirurgia e o Imuniza Mais MT se destacaram, sem dúvida nenhuma, pelos seus avanços. Nessa escalada a nível nacional de retrocesso nos índices de imunização, Mato Grosso instalou o processo de premiar os municípios e isso os estimulou a ir na contramão. Os números de cirurgias também dispararam. São dois programas, no meu modo de ver, muito diferentes”, apontou.

Por fim, o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que a Corte de Contas vai analisar com profundidade o relatório das contas apresentadas pelo governo.

“Como mato-grossense, eu espero que os resultados sejam melhores do que nos anos anteriores. O Tribunal de Contas reconhece que o atual governo tem resultados diferenciados de governos anteriores e até de décadas anteriores. Esperamos que esse ano de 2024 seja ainda melhor do que foi em 2023”, ressaltou.

Acompanharam a entrega das contas do exercício de 2024 os secretários estaduais Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Paulo Farias (Controladoria Geral do Estado). O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar, também acompanhou a entrega do relatório.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Bombeiros retiram vítima presa às ferragens de veículo após acidente em avenida da Capital

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã deste domingo (29.12), o desencarceramento de uma vítima presa às ferragens de um veículo após um acidente de trânsito na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no bairro Vista Alegre, em Cuiabá.

A equipe do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) foi acionada por volta das 06h pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após solicitação de uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que já estava no local da ocorrência.

De acordo com as informações recebidas, o veículo colidiu contra um poste, resultando em graves danos à parte dianteira. Com o impacto, a vítima, uma mulher que conduzia o automóvel, ficou presa às ferragens.

No local, os bombeiros atuaram rapidamente, utilizando técnicas adequadas para realizar o desencarceramento da vítima com segurança. Para isso, foi necessário remover a porta do veículo, permitindo a retirada da mulher. Após a remoção, a vítima foi entregue aos cuidados da equipe do Samu, que a conduziu a uma unidade de saúde.

Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, nem sobre as circunstâncias que causaram o acidente.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262