Connect with us

MATO GROSSO

Segunda edição do GeoTech Day aborda tecnologias voltadas à gestão pública

Publicado em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) realizou, nesta quinta-feira (18.9), o GeoTech Day 2025, no Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A segunda edição contou com a participação de cerca de 200 servidores, que puderam aprender sobre dados e ferramentas de transformação em geotecnologias aplicadas à gestão pública.

Para o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, o evento representa uma excelente oportunidade para ensinar os servidores a utilizarem a tecnologia já disponível em benefício da gestão pública.

“As geotecnologias são ferramentas importantes na construção de políticas públicas mais eficientes e objetivas. Ao nos dar uma visão detalhada e em tempo real do nosso território, elas nos permitem tomar decisões baseadas em dados concretos. Seja no planejamento urbano, na distribuição de serviços ou em situações emergenciais como no combate a incêndios, essa visão sistêmica e geográfica é o que nos permite atuar de forma estratégica, transparente e alinhada com as necessidades do cidadão”, destacou.

A abertura do evento foi sobre Cultura Data Driven e a visão estratégica do Estado, em seguida, houve a apresentação do portal corporativo GeoDados desenvolvido pela Seplag, uma palestra sobre combate a incêndios florestais, a apresentação do Programa Elegeo, palestra sobre o futuro da Geotecnologia, cases de implementação, além das apresentações do aplicativo de coleta de dados para vistoria imobiliária e do anuário estatístico do Estado de Mato Grosso, também desenvolvidos pela Seplag.

Para o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, o evento demonstra na prática como a tecnologia está transformando a gestão pública estadual. “O GeoTech Day 2025 vai além de debater tendências; conseguimos apresentar cases concretos que comprovam o potencial do uso de dados e informações territoriais para planejar melhor, investir com mais inteligência e oferecer serviços alinhados à realidade do cidadão. Ao reunir especialistas, gestores e profissionais, o evento reafirmou que, quando unimos tecnologia, conhecimento e colaboração, criamos um Estado mais eficiente, transparente e preparado para o futuro”, concluiu.

Responsável por duas palestras, o especialista em negócios estratégicos Vitor Zanetti abordou aplicações práticas dessas tecnologias no combate a queimadas e desastres naturais. “A grande novidade é a integração da inteligência artificial, inclusive generativa, com modelos prontos para uso. Ou seja, os órgãos públicos que já têm acesso podem aplicar diretamente nos dados do Estado. Essa combinação representa uma nova era nas geotecnologias, permitindo uma visão sistêmica do território e decisões mais eficientes. E o melhor, essa tecnologia já está instalada. Quanto mais a utilizarmos, maior será o benefício para a população”, explicou.

Durante o evento, o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Salomão de Souza Fortaleza, também explicou como a tecnologia tem sido usada na Justiça Eleitoral em Mato Grosso desde 2018. “Viemos aqui para colaborar. A Seplag nos convidou, e mostramos como a geotecnologia é aplicada no planejamento e execução das eleições. São muitas operações, e o planejamento logístico é criterioso e complexo. As ferramentas que nos apoiam permitem captar dados em campo, acompanhar o processo e tomar decisões, agregando segurança, controle e melhoria contínua”, pontuou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Setasc promove apoio técnico para equipes dos CRAS de Várzea Grande

Published

on

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), realizou nesta sexta-feira (19.9), um encontro de apoio técnico voltado às equipes que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Várzea Grande.

A atividade ocorreu no Centro de Convivência do Idoso Vovô Zeid (CCI), durante todo o dia, reunindo profissionais que desenvolvem os serviços do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo foi oferecer ferramentas e atualização de conhecimento para fortalecer a atuação junto às famílias referenciadas.

Durante a programação, foram discutidos temas relacionados ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de práticas que incentivam a autonomia e a melhoria da qualidade de vida dos usuários da assistência social. O espaço também permitiu a troca de experiências entre os profissionais e a construção de estratégias de intervenção que possam aprimorar os serviços oferecidos nos territórios.

A secretária adjunta de Assistência Social da Setasc, Miranir Oliveira, destacou a relevância da ação, visto que, os apoios técnicos contribuem significativamente para a qualificação da oferta dos serviços destinados à população em situação de vulnerabilidade.


Foto: Reprodução

“Ao investir na orientação e capacitação dos profissionais que atuam diretamente nos territórios, promovemos a melhoria contínua do atendimento, fortalecendo as ações da política de assistência social e garantindo um cuidado mais eficaz e humanizado”, afirmou.

A coordenadora municipal de Proteção Social Básica de Várzea Grande, Taynara Morais, também ressaltou a importância da iniciativa do Governo de Mato Grosso, em orientar as equipes municipais.

“O apoio técnico foi essencial para fortalecer o PAIF e o Serviço de Convivência, destacando a importância desses atendimentos nos CRAS. Essa iniciativa contribui para qualificar a nova equipe e adequar os serviços à lei do SUAS atualizada, garantindo mais efetividade na política de assistência social do município”, avaliou.

Com ações como essa, a Setasc reafirma seu compromisso em apoiar os municípios e aprimorar, continuamente, a rede socioassistencial em Mato Grosso.


Foto: Reprodução

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate 11 incêndios florestais nesta sexta-feira (19)

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CMMT) extinguiu um incêndio florestal em São Félix do Araguaia e mantém controlados dois focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes continuam, nesta sexta-feira (19.9), atuando diretamente no combate a 11 incêndios florestais em diversas regiões do estado.

Os focos ativos, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos municípios de Guarantã do Norte e Nova Ubiratã.

As equipes seguem atuando no controle dos incêndios em Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Barra do Garças, onde há dois focos ativos em cada município. No Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, as equipes permanecem em combate aos focos remanescentes, com o uso de duas aeronaves. Além disso, as áreas continuam sendo monitoradas pelas equipes em campo e pela Sala de Situação.

Os bombeiros combatem ainda incêndios nas regiões de Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste e Araguaiana. O combate aos incêndios conta com equipes atuando diretamente no campo, com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicópteros, que compõem a estrutura disponível para reforçar o enfrentamento das chamas.

As operações seguem de forma contínua, com foco no controle dos focos ativos e na proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente. As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada para garantir uma resposta rápida e eficaz às ocorrências.

Monitoramento

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 50 focos de calor ativos em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados. Desse total, 41 são incêndios florestais e outros 9 focos restantes correspondem a queimadas irregulares. Nas terras indígenas, são registrados 9 eventos de fogo.

As ocorrências em terras indígenas incluem: dois focos na Terra Indígena Zoro, em Rondolândia, dois focos na Terra Indígena Gleba Iriri, em Matupá; além da Terra Indígena Roosevelt, em Rondolândia; Terra Indígena Tapirapé, em Santa Terezinha; Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis; Terra Indígena Capoto/Jarina, em Peixoto Azevedo; e na Terra Indígena Tereza Cristina, em Santo Antônio de Leverger.

No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.

Fiscalização – Operação Infravermelho

Os outros 9 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de 208 incêndios.

Os municípios são: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Paraguai, Alto Taquari, Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Figueirópolis do Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Jaciara, Jauru, Juara, Juscimeira, Juína, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 23 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Destes, 9 são na Amazônia e 14 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262