Connect with us

Várzea Grande

NOTA DE PESAR

Publicado em

NOTA DE PESAR

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da prefeita Flávia Moretti, do vice-prefeito Tião da Zaeli e da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, manifesta profundo pesar pelo falecimento de *Giovane Benedito Ribeiro*, aos 70 anos.

Servidor público municipal há 30 anos, Giovane era motorista na Vigilância Sanitária e já tinha dado entrada na aposentaria, com processo em trâmite.

Como lembram os colegas, foram três décadas de dedicação ao município de Várzea Grande e servindo à população.

Giovane foi vítima de infarto. O velório será realizado na Capela Jardins, a partir das 15h, sala Tulipas e o sepultamento, no Parque Bom Jesus de Cuiabá, amanhã (3), às 8h.

O servidor deixa esposa e três filhos.

A Gestão Municipal se solidariza com seus familiares, amigos e colegas neste momento de dor, desejando força e conforto a todos.

Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Várzea Grande

Programa Escola em Templo Ampliado inicia as atividades em 2025

Published

on

Prefeita participou da abertura do ano letivo do programa com perspectiva de ampliação do atendimento aos alunos e às escolas

A prefeita Flávia Moretti (PL) participou, na tarde desta terça-feira (11), da Aula Inaugural unificada do Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Emanuel Benedito de Arruda’, no bairro Santa Maria. As atividades no contraturno escolar se iniciam a partir desta terça em todas unidades atendidas pelo programa.

Criado em 2015, como projeto piloto na EMEB ‘Gonçalo Domingos de Campos (CAIC)’, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) tinha como meta inicial fortalecer a aprendizagem e reduzir a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da rede municipal de Várzea Grande, tornando-se uma política pública permanente, regulamentada pela Lei Complementar nº 5.125/2023.

Atualmente, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) é desenvolvido em 37 escolas, atendendo cerca de 2.220 alunos e conta com 37 professores articuladores (1 por escola), 148 professores monitores de oficinas, além de um profissional encarregado da higienização e um encarregado da alimentação em cada escola.

Em suas palavras, a prefeita Flávia Moretti destacou a importância da educação integral e da escola humanizada, que fazem a diferença na vida da criança na busca pela cidadania plena. Ela pontuou que melhorar a educação em Várzea Grande é mais um dos grandes desafios da gestão, sem esquecer da valorização efetiva dos profissionais que atuam nesta área. “Podemos crescer mais, ter mais unidades e mais alunos atendidos pelo ETA, mas para isso acontecer, é preciso também melhorar a questão da valorização profissional” disse.

Moretti citou o encontro com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep/VG), realizado no Paço Municipal na segunda-feira (10), para avançar nas discussões sobre a recomposição do piso salarial da categoria. “Vamos rever, apurar cada ponto, enxugar onde for possível para podermos redimensionar esforços em busca da valorização do professor e dos profissionais que trabalham na Educação de Várzea Grande” declarou.

O secretário, Pe. Edson Sestari, reforçou o propósito transformador na vida dos estudantes atendidos pelo Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA), que não se trata apenas de recomposição da aprendizagem, mas também com ações que envolvem as emoções, desenvolvem talentos nestes espaços tão ricos em convivência que são as escolas.

“Estamos iniciando hoje o ETA atendendo 37 escolas e 2.220 alunos, mas acreditamos que até o final do ano já estaremos atendendo cerca de 3 mil alunos e no próximo ano ampliar o número de escolas que receberão o programa. O objetivo é que ao término do período em que estudam em nossas escolas, as crianças tenham aprendido a ler e escrever perfeitamente, interpretar e produzir textos e acima de tudo serem grandes cidadãos” disse Sestari.

ESCOLA PREMIADA – A escola escolhida para a Aula Inaugural Unificada do programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) foi a EMEB ‘Emanuel Benedito de Arruda’ que, em 2017 foi primeira escola municipal a conquistar o Prêmio de Gestão Escolar, considerado o ‘Oscar da Educação’ a premiação reconhece o trabalho de excelência desenvolvido por escolas, gestores e servidores ao longo do ano letivo. Foi através da premiação conquistada, que a diretoria da escola foi representando o estado de Mato Grosso em viagem aos Estados Unidos naquele ano.

Segundo a diretora da escola, professora Marli de Jesus Arruda, a EMEB conta com 620 alunos matriculados, sendo 60 alunos em período integral, 11 salas de aula atendendo em dois períodos, com turmas da Educação Infantil (4 e 5 anos) pré-escola, 1º, 2º, 3º e 5º anos finais.

Este ano, a escola terá 60 alunos atendidos pelo Programa ETA em oficinas de Apoio à aprendizagem com foco na língua portuguesa, Apoio à aprendizagem com foco em matemática, oficina de teatro e oficina de música.

O coral da escola “Doce Melodia” formado por meio da oficina do Programa ETA, foi criado em 2019 e tem em média 32 integrantes compostos pelos alunos da escola, sob a regência do professor Jonathan Martins.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

Prefeita participa de aula inaugural de cursos de inteligência artificial e ciência de dados

Published

on

Ao dar as boas-vindas, Flávia Moretti lembrou que é educadora e que como presidente da OAB/MT, participou ativamente da construção do IFMT. “Município vai dar um salto no ensino superior”

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prestigiou a aula inaugural dos cursos de nível superior em tecnologia de inteligência artificial e ciência de dados do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande.

Conforme a prefeita, é fundamental investir na educação. “Sou educadora e ver esses jovens buscando sua formação profissional me deixa muito emocionada. Eu participei da construção do IFMT, pois como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil sede Várzea Grande cobramos muito para que nosso município tivesse esse benefício”, relembrou Flávia.

O reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, falou sobre os avanços no município, além de destacar que o curso também será em parceria com a Universidade Beira Interior, que fica localizada na cidade de Covilhã, em Portugal. “Temos, muito em breve, o parque tecnológico, o qual o IFMT terá um andar e meio. Isso fará com que esse município cresça cada vez mais em tecnologia, além de trazer diversas empresas. Além disso, quem quiser a dupla titulação, poderá fazer parte da formação em Portugal”, disse Júlio.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, parabenizou a prefeita pela iniciativa de iniciar rapidamente a obra de pavimentação asfáltica do Parque Tecnológico. “Muito em breve, teremos o Parque Tecnológico e o IFMT estará lá também. Neste momento, quero anunciar que investiremos em um supercomputador. Vamos trazer super empresas para Mato Grosso e para nossa Várzea Grande”, contou Kardec.

O senador Wellington Fagundes (PL) destacou que irá apoiar as ações do IFMT pelo estado de Mato Grosso e também para o município de Várzea Grande. “Prefeita, nosso gabinete está aberto para o nosso município. Estamos de pleno apoio ao nosso município”, relatou Fagundes.

O deputado federal Emanuelzinho (MDB) disse que se orgulha em ver o curso em andamento. “A inteligência artificial é a tecnologia do presente e do futuro. Fico feliz em ver esse curso em andamento. Várzea Grande e Mato Grosso só ganham com essa capacitação”, pontuou o deputado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262