Connect with us

ELEIÇÕES

Cláudia: Justiça Eleitoral foca no público idoso

Publicado em

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso atua de forma estratégica para ampliar o cadastramento biométrico no município de Cláudia. A 32ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento externo no próximo domingo, 09 de novembro. A estrutura será montada no Clube dos Idosos, com atendimento programado das 10h às 14h. 

A iniciativa é um exemplo da política de aproximação da instituição com a sociedade. “A Justiça Eleitoral não espera o cidadão, ela vai até ele. Nossa meta é garantir que todos, especialmente aqueles com mobilidade reduzida, tenham seus direitos políticos assegurados com dignidade. A biometria é segurança para o processo eleitoral, e essa busca ativa é nosso compromisso”, destaca a presidente do TRE-MT, Desembargadora Serly Marcondes. 

Durante o mutirão no Clube dos Idosos, os cidadãos de Cláudia poderão acessar um portfólio completo de serviços. Estarão disponíveis a transferência de domicílio, a revisão de dados cadastrais e a regularização de títulos cancelados. O foco principal será a coleta de dados biométricos. 

Para garantir o atendimento, o eleitor deve apresentar documentos essenciais. É necessário portar um documento oficial de identificação com foto (como RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e um comprovante de residência recente. 

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook

ELEIÇÕES

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

Published

on

A sessão plenária 9340 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) celebrou, nesta quinta-feira (13.11), a conclusão do biênio do juiz-membro Edson Dias Reis. A cerimônia marcou a despedida do magistrado, com homenagens por sua trajetória na Corte. Membros do Pleno, o Ministério Público Eleitoral, a OAB e servidores destacaram o período de atuação do juiz. A sessão foi acompanhada por alunos do curso de Direito da UNIC. 

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

“A contribuição do magistrado é visível. A presença em 164 sessões plenárias e os mais de 800 atos decisórios, entre votos colegiados, monocráticos e interlocutórios, demonstram um legado de trabalho e dedicação à Justiça Eleitoral”, pontuou a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ao apresentar os números da produtividade do juiz. 

O vice-presidente e corregedor, desembargador Marcos Machado, entregou o diploma de reconhecimento e destacou a importância da missão espiritual e da consciência do propósito do cargo. O sentimento de amizade foi ecoado pelos pares. O juiz membro do Pleno, Luiz Otávio Marques, definiu o colega como “daqueles que ficam”, um magistrado que interpreta a lei com humanidade e equilíbrio. Já a juíza federal Juliana Paixão relembrou o acolhimento e a sensibilidade do juiz em momentos pessoais. “Você me acolheu de uma forma muito especial, muito humano, muito carinhoso”. 

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis    Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

Para o juiz membro, Pérsio Landim, o período em que atuou ao lado do magistrado, a quem chamou de “decano”, foi de muito aprendizado. “Eu me sentia seguro ao seu lado, olhava seus votos como referência”. Também prestaram suas homenagens o juiz membro, Rafael Arantes, que o definiu como um profissional que “sempre traz luz às situações”, e o Ministério Público Eleitoral. 

 

O Reconhecimento da Advocacia e dos Servidores 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) levou sua mensagem pela voz de Rodrigo Cirineu. “A advocacia testemunhou um julgador atento às garantias constitucionais, sereno e que sempre acolheu os advogados com respeito, reafirmando a importância do contraditório”. 

Pelo corpo técnico do Tribunal, o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo, falou em nome dos servidores. Ele recordou a trajetória do juiz desde a atuação em Poconé, destacando a “ponderação e educação com todos os servidores”, da recepção ao plenário. A equipe do gabinete do magistrado também realizou uma entrega de presentes no início da cerimônia. 

Justiça Eleitoral celebra trajetória e legado do juiz Edson Reis

Em seu discurso, o magistrado Edson Reis agradeceu. “Ao chegar ao fim deste ciclo, trago no coração o mesmo sentimento do início: alegria e satisfação em servir”. Ele recordou sua jornada, iniciada aos 17 anos. “Posso dizer que vivi a democracia brasileira por dentro e por inteiro, desde a urna de lona, dos votos em papel, até os desafios éticos da era digital, como as fake news”. 

O magistrado fez um reconhecimento à atual gestão, lembrando a fala da presidente Serly na posse sobre a união de um “coração valente e um coração forte”. “Este tempo desafiador exige essas ações firmes, como o enfrentamento a influências externas nas eleições e o avanço no cadastro biométrico”. Ao final, citando a música “Amigos para sempre”, ele deixou uma mensagem de continuidade. “Como amigos nós diremos até breve, e não adeus. Nada vai nos separar”. 

TRE-MT Sessão Plenária 9340 de 13.11.2025

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

ELEIÇÕES

Hoje (14) e sábado (15) têm Dia “E” da Justiça Eleitoral para a biometria em todo o Estado

Published

on

Os cartórios eleitorais das 57 zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizam um esforço concentrado para oportunizar ao eleitor e à eleitora o cadastramento biométrico. O Dia “E”, hoje (14) e sábado (15), é a oportunidade que o eleitorado precisava para fazer a biometria e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Os mutirões eleitorais funcionam simultaneamente para oferecer atendimento em escolas públicas, faculdades, supermercados, centros de saúde, câmaras municipais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), postos e cartórios eleitorais — e até coleta domiciliar — em vários municípios do Estado.

“O Dia ‘E’ é uma grande força-tarefa e representa um esforço monumental e coletivo que demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com uma eleição transparente, rápida, segura e confiável. Ainda temos grande número de eleitores sem biometria. É um grande desafio, apesar dos esforços dos nossos servidores. Como ninguém faz nada sozinho, temos parcerias importantes com prefeituras municipais, órgãos do Poder Executivo Estadual e outras instituições para oportunizar o cadastramento biométrico”, destaca o corregedor Regional Eleitoral de Mato Grosso, Marcos Machado, vice-presidente do TRE-MT.

Denominado Dia “E” — em alusão à palavra Eleitoral — a ação é uma estratégia coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) para alcançar um público de 236.224 eleitores e eleitoras que ainda não fizeram a biometria, o que corresponde a 9,3%. No Estado, 90,7% do eleitorado já realizou a coleta biométrica, o equivalente a 2.305.226 pessoas, dentro de um universo de 2.541.450 aptas a votar. A iniciativa integra o plano de ação da campanha “Biometria 100%”, que tem como meta alcançar 98% de cobertura biométrica no Estado ainda em 2025.

Embora o primeiro turno das eleições gerais de 2026 aconteça apenas em 4 de outubro do próximo ano, eleitoras e eleitores têm até 6 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico. Por isso, essa mobilização estadual é vista como uma grande oportunidade para o eleitorado não só realizar a biometria, mas também regularizar a situação eleitoral.

A Justiça Eleitoral leva aos mutirões do Dia “E” toda a estrutura necessária para garantir conforto e comodidade, com número adequado de servidores e kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e ambientação dos equipamentos, todos padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atendimento

Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Confira abaixo os dias, os municípios,

os locais e os horários de atendimento do Dia “E”.

 

DIA 14/11 

ACORIZAL 

Local: Escola Estadual D. Cezina Antônia Botelho (Distrito de Baús) 

Horário: 8h às 16h 

ÁGUA BOA

Local: Cartório Eleitoral

Horário: 8h às 18h

ARENÁPOLIS 

Local: Cartório Eleitoral de Arenápolis 

Horário: 7h30 às 17h 

ARIPUANà

Local: Cartório Eleitoral de Aripuanã 

Horário: 13h30 às 17h30 

BOM JESUS DO ARAGUAIA 

Local: Câmara Municipal 

Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

CÁCERES 

Local: Unidade de Saúde da Família UBS (Distrito de Santo Antônio do Caramujo) 

Horário: 7h às 18h 

CARLINDA

Local: Comunidade Del Rey (Zona Rural) 

Horário: 8h às 17h 

CAMPINÁPOLIS

Local: Posto Eleitoral de Campinápolis 

Horário: 8h às 17h 

CAMPO NOVO DOS PARECIS

Local: CRAS Boa Esperança

CAMPOS DE JÚLIO 

Local: Supermercado Nova Aurora 

Horário: 9h às 17h 

CANARANA 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 8h às 17h 

CLÁUDIA 

Local: Escola Dorothy Stang (Assentamento Keno) 

Horário: 8h às 17h 

COLÍDER 

Local: Escola Municipal Bom Jesus 

Horário: 9h às 16h 

CONFRESA 

Local: Machadão Supermercado Atacadista 

Horário: 9h às 14h 

COTRIGUAÇU 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 7h30 às 17h

CUIABÁ 

Local: Fatec Senai MT 

Horário: 8h às 13h 

Local: Escola Estadual Estevão Alves Corrêa (Bairro Tijucal) 

Horário: 8h às 13h 

Local: Escola Municipal Doutor Fábio Firmino Leite 

Horário: 8h às 13h 

DENISE 

Local: Posto Eleitoral de Denise 

Horário: 8h às 17h 

DIAMANTINO 

Local: Unidade de Saúde da Família (Posto Gil) 

Horário: 8h às 17h  

DOM AQUINO 

Local: Centro Educacional Paulo Freire (Escola Municipal Monteiro Lobato) 

Horário: 8h às 17h 

GENERAL CARNEIRO 

Local: Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus (Aldeia Meruri) 

Horário: 9h às 17h 

JUÍNA 

Local: Supermercado Pascoalotto (Unidade Centro) 

Horário: 13h30 às 18h30 

JUSCIMEIRA 

Local: CEI João Pedro Cesconetto (Distrito Placa de Santo Antônio) 

Horário: 14h às 16h30 

MARCELÂNDIA 

Local: Escola José Olavo da Silva Ghiraldi (localidade de Analândia) 

Horário: 8h às 17h 

MATUPÁ

Local: Câmara Municipal

Horário: 7h30 às 17h

NOVA BANDEIRANTES

Local: Kinfuku Atacado

Horário: 7h30 às 17h30

NOVA GUARITA

Local: Câmara Municipal

Horário: 7h30 às 17h30

NOVA MUTUM 

Local: Escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro 

Horário: 8h às 17h 

NOVA NAZARÉ 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 8h às 18h 

NOBRES 

Local: Em frente ao Estádio Balizão (Zona urbana) 

Horário: 8h às 16h 

NOVO SANTO ANTÔNIO 

Local: Câmara Municipal 

Horário: 8h às 17h

PARANATINGA 

Local: Escola Estadual 29 de Junho (Bairro Vila Concórdia) 

Horário: 8h às 13h 

PEIXOTO DE AZEVEDO 

Local: Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo 

Horário: 7h30 às 17h30 

POCONÉ 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 7h30 às 17h30 

POXORÉU 

Local: Escola Estadual João Borges Vieira (Distrito Aparecida do Leste) 

Horário: 8h30 às 15h30 

Local: Escola Estadual Argemiro Rodrigues Pimentel (Distrito Paraíso do Leste) 

Horário: 8h30 às 15h30 

PRIMAVERA DO LESTE 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 7h30 às 17h

RIBEIRÃO CASCALHEIRA

Local: Posto Eleitoral

Horário: 8h às 17h

SÃO JOSÉ DO POVO 

Local: Posto Eleitoral de São José do Povo 

Horário: 8h às 17h 

SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER 

Local: Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara 

Horário: 8h às 13h 

SÃO PEDRO DA CIPA 

Local: Panificadora Nossa Senhora de Fátima 

Horário: 7h às 17h 

SAPEZAL 

Local: Supermercado Real 

Horário: 9h às 17h 

SINOP 

Local: Escola Estadual Renne Menezes 

Horário: 7h30 às 17h 

TESOURO 

Local: Posto Eleitoral de Tesouro 

Horário: 8h às 17h 

TAPURAH 

Local: Escola Estadual Cândido Portinari 

Horário: 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30

TANGARÁ DA SERRA 

Local: Escola Estadual Pedro Alberto Tayano (Vila Esmeralda) 

Horário: 7h30 às 13h30 

VÁRZEA GRANDE 

Local: Escola Municipal Professora Maria das Graças Pinto (Jardim Glória) 

Horário: 8h às 13h 

Local: Escola Estadual Cívico-Militar D. Salim Nadaf

Horário: 12h às 18h

VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE 

Local: Câmara Municipal 

Horário: 8h às 17h 

 

 

 

 

DIA 15 

 

ÁGUA BOA 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 8h às 13h

ALTO ARAGUAIA 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 8h às 12h 

ARENÁPOLIS 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 8h às 17h 

ARIPUANà

Local: Ponto Turístico Salto das Andorinhas 

Horário: 9h às 13h 

BARRA DO GARÇAS 

Local: Supermercado Nilo 

Horário: 8h às 12h 

BOM JESUS DO ARAGUAIA 

Local: Câmara Municipal 

Horário: 8h às 12h 

CÁCERES 

Local: Juba Supermercado 

Horário: 7h às 14h 

CAMPINÁPOLIS 

Local: Posto Eleitoral de Campinápolis 

Horário: 9h às 17h 

CAMPO NOVO DO PARECIS 

Local: CRAS Boa Esperança 

Horário: 9h às 13h 

CAMPOS DE JÚLIO 

Local: Supermercado Nova Aurora 

Horário: 9h às 17h 

CARLINDA 

Local: Comunidade Del Rey 

Horário: 8h às 17h 

CLÁUDIA 

Local: Escola Estadual Florestan Fernandes (Assentamento 12 de Outubro) 

Horário: 8h às 17h 

COLÍDER 

Local: Escola Estadual Antonio André Maggi 

Horário: 9h às 16h 

CONFRESA 

Local: Machadão Supermercado Atacadista 

Horário: 9h às 14h 

COTRIGUAÇU 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 9h às 14h

CUIABÁ 

Local: Escola Estadual Estevão Alves Corrêa (Bairro Tijucal) 

Horário: 8h às 12h 

Local: Escola Municipal Doutor Fábio Firmino Leite – Bairro Doutor Fábio

Horário: 8h às 13h 

Local: EMEB Gracildes Melo Dantas (Bairro Alto da Glória) 

Horário: 8h às 13h 

DENISE 

Local: Posto Eleitoral de Denise 

Horário: 7h30 às 16h30 

DIAMANTINO 

Local: Unidade de Saúde da Família (Zona Rural Posto Gil) 

Horário: 9h às 17h 

DOM AQUINO 

Local: Centro Educacional Paulo Freire (Escola Municipal Monteiro Lobato) 

Horário: 8h às 17h 

JUARA 

Local: Cartório Eleitoral de Juara 

Horário: 9h às 13h 

JUÍNA 

Local: Supermercado Pascoalotto (Unidade Centro) 

Horário: 8h às 18h 

JUSCIMEIRA 

Local: Creche Padre Lother (Distrito Fátima de São Lourenço) 

Horário: 8h às 11h 

Local: Escola Estadual Santa Elvira (Distrito de Santa Elvira) 

Horário: 14h às 17h 

LUCAS DO RIO VERDE 

Local: Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde 

Horário: 9h às 15h

MARCELÂNDIA 

Local: Escola Curumim (Bairro Bom Jaguar) 

Horário: 8h às 17h 

NOBRES 

Local: Distrito de Bom Jardim (frente à Escola Zeferino Dorneles Costa) 

Horário: 9h às 16h 

NOVA BANDEIRANTES

Local: Kinfuku Atacado

Horário: 7h30 às 17h30

NOVA MUTUM 

Local: Cartório Eleitoral Eleitoral de Nova Mutum 

Horário: 9h às 17h 

NOVA NAZARÉ

Local: Posto Eleitoral do Município

Horário: 8h às 13h

NOVO SANTO ANTÔNIO 

Local: Câmara Municipal de Novo Santo Antônio 

Horário: 8h às 17h 

PARANATINGA 

Local: Supermercado Liderança 

Horário: 8h às 13h 

PEIXOTO DE AZEVEDO 

Local: Cartório Eleitoral de Peixoto de Azevedo 

Horário: 9h às 13h 

POCONÉ 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 9h às 14h 

PORTO ESPERIDIÃO 

Local: Salão Beira Rio (Evento “Mulher Rural”) 

Horário: 9h às 15h 

POXORÉU 

Local: CRAS Municipal 

Horário: 9h às 15h 

PRIMAVERA DO LESTE 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 13h às 17h 

RIBEIRÃO CASCALHEIRA 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 9h às 18h 

RONDONÓPOLIS 

Local: Supermercado Big Master 

Horário: 9h às 14h 

SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER 

Local: Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara 

Horário: 9h às 12h30 

SÃO JOSÉ DO POVO 

Local: Posto Eleitoral de São José do Povo 

Horário: 8h às 17h 

SÃO JOSÉ DO RIO CLARO 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 9h às 14h 

SAPEZAL 

Local: Supermercado Real 

Horário: 9h às 17h 

Sinop 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 9h às 17h 

TANGARÁ DA SERRA 

Local: Escola Estadual Pedro Alberto Tayano (Vila Esmeralda) 

Horário: 7h30 às 13h30 

TESOURO 

Local: Posto Eleitoral de Tesouro 

Horário: 8h às 17h

VÁRZEA GRANDE 

Local: Escola Municipal Professora Maria das Graças Pinto (Jardim Glória) 

Horário: 8h às 13h 

Local: Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros 

Horário: 8h às 13h 

VERA 

Local: Sede do Cartório Eleitoral 

Horário: 09h às 11h e 13h às 17h 

VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE 

Local: Câmara Municipal 

Horário: 8h às 13h 

VILA RICA 

Local: Supermercado Vendão 

Horário: 8h às 12h 

(Lista atualizada às 8h de 14/11/2025)

 Jornalista: Anderson Pinho 

#PraTodosVerem – A imagem mostra um grupo de pessoas sendo atendido em um mutirão eleitoral, com vários atendentes posicionados diante de computadores em uma sala repleta de livros e documentos. De um lado da mesa estão os servidores realizando cadastros e conferências, enquanto do outro lado cidadãos aguardam ou passam pelo atendimento. O ambiente é movimentado e organizado, indicando uma ação coletiva para serviços eleitorais, como biometria ou atualização cadastral.

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262